BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, junho 03, 2019

Quem vai salvar a vida?>Fazendo e aprendendo com a água>PDF>03/06/2019


Ruth Rocha
É verdade que os pais ensinam os filhos, mas também é verdade que os filhos ensinam os pais. Pais e filhos, em muitos sentidos, crescem juntos. 

Nesta história, por exemplo, um menino aprende na aula de Ciências que devemos preservar o meio ambiente e acaba por levar toda a família — pai e mãe, principalmente, pois a irmã já compartilhava de suas ideias — a repensar seus hábitos. 
O pai deixa de jogar cigarro pela janela do carro, a mãe tenta tomar banhos menos demorados etc. Tudo narrado com a leveza de estilo que só a Ruth Rocha tem, mesmo quando o assunto é sério.

Quem vai salvar a vida
(...) No dia seguinte era sábado, e meu pai pegou o Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo com ele pra passear. Eu então perguntei:
– Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a sujeira do Trovão?
– Pegar a sujeira? – ele perguntou.
– Então, pai, não se pode deixar sujeira no meio da rua...
– Ora, ora – meu pai respondeu –, a rua é pra isso mesmo!
– Pai, que absurdo! A rua é de todos! É como se você levasse seu cachorro pra sujar a casa dos outros. Você não vê que a gente pisa nessa sujeira e traz pra casa? Não vê que tem crianças pequenas que andam na rua e sujam os pés?
Meu pai me olhou torto, torto. E foi embora.
Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...).

Ouvindo: AQUIAQUIAQUI

Texto e interpretação
Atividades PDF: AQUIAQUIAQUIAQUI

Fazendo e aprendendo com a água

Tema(s) principal(is): Preservação ambiental e recursos hídricos;
Tema(s) transversal(is): Ética, meio ambiente, saúde e trabalho/consumo;
É reconhecido por todos que a Educação Ambiental é urgente e permanente em todo processo educativo.  
Mudar o comportamento e as ações das nossas crianças e jovens em relação à natureza significa ensiná-los a viver o cotidiano de maneira mais coerente com os ideais de uma sociedade sustentável e democrática e garantir-lhes, assim, uma melhor qualidade de vida no futuro.  Fazendo e aprendendo com a água é uma proposta de ler a realidade e atuar sobre ela por meio de uma visão de mundo como um todo. 
O livro reúne 35 atividades multidisciplinares bem diversificadas, entre elas “Fabricando um rio”, “É dia de limpeza”, “Passeando também se aprende”, “Vamos desenhar”, “Informando a comunidade”, “Tem coisa escondida na água”.  
As propostas, instigantes e desafiadoras, tratam, simultaneamente, tanto do desenvolvimento do conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à formação do educando quanto da preservação ambiental.
Atividades
Escolher algumas das atividades desenvolvidas e socializar com as outras classes; 
Montar um jornal falado com as informações das atividades 11, 22, 26 e 31; 
Montar uma exposição com as fotos da atividade 8; 
Transformar as atividades 6 e 7 em um jogo; 
Transformar o rio ou os rios da atividade 14 em personagens de uma narrativa.

Água fonte de vida/aula
Brincando e aprendendo com a mata
Projeto doces matas
Um manual riquíssimo com muitas ideias para excursões guiadas
Tem um índice logo no início.
Mesmo que não seja para fazer excursões, este manual apresenta muitas sugestões de atividades que podem ser adaptadas.
Temas: Solo, água, árvores e mata como espaço de vida. Você pode montar a sequência de atividades de acordo com o seu interesse,para enriquecer aulas,etc.
O objetivo é despertar uma visão ampla dos diferentes ambientes, como um ecossistema, com sua beleza, harmonia, equilíbrio e inter-relação entre os elementos naturais. Simples e eficazes, as atividades favorecem a reflexão e desenvolvem comportamentos que respeitam a diversidade dos seres vivos. A nossa proposta é que as pessoas possam vivenciar a “Pedagogia da Mata.





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios