Em O Boi-de-Mamão, o escritor e folclorista viajante Rogério Andrade Barbosa monta uma narrativa na qual dona Bentinha, antiga moradora de Florianópolis - conhecida como a Ilha da Magia - conta a um grupo de estudantes um pouco das tradições locais.
Dona Bentinha relembra as bruxas e assombrações, os causos contados pelas rendeiras, pelos pescadores e por outros contadores de histórias, para passar aos leitores um pouco dessa tradição popular herdada dos imigrantes açorianos.
Em destaque, ela narra o folguedo do boi de Santa Catarina, o Boi-de-Mamão, com seus personagens típicos, como a Bernúcia e a Maricota.
Uma festa de rua que revive em cada um sua identidade cultural, presente no fundo - ou nas raízes - de todos.
Mais
Objetivos
__ Possibilitar a criança conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, seus símbolos, santos, pratos típicos, trajes e danças.
__Compreender a história da festa junina, bem como o seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos.
__Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo.
__Resgatar as tradições da festa junina
__Desenvolver o gosto por poemas e músicas.
__Socialização dos alunos.
__Incentivar o gosto pela culinária junina.
__ Integrar a comemoração da festa junina desenvolvendo o resgate social exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, favorecendo a criança a ampliação de seu universo linguístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem. Levando ao aluno o conhecimento da origem da festa junina, levando os educando a conhecer seus símbolos e seus valores.
A HISTÓRIA DA FESTA JUNINA
Pequena história das festas juninas
João o menino sonhador e projeto
Cultura popular
Aulas e sugestões pedagógicas
Passo-a- passo
Sugestão para produção de textos
Montando um livro
Ouvindo:
No Brasil de norte a sul encontramos a brincadeira de boi (boi fingido), conforme a região estes possuem características e nomes distintos como o Boi-Bumbá, Bumba meu Boi, Boi-pintadinho, Boi-Matraca, sendo que entre nos, ele é conhecido como Boi-de-Mamão
Além da história que envolve estes personagens, há a brincadeira, um folguedo de Boi-de-Mamão que é uma das manifestações populares mais difundidas no Estado de Santa Catarina. Tal manifestação é comumente encontrada em muitos municípios do litoral catarinense, destacando-se as regiões de São Francisco do Sul, Itajaí, Florianópolis, Tubarão e Laguna, além da capital Florianópolis .AQUI
Cantando: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.