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Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
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Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
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Krika.
30/06/2009

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sábado, junho 01, 2019

Vavá e popó descobrem as famílias das emoções>Criança não namora>01/06/2019



Miriam Rodrigues
Neste terceiro livro da Coleção Psicologia Positiva para Crianças, Vavá e Popó, duas crianças curiosas, descobrem que as emoções têm família: a da raiva, da alegria, da tristeza, do medo, do amor, do nojo, das emoções positivas. 
Tendo como foco principal o lado saudável do ser humano, a Psicologia Positiva nos orienta sobre os fatores que permitem os indivíduos e comunidades a prosperarem.

A autora falando deste livro: AQUI e  AQUI

Vavá e Popó recebem um convite para uma festa de aniversário do amiguinho da Escola e como toda criança, não conseguem falar em outra coisa e ficam ansiosos pela chegada da festa. 
Na escola, percebem que outros amigos também estão como eles.  
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O livro sugere no final, que a criança desenhe ou escreva uma situação que vivenciou para cada família das emoções: E agora foi a vez da Senhorinha Maria relatar suas emoções mais lúdicas e sinceras:
Empolgação: A espera da Feira do Livro
Ansiedade: Pro ano acabar para começar outro
Alegria: Quando ganha algo que queria muito
Tristeza: Quando tem muita tarefa
Medo: Quando tem aranha na aula de laboratório
Amor: Todo dia quando acorda e abraça papai e mamãe
Nojo: De cocô de cachorro
Raiva: Quando alguém me contraria
Gratidão: Quando ajuda alguém com alguma coisa

 AQUI
Exemplificando....Atividades

Será que o mundo está ficando mais chato ou mais responsável? 
Vamos descobrir! 
É importante levarmos esclarecimentos que possam auxiliar pais e educadores na difícil arte de criar nossas crianças nesse mundo tão complexo e de constante mudanças. 
Portanto, hoje vamos falar que "criança não namora, nem de brincadeira".

Qual é a importância desse tema?
Existem dois motivos que merecem destaque quando respondemos a esta pergunta. 

1º - Encurtamento da infância

A brincadeira e a ludicidade são o universo infantil. Para as crianças, os limites ainda não são claros entre mundo externo e interno. Dessa maneira, ambos os mundos estão fundidos e isso é absolutamente comum e saudável.

O perigo encontrado ao incentivar o namoro de crianças é o encurtamento da infância. Isso acontece quando se leva ao universo infantil um conteúdo (o namoro) que pertence ao universo do adolescente e do adulto.

Nós, profissionais da saúde e educação, que estamos acostumados a trabalhar com prevenção, sabemos que nossas ações devem promover fatores de proteção, incentivando que crianças sejam apenas crianças, brincando em seus universos, e evitar fatores de risco.

Um fator de proteção é aquilo que protege o indivíduo contra problemas posteriores, enquanto um fator de risco é aquilo que torna o indivíduo vulnerável a eles.

Dessa forma, estimular que a criança "namore" é um fator de risco e a vivência plena da infância funciona como um fator de proteção

2º - Empobrecimento do vocabulário emocional da criança

O segundo ponto a ser destacado é o empobrecimento do vocabulário emocional. 
Ao incentivar o "namoro", o adulto deixa de ensinar sentimentos e emoções importantíssimas para a criança, tais como fraternidade, irmandade, afinidade, solidariedade e compaixão.

Esses sentimentos passam a fazer parte de um "pacote" - o pacote da sexualidade ou do amor romântico. É fundamental que a criança entenda que há vários tipos de amor, sendo um dos mais bonitos a amizade. Também é relevante que aprenda que esses amores são importantes tanto na infância quanto na vida adulta.

Esses sentimentos farão parte da vida adolescente e adulta e, portanto, é essencial ter um bom vocabulário emocional para denominar as emoções que fazem parte da família do amor. 

Saber nomear as emoções também é uma maneira saudável de ampliar as habilidades de cultivar relações interpessoais, além de favorecer a saúde emocional. Dessa maneira, sexualizar os sentimentos da família do amor empobrece o vocabulário emocional e também as relações interpessoais.

Em "Vavá e Popó descobrem as famílias das emoções" eu destaco que a família do amor temos solidariedade, ternura, respeito, benevolência, afeição, gratidão e outras mais. Além disso, exemplifico correções apropriadas para que a criança não pense em namoro.

Aqui temos um modelo de comportamento que apresenta fator de risco:
Ele brinca com você no recreio porque quer te namorar.
Ela gosta de figurinhas só porque está a fim de você.

Agora vemos o comportamento adequado que apresenta fator de proteção:
Eu sou muito grata por você brincar comigo no recreio.
Você gosta de figurinhas assim como eu! Temos afinidades.

Por fim, lembre-se sempre que é nosso dever proteger a infância e promover a educação emocional. Os principais aprendizados para a vida se dão na infância. Devemos, então, aproveitar as janelas de oportunidade do cérebro para promover fatores de proteção.

É por isso que criança não namora, nem de brincadeirinha.

Maleta SOS
Ferramentas para aprender a lidar com as emoções
Criança não namora.....AQUI
Este é o primeiro livro da série


A contemporaneidade não nos ensina a nomear as emoções. Mesmo assim, o repertório designado para as emoções negativas é mais extenso quando comparado com aquele para as emoções positivas. Somos bombardeados por notícias, imagens, situações que nos levam à concepção errônea de que só existe negatividade no mundo.

Este livro infantil (apenas na linguagem, não no conteúdo) tem por objetivo apresentar um dos pilares da psicologia positiva - o estudo das emoções positivas feito por Barbara Fredrickson, referência mundial no tema - e a teoria do construir e ampliar, também de autoria de Barbara. 
De modo lúdico, o leitor poderá conhecer essa teoria e aplicá-la para a construção intencional de um humor saudável e uma vida com mais bem-estar.


Este é o primeiro livro infantil de psicologia positiva publicado no Brasil. Foi pensado e ilustrado para as crianças, mas seu teor é aplicável a todos aqueles que têm de 4 a 97 anos. Afinal de contas, as emoções positivas ampliam e constroem recursos físicos, cognitivos e sociais.



No segundo livro da Coleção Psicologia Positiva para Crianças, Vavá e Popó, duas crianças curiosas, descobrem suas forças pessoais para terem uma vida feliz. 

Tendo como foco principal o lado saudável do ser humano, a Psicologia Positiva nos orienta sobre os fatores que permitem os indivíduos e comunidades a prosperarem.




Neste quinto livro da Coleção Psicologia Positiva para Crianças, Vavá e Popó, duas crianças curiosas, descobrem que a comunicação ativa e construtiva fortalece a amizade. 

Tendo como foco principal o lado saudável do ser humano, a Psicologia Positiva nos orienta sobre os fatores que permitem os indivíduos e comunidades a prosperarem.

Linguagem traz a coleção de Miriam Rodrigues como sugestão. Enriquecer aulas com novas releituras das emoções,pois, a criança hoje é diferente,o mundo mudou,nós mudamos...
Enriqueça o vocabulário emocional de seus alunos!

Coleção Psicologia Positiva para Criança


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