BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, fevereiro 17, 2020

Coral dos bichos>Música na educação básica>Textos em contextos>17/02/2020


CORAL DOS BICHOS
Tatiana Belinky
Sobre ela: AQUI

Certo dia os bichos resolveram formar um coral. A ideia agradou a todos e logo o inteligente Macaco foi nomeado o grande regente. Mas, como em todo coral, é preciso definir o lugar de cada um... O resultado dos testes, narrado em versos por Tatiana Belinky, traz uma surpresa e um ensinamento a cada estrofe. 
Essa fábula poética mostra o excesso de vaidade de cada bicho (e como não lembrar das pessoas?), impedindo a realização de um projeto coletivo desejado por todos. 
A cada estrofe redescobrimos o universo criativo dessa consagrada escritora que, nas vozes dos animais, permite uma reflexão ética sobre as atitudes por eles tomadas e suas consequências. 
O ritmo dos versos embala a leitura, e os fatos cheios de humor prendem a atenção.

Esse livro também é bem ilustrado, e tem todo texto rimado.
 O livro conta que os bichos queriam formar um coral. E nomearam como regente, o macaco inteligente, que logo quis ouvir de perto cada membro do conjunto.
 E então ele manda cada um se apresentar.
Para que, quando cada um for cantar, saber seu lugar.
Os bichos dizem sim, e começam a se mostrar:
"Meu lugar está no papo", coaxa o sapo.
"Mais forte é minha canção", ruge o furioso leão.
"Cantar no coro é para quem pode!", berra o bode.
"Eu sou um cantor de fino trato!", ronrona e mia o gato.
"Cantar é minha vocação", late o cão.
"Eu sou tenor, dos bons de fato", guincha, todo dengoso, o rato.
"Eu sou suíno, mas ser cantor, é meu destino" grunhe o porco.
"Vou pro coral triunfante!", brame o elefante.
"Minha voz ganha o concurso!", urra o urso.
"Meu canto é que é extraordinário", trina e gorjeia o canário.
E os outros mais rebolavam, se exibiam e se gabavam.
E o macaco viu perplexo que o coro dos bichos, ao invés de harmonia,
só ia dar cacofonia!
E é por isso, que coral de bichos, não existe!
Um livro divertido, gostoso e fácil de ler

ATIVIDADES/TEXTOS EM CONTEXTOS
( são vários livros,inclusive este)

AQUI
Música ciranda dos bichos

Sequência didática Animais
As atividades decorrentes dessa literatura podem surgir da exploração dos sons do corpo até a construção de instrumentos e formação de banda. A exploração dos sons corporais pode surgir do livro e ser ampliada no decorrer de muitas aulas. Descobrir a voz enquanto instrumento ou a boca, a língua, os lábios, as mãos, os pés e o que os alunos considerarem enquanto som do corpo se constitui o primeiro passo na relação particular e pessoal do eu com a música.
A história relata a forma como um macaco reuniu a bicharada para formar um coral. Cada bicho se apresenta com um tipo de voz diferente, ora aguda, ora grave. Alguns são desafinados, outros muito orgulhosos e assim vão desfilando suas qualidades para no final não conseguirem montar o grupo. Parece muito decepcionante para os alunos o fato de o livro não terminar com um bonito e sonoro coral de bichos, o que dá margem para a realização de alguns questionamentos. Quais bichos aparecem no livro? Podemos fazer o som desses bichos? O que significa soprano, tenor, contralto e baixo, denominação de vozes que aparece no decorrer da narrativa? Será que as crianças possuem essas vozes? Vamos formar um coral de bichos? Vamos desenhá-los? Vamos para o pátio tentar ouvir os sons dos animais? Cada professor pode imaginar formas de continuar a história ou mesmo refletir sobre os fatores que levaram o macaco a não formar o grupo coral.Fonte
Percussão
AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios