Trava Trovas - Ciça
O PEDREIRO PEDRO ALFREDO
O Pedreiro Pedro Alfredo
O Pedro Alfredo Pereira
tramou trutas intrigantes,
transou truques. pregou petas,
pois, Pedro Alfredo Pereira
é um tremendo tratante
O Pedro Alfredo Pereira
tramou trutas intrigantes,
transou truques. pregou petas,
pois, Pedro Alfredo Pereira
é um tremendo tratante
SE UM DIA ME DER NA TELHA
Se um dia me der na telha
Eu frito a fruta na grelha
Eu ponho a fralda na velha
Eu como a crista do frango
Eu cruzo zebu com abelha
Eu fujo junto com a Amélia
Se um dia me der na telha
CHEGOU SEU CHICO SOUSA
Só sei que seu Chico Sousa
chegou e trouxe da China
a seda xadrex da Célia
o xale roxo da Sônia
o xale cinza da Sheila
e a saia chique da Selma
chegou e trouxe da China
a seda xadrex da Célia
o xale roxo da Sônia
o xale cinza da Sheila
e a saia chique da Selma
Sugestão de trabalho com recursos sonoros, como a assonância e a aliteração.
Sugestões de uso educativo:
Sugere-se o uso deste recurso juntamente com o planejamento "Poesia, fazer poético e musicalidade". Este site pode ser utilizado para trabalhar com os recursos sonoros da poesia, os quais estão muito presentes nos trava trovas da poetisa Ciça, que tem seus poemas postados em uma das páginas. Com esses poemas, o estudo da musicalidade na poesia pode ser muito bem conduzido.
Competências e habilidades:
Competência: Apreciar a arte e a literatura como instrumentos de comunicação.
Habilidade: Analisar o texto poético sob os aspectos da linguagem e da forma.
Autor:
EducarBrasil
Fonte:http://www.hjm.xpg.com.br/mp24.htm
http://www.portaleducarbrasil.com.br/Portal.Base/Web/VerContenido.aspx?ID=211207
Trabalhando com parlenda
Sonoridade na poesia
Objetivos
Investigar as relações entre som e sentido na poesia.
Observar a expressividade das repetições de palavras ou da mesma consoante.
Escrever textos com repetições
1ª - etapa - Som e sentido
Pássaro livre
Gaiola aberta.
Aberta a janela.
O pássaro desperta,
A vida é bela.
A vida é bela
A vida é boa.
Voa, pássaro, voa.
Sidônio Muralha. A dança dos pica-paus.
Rio de Janeiro: Nórdica, 1985.
Haicai
Que cheiro cheiroso
de terra molhada quando
a chuva chuvisca!...
Ângela Leite de Souza. Três gotas de
poesia. São Paulo: Moderna, 2002.
Aliteração
É a repetição da mesma consoante.
Repetem-se os termos “pássaro”, “aberta”, “vida”, “bela”; e os versos
quatro e cinco “a vida é bela”.
quatro e cinco “a vida é bela”.
Ocorrem aliterações de “b”: aberta, bela, boa; e de “v”: vida, voa.
Aparecem três rimas: aberta / desperta; janela / bela; boa / voa.
A mesma vogal “e” está presente em duas rimas, prolongando o
eco sonoro e propondo associar o sentido das palavras em que está presente.
eco sonoro e propondo associar o sentido das palavras em que está presente.
Esses recursos criam elos entre as partes do poema,
associando o voo e a abertura de portas e janelas, isto é, a liberdade que a abertura representa.
A vida seria bela e boa, com liberdade de voar – seja por meio de asas, seja por meio do pensamento e da imaginação.
associando o voo e a abertura de portas e janelas, isto é, a liberdade que a abertura representa.
A vida seria bela e boa, com liberdade de voar – seja por meio de asas, seja por meio do pensamento e da imaginação.
2. No segundo poema ocorre outro tipo de repetição ou recurso de sonoridade: sons recorrentes no início das palavras.
Localize a aliteração ou repetição da(s) mesma(s) consoante(s).
Localize a aliteração ou repetição da(s) mesma(s) consoante(s).
Lemos os dois poemas.
Copiamos no caderno, perguntei onde encontramos repetições de palavras, versos e de letras?
Demorou um pouco logo começaram a falar todos ao mesmo tempo, coloquei ordem.
As rimas foram as primeiras, as letras tiveram que pensar um pouco mais, pois nunca tinham parado para pensar sobre repetições de letras.
Aliteração é um conhecimento novo depois pintamos as aliterações.
Copiamos no caderno, perguntei onde encontramos repetições de palavras, versos e de letras?
Demorou um pouco logo começaram a falar todos ao mesmo tempo, coloquei ordem.
As rimas foram as primeiras, as letras tiveram que pensar um pouco mais, pois nunca tinham parado para pensar sobre repetições de letras.
Aliteração é um conhecimento novo depois pintamos as aliterações.
Ritmo irregular
1. A maioria dos exemplos lidos até aqui apresenta ritmo regular.
No entanto, há casos em que o ritmo é irregular, assim como o tamanho dos versos, ora longos, ora curtos.
Veja dois exemplos:
um trecho do poema de Vinicius de Moraes (“Pátria minha”)
e alguns versos de Cora Coralina (“Coisas do reino da minha cidade”).
No entanto, há casos em que o ritmo é irregular, assim como o tamanho dos versos, ora longos, ora curtos.
Veja dois exemplos:
um trecho do poema de Vinicius de Moraes (“Pátria minha”)
e alguns versos de Cora Coralina (“Coisas do reino da minha cidade”).
Pátria minha
[...]
Não te direi o nome, pátria minha
Teu nome é pátria amada, é patriazinha
Não rima com mãe gentil
Vives em mim como uma filha, que és
Uma ilha de ternura: a Ilha
Brasil, talvez.
[...]
“Pátria minha”, in: Ferraz, Eucanaã (org.).
Vinicius de Moraes: Poesia completa e prosa.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004.
Autorizado pela VM Empreendimentos Artísticos e Culturais Ltda. ©vm
2. Ao compor um poema, o autor escolhe o ritmo mais adequado para favorecer o sentido do texto.
O ritmo – regular ou irregular – e as repetições estão presentes não só nos poemas, mas também em cantigas e
O ritmo – regular ou irregular – e as repetições estão presentes não só nos poemas, mas também em cantigas e
brincadeiras infantis.
2ª - etapa
Trava-línguas
Brinquei com a turma perguntando se conheciam algumas travas-línguas, falei; Um tigre, dois tigres, três tigres.
( outra não me atreveria com certeza iria errar tudo).
A maioria conhecia: o rato roeu a roupa do rei de Roma, a raínha de raiva roeu o resto. Ficaram felizes e começaram a brincar uns com os outros.
Com o auxílio do datashow copiamos algumas no caderno.
( outra não me atreveria com certeza iria errar tudo).
A maioria conhecia: o rato roeu a roupa do rei de Roma, a raínha de raiva roeu o resto. Ficaram felizes e começaram a brincar uns com os outros.
Com o auxílio do datashow copiamos algumas no caderno.
Trava-línguas
Corrupaco papaco, a mulher do macaco, ela pita, ela fuma,
ela toma tabaco debaixo do sovaco.
ela toma tabaco debaixo do sovaco.
Porco crespo, toco preto.
Um tigre, dois tigres, três tigres.
A pipa pinga, o pinto pia, quanto mais o pinto pia, mais a pipa pinga.
Olha o sapo dentro do saco, o saco com o sapo dentro,
o sapo batendo papo e o papo soltando vento.
o sapo batendo papo e o papo soltando vento.
Não tem truque, troque o trinco, traga o troco e tire o trapo do prato.
Tire o trinco, não tem truque, troque o troco e traga o trapo do prato.
Tire o trinco, não tem truque, troque o troco e traga o trapo do prato.
Dividi classe em grupos.
Cada um deles ficou responsável por um trava-língua para apresentar. Gostaram tanto que começaram a criar seus próprios trava-línguas. Descobrindo onde se encontravam as aliterações.
Cada um deles ficou responsável por um trava-língua para apresentar. Gostaram tanto que começaram a criar seus próprios trava-línguas. Descobrindo onde se encontravam as aliterações.
"Garantir o contato com as obras e apresentar diversos gêneros às crianças pequenas é a principal função dos professores de creche e pré-escola para desenvolver os comportamentos leitores e o gosto pela literatura desde cedo." Nova Escola
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.