BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, setembro 16, 2018

O que teria na trouxa de Maria?>Dramatização>Cultura popular>Goiás>16/09/2018


Resultado de imagem para livro o que teria na trouxa de maria? atividades
Diane Valdez

'Maria Grampinho', que dormia no porão da casa da poetisa Cora Coralina e, durante o dia, perambulava pelas ruas e pelos becos da Cidade de Goiás é a personagem principal dessa obra. Com seus muitos grampos no cabelo e inúmeros botões pregados nas várias saias, e sua enorme trouxa na cabeça, Maria Grampinho se destacava entre as várias figuras populares da cidade.
A autora produz uma narrativa repleta de parlendas regionais, de alusões às ruas cobertas de pedras, às festas tradicionais, aos costumes que existiam na primeira capital de Goiás.
Em sintonia com o espírito do texto, a ilustração destaca não só a composição da personagem, mas também monumentos históricos da cidade, sua arquitetura colonial, com ruas estreitas e becos cobertos de pedras centenárias.
Os leitores da história ao final da narrativa sabem que na trouxa de Maria cabia muita coisa. Todavia, ainda lhes resta a tarefa de responder a pergunta - 'O que teria na trouxa de Maria?'


Goiás Velho como toda cidade histórica possui seus personagens folclóricos, aqueles que se destacavam de alguma forma diferente e criativa. 
Uma delas era Maria da Purificação mais conhecida por Maria Grampinho, uma andarilha descendente de escravos que tinha o costume de agregar a sua roupa tudo o que encontrava pela frente como plásticos, retalhos e botões velhos. 
Também usava muitos grampos no cabelo e por isso ganhou este apelido. Maria Grampinho morou durante o final da década de 40, no porão da casa de Cora Coralina, dormindo ao lado de uma bica d água, era uma mulher simples e que fazia suas próprias roupas. 
Cora Coralina a tinha como amiga e até lhe dedicara um poema. 
Hoje Maria Grampinho virou boneca e ajuda a movimentar a economia da cidade.  Fonte

Sugestão para dramatizar
Maria Grampinho
- Essa sou eu?
Quem disse?
Aperreada, enfezada, cansada.
Cansada de ouvir abrolhos,
Cansada de causar falatórios.
- Vou lhes dizer...
O que na minha trouxa há de ter.

Silêncio
Suspiro
Serenidade
Mais:
AQUI 
(E sobre a obra também)

Declamando

Proposta de trabalho
A respectiva proposta tem como objetivo desenvolver com as crianças do grupo Jacaré os diferentes conceitos relacionados a literatura, a arte, as ciências naturais e a cultura. 
O estado de Goiás será um dos destaques nesse contexto, sobretudo a cidade de Goiás com seus cenários históricos, a sua culinária e poesia. AQUI
Projeto
Aula de campo na cidade de Goiás
(+ sugestão com a obra acima)
Cantando




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios