Tatiana Belinky
O caso dos ovos
A história sobre as galinhas cansadas de serem exploradas pelos coelhos criada por Tatiana Belinky encantou as crianças.
Além de falar sobre o assunto do momento que é a Páscoa, trata sobre outras questões polêmicas, como no que se refere ao significado da palavra justiça.
Além de falar sobre o assunto do momento que é a Páscoa, trata sobre outras questões polêmicas, como no que se refere ao significado da palavra justiça.
Mostra também que com uma boa conversa todo problema pode ser resolvido.
Participar de dramatizações e contações de histórias com variados recursos visuais estimula a imaginação, a fantasia, a criatividade e as expressões corporal e de ideias da criança.
A fim de contemplar, também, a importância de conhecer diferentes manifestações culturais, como a Páscoa, as professoras do Grupo 4 apresentaram uma peça teatral a partir do livro O caso dos Ovos, de Tatiana Belinky, que traz a história de algumas galinhas que não queriam mais botar ovos para os coelhos durante a Páscoa, desejando serem mais reconhecidas nesta época do ano. Foi o maior sucesso!
É sempre muito prazeroso proporcionar momentos de alegria e descontração para as crianças. “Entrou por uma porta, saiu pela outra. Quem quiser que conte outra!”
Teatro
Brincando
Conhecendo o Coelho: o coelho na literatura
Autor Josélia Soares Nunes dos Santos
- Entrar em contato com livros de literatura infantil;
- Identificar os livros de literatura que falam sobre o coelho;
- Produzir arte a partir da literatura.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
1º Momento:
O (a) professor (a) deve pesquisar, com antecedência, livros de literatura infantil que falem sobre coelhos. Deve levar para a sala de aula e juntar com os livros ali existentes.
O (a) professor (a) deve espalhar todos os livros no centro da roda e pedir para as crianças observarem e escolher os livros que eles creem que tratem de coelhos.
2º Momento:
Depois disso, o (a) professor (a) pede às crianças para explicar porque elas acham que o livro escolhido fala de coelhos e cada criança vai falar sobre sua escolha.
Coletivamente se escolhe um dos livros para ser lido
3º Momento:
O (a) professor (a) lê e, em seguida, propõe ao grupo uma atividade de pintura baseada na história lida.
Para tanto, é necessário arrumar as mesas, forradas previamente com jornal, com pincéis e tintas de diferentes cores, dispostas em pequenos potes para que as crianças possam fazer suas produções.
4º Momento:
Depois da pintura seca, o (a) professor (a) propõe ao grupo fazer uma moldura para suas produções e fazem uma exposição no mural da escola.
Avaliação
Com esta aula, é possível avaliar os critérios utilizados pelas crianças na escolha do livro, já que ainda não estão alfabetizadas, bem como o nível de representação das crianças através da pintura.
Conhecendo o Coelho: entrevista com um especialista
Autor :Josélia Soares Nunes dos Santos
As crianças nesta faixa etária podem, com a mediação da professora:
1.Elaborar perguntas a serem feitas ao entrevistado;
2.Entrevistar especialistas para descobrir coisas e sanar suas curiosidades sobre o tema em estudo;
3.Respeitar a vez de falar e ouvir o outro.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esta aula deve ser realizada depois de levantadas todas as impressões e conhecimentos que as crianças tem sobre o coelho.
Estratégias e recursos da aula
Para obter mais informações sobre o coelho é possível convidar um biólogo para ser entrevistado pelo grupo, de preferência que seja alguém da família de alguma criança da turma.
1º Momento:
Antes da visita do biólogo, a professora deve elaborar junto com o grupo as perguntas que serão feitas ao entrevistado, considerando o que as crianças desejam aprender.
As possíveis perguntas deverão ser relacionadas às cores dos coelhos, a sua alimentação, onde vivem, como se reproduzem, como saber se o coelho é macho ou fêmea, quantos filhotes nascem por ninhada etc.
2º Momento:
No ato da entrevista, à medida que o biólogo for respondendo as perguntas, a professora deverá assumir o papel de escriba e registrar as informações para retomar posteriormente com as criaças.
Avaliação
Com esta aula a criança pode ser avaliada quanto à coerência das perguntas em relação ao tema em estudo; se é capaz de ouvir e respeitar a vez do outro falar.
Conhecendo o Coelho: formando atitudes de respeito e cuidado com os animais.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4074
Conhecendo o Coelho: registrando informações http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4076
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4074
Conhecendo o Coelho: registrando informações http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4076
Link para essa postagem
adorei teu blog Parabéns
ResponderExcluirComo faço pra ler a leitura completa e imprimir?
ResponderExcluirO que encontrei sobre este livro está aí.Pesquiso na internet e publico.
Excluir