BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, fevereiro 26, 2020

A ilha perdida>Aventura/mistério>Coleção vaga-lume>Projeto interdisciplinar>>25/02/2020


Maria José Dupré
Eduardo e Henrique resolvem explorar uma misteriosa ilha e descobrir se as histórias que ouvem sobre o lugar são reais. Os dois acabam se envolvendo em uma grande aventura em que um velho sábio ensina o respeito e o amor à natureza. Um clássico da literatura juvenil brasileira, o livro foi publicado em 1973 pela Coleção Vaga-lume.

Projeto de leitura
Atividades


Projeto integrador/Interdisciplinar
Trata-se de um projeto longo, porém com etapas interessantes, como por exemplo,imaginar uma ilha perdida. Ao longo do projeto, todos poderão aprender mais sobre ilhas, localização e movimentação, mapas e pontos cardeais, relações entre os indivíduos e a natureza, nomadismo, tornando-se capazes de elaborar um plano de sobrevivência em uma ilha despovoada.

Página 16 começa especificamente sobre esta obra. Porém todo plano é bem interessante.Basta adaptar para sua turma!

A ilha 
"Imagine que vocês estão viajando de barco pelo mar, em um passeio de férias. Alguns poucos adultos acompanham o passeio a bordo e tudo parece transcorrer sem problemas. 
Depois de algumas horas de passeio, a embarcação atinge um obstáculo submerso e começa a naufragar. O capitão orienta os passageiros a se dirigir aos botes salva-vidas. 
Todos conseguem se salvar, mas os botes ficam à deriva por um tempo, até que aportam na ilha [nome da ilha criada pelos alunos]. Sem saber o que os aguarda, vocês chegam à terra firme. 
É uma ilha despovoada e ninguém sabe o que pode acontecer. 
A chance de serem encontrados rapidamente é muito pequena. 
Vocês se sentam no local de desembarque e permanecem juntos, aliviados por estarem em terra firme, mas com medo do que pode acontecer.
 É assim que nossa história de sobrevivência começa. 
Como organizar um modo de sobreviver juntos? 
Como usar o conhecimento de cada um para que todos possam conviver bem?"

O livro A ilha perdida, de Maria José Dupré, narra as aventuras de Eduardo e Henrique, dois garotos em férias na casa do padrinho e que resolvem explorar uma ilha, onde acabam descobrindo um estranho morador (um eremita). É uma obra literária infantojuvenil que apresenta uma narrativa ágil, enfática na ação e no suspense, que dialoga com o tema do projeto, pode despertar a imaginação e estimular a fantasia.
A obra tem 16 capítulos e sugerimos que ela seja explorada em sala de aula por meio de uma leitura compartilhada. Essa modalidade de leitura (compartilhada ou colaborativa) tem como finalidade desenvolver competências leitoras necessárias para a construção da proficiência dos alunos – a saber: decodificação, antecipação, inferência e checagem –, bem como compartilhar os sentidos construídos a partir da leitura. E, por permitir a releitura de um trecho, estimula no estudante sua capacidade de argumentar e de justificar seu argumento. 

Maquetes/sugestões

A leitura do 1º trimestre para a turma do 5° ano foi “A Ilha Perdida”, de Maria José Dupré. 
O enredo gira em torno dos personagens Henrique e Eduardo, que passam as férias escolares na fazenda de seu padrinho, local de diversão onde vivem muitas aventuras. 
Na biblioteca, a mediadora de leitura, Renata Santos, leu o primeiro capítulo e a biografia; ainda na roda de leitura, a corda – que ilustra o primeiro capítulo, despertou curiosidade para as ilustrações dos próximos capítulos… 
E para marcarem suas leituras nesta viagem para a ilha e seus mistérios, os leitores ganharam um marcador de livro. 
Os estudantes retiraram na leitura suas primeiras impressões e sentimentos, comentaram sobre o cenário da ilha, os animais, etc. 
Para explorar melhor o conteúdo literário, comentaram sobre os pontos importantes e característicos, como partes históricas e geográficas da ilha.
 Na busca de ilhas do Brasil, descobriu-se que a Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo. Renata organizou grupos para pesquisa sobre as ilhas do continente americano e realizaram-na durante a aula de Informática com o professor Emerson. 
Outra atividade foi a produção artística que aconteceu na aula de Artes com a professora Lik; os grupos montaram a ilha com massinha de modelar caseira.
 Apresentaram suas maquetes e curiosidades sobre a ilha e realizaram a ficha literária com a professora Selma Heloísa. 
Os alunos gostaram muito da história e a fase final foi a autoavaliação onde os representantes de cada grupo explicaram como foi o trabalho e pontuaram.


Resultado de imagem para maquete do livro a ilha perdida


Resultado de imagem para maquete do livro a ilha perdida


CAFÉ LITERÁRIO NA ILHA PERDIDA/Sugestão

Atualmente, o mundo precisa de pessoas que ajam com responsabilidade e de forma sustentável, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro.

Com o objetivo de contribuir para que ocorram mudanças nas relações com o ambiente, os professores da 5ª série trabalharam, de forma interdisciplinar, o livro "A Ilha Perdida", de Maria José Dupré, que, embora tenha sido escrito em 1944, desenvolve um tema muito discutido em nossos dias: a importância de sermos respeitosos com a fauna e a flora, preservando e protegendo.

A culminância do trabalho aconteceu no Café Literário, dia 08  de novembro. Nesse evento, os educandos compartilharam, com familiares e professores, os conhecimentos construídos a partir da temática   do livro, utilizando  pesquisas, músicas, maquetes, entrevistas, cartazes, vídeos...  E, após,  foi servido um delicioso café.Fonte



Vídeo/bonecos/encenação




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios