Maria José Dupré
Eduardo e Henrique resolvem explorar uma misteriosa ilha e descobrir se as histórias que ouvem sobre o lugar são reais. Os dois acabam se envolvendo em uma grande aventura em que um velho sábio ensina o respeito e o amor à natureza. Um clássico da literatura juvenil brasileira, o livro foi publicado em 1973 pela Coleção Vaga-lume.
Projeto de leitura
Atividades
Projeto integrador/Interdisciplinar
Trata-se de um projeto longo, porém com etapas interessantes, como por exemplo,imaginar uma ilha perdida. Ao longo do projeto, todos poderão aprender mais sobre ilhas, localização e movimentação, mapas e pontos cardeais, relações entre os indivíduos e a natureza, nomadismo, tornando-se capazes de elaborar um plano de sobrevivência em uma ilha despovoada.
Página 16 começa especificamente sobre esta obra. Porém todo plano é bem interessante.Basta adaptar para sua turma!
A ilha
"Imagine que vocês estão viajando de barco pelo mar, em um passeio de férias.
Alguns poucos adultos acompanham o passeio a bordo e tudo parece transcorrer sem
problemas.
Depois de algumas horas de passeio, a embarcação atinge um obstáculo
submerso e começa a naufragar. O capitão orienta os passageiros a se dirigir aos botes
salva-vidas.
Todos conseguem se salvar, mas os botes ficam à deriva por um tempo,
até que aportam na ilha [nome da ilha criada pelos alunos]. Sem saber o que os
aguarda, vocês chegam à terra firme.
É uma ilha despovoada e ninguém sabe o que pode acontecer.
A chance de
serem encontrados rapidamente é muito pequena.
Vocês se sentam no local de
desembarque e permanecem juntos, aliviados por estarem em terra firme, mas com
medo do que pode acontecer.
É assim que nossa história de sobrevivência começa.
Como organizar um modo
de sobreviver juntos?
Como usar o conhecimento de cada um para que todos possam
conviver bem?"
O livro A ilha perdida, de Maria José Dupré, narra as aventuras de Eduardo e Henrique, dois
garotos em férias na casa do padrinho e que resolvem explorar uma ilha, onde acabam descobrindo
um estranho morador (um eremita). É uma obra literária infantojuvenil que apresenta uma narrativa
ágil, enfática na ação e no suspense, que dialoga com o tema do projeto, pode despertar a imaginação
e estimular a fantasia.
A obra tem 16 capítulos e sugerimos que ela seja explorada em sala de aula por meio de uma
leitura compartilhada. Essa modalidade de leitura (compartilhada ou colaborativa) tem como finalidade desenvolver competências leitoras necessárias para a construção da proficiência dos alunos – a
saber: decodificação, antecipação, inferência e checagem –, bem como compartilhar os sentidos construídos a partir da leitura. E, por permitir a releitura de um trecho, estimula no estudante sua capacidade de argumentar e de justificar seu argumento.
Maquetes/sugestões
A leitura do 1º trimestre para a turma do 5° ano foi “A Ilha Perdida”, de Maria José Dupré.
O enredo gira em torno dos personagens Henrique e Eduardo, que passam as férias escolares na fazenda de seu padrinho, local de diversão onde vivem muitas aventuras.
Na biblioteca, a mediadora de leitura, Renata Santos, leu o primeiro capítulo e a biografia; ainda na roda de leitura, a corda – que ilustra o primeiro capítulo, despertou curiosidade para as ilustrações dos próximos capítulos…
E para marcarem suas leituras nesta viagem para a ilha e seus mistérios, os leitores ganharam um marcador de livro.
Os estudantes retiraram na leitura suas primeiras impressões e sentimentos, comentaram sobre o cenário da ilha, os animais, etc.
Para explorar melhor o conteúdo literário, comentaram sobre os pontos importantes e característicos, como partes históricas e geográficas da ilha.
Na busca de ilhas do Brasil, descobriu-se que a Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo. Renata organizou grupos para pesquisa sobre as ilhas do continente americano e realizaram-na durante a aula de Informática com o professor Emerson.
Outra atividade foi a produção artística que aconteceu na aula de Artes com a professora Lik; os grupos montaram a ilha com massinha de modelar caseira.
Apresentaram suas maquetes e curiosidades sobre a ilha e realizaram a ficha literária com a professora Selma Heloísa.
Os alunos gostaram muito da história e a fase final foi a autoavaliação onde os representantes de cada grupo explicaram como foi o trabalho e pontuaram.
CAFÉ LITERÁRIO NA ILHA PERDIDA/Sugestão
Atualmente, o mundo precisa de pessoas que ajam com responsabilidade e de forma sustentável, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro.
Com o objetivo de contribuir para que ocorram mudanças nas relações com o ambiente, os professores da 5ª série trabalharam, de forma interdisciplinar, o livro "A Ilha Perdida", de Maria José Dupré, que, embora tenha sido escrito em 1944, desenvolve um tema muito discutido em nossos dias: a importância de sermos respeitosos com a fauna e a flora, preservando e protegendo.
A culminância do trabalho aconteceu no Café Literário, dia 08 de novembro. Nesse evento, os educandos compartilharam, com familiares e professores, os conhecimentos construídos a partir da temática do livro, utilizando pesquisas, músicas, maquetes, entrevistas, cartazes, vídeos... E, após, foi servido um delicioso café.Fonte
Vídeo/bonecos/encenação
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