Martha Medeiros
"Esquisita Como Eu", descreve a verdade, fala num tom divertido aos pequenos leitores sobre as esquisitices de cada um...
Um livro muito alegre e colorido, em que a ilustradora Laura Castilhos, usa técnicas diversas tais como papier maché e papelagem para dar efeitos mágicos de volume.
Ouvindo a história: AQUI
Unidade de leitura:Crianças
Para ensino fundamental (2º ao 4ª ano)
Duração do trabalho: 2 meses (aproximadamente 1 semana e
meia para cada livro)
LIVROS:
1. Esquisita como eu, de Martha Medeiros,
com ilustrações de Laura Castilhos
2. Um pé de vento, de André Neves
3. Ana Vaivém, de Mariana Tasca e Valéria Portella,
com ilustrações de Maria Tomaselli
4. Tom, de André Neves
5. A menina que ia para longe, de Marta Lagarta,
com ilustrações de Guto Lins
Esquisita como eu
A professora pergunta se alguém
da sala já se sentiu “esquisito” ou “esquisita” em algum momento, em casa
ou na escola, esclarecendo o termo, se
for o caso, a partir das ideias de cada
um sobre o mesmo.
O objetivo aqui é
uma primeira aproximação ao assunto, como aquecimento para a leitura,
discutindo justamente sobre o significado do termo e levantando situações
de possíveis “esquisitices”.
Sem preocupação com qualquer conclusão a partir dos comentários
dos alunos, a professora lê o livro a eles.
Cada aluno acompanha a leitura
em seu exemplar.
Depois, cada um lê uma parte em voz alta (pode ser o
texto de uma página por aluno, na medida que são como estrofes de um
poema), com os colegas acompanhando a leitura no seu livro.
Essa leitura pode ser feita tantas vezes quantas forem do interesse dos alunos, de
modo que todos os que quiserem participar tenham a sua chance.
A partir da leitura de cada estrofe, ou ao término do livro, a professora
pode explorar os sentidos do texto e as relações propostas pela autora (compreensão), assim como as rimas, o vocabulário e expressões interessantes (linguagem).
Numa outra leitura, a cada página, pode-se propor um olhar mais cuidadoso para a ilustração: elementos que aparecem nas imagens, relações com o texto, sentimentos que transmitem, técnicas e cores utilizadas
etc.
Após diferentes leituras, pode-se propor que cada aluno faça uma lista
de três de suas próprias esquisitices, partindo-se do princípio de que cada
um tem as suas, o que pode virar uma brincadeira de adivinhação.
Embaralha-se os cartões em que estão escritas as esquisitices de cada aluno
e, depois, cada um vai tirando um deles do monte e tentando adivinhar de
quem se trata.
Como produção textual, cada aluno escreve uma estrofe referente às
suas próprias esquisitices, para se compor um livro com “as esquisitices
da turma”.
Os textos são discutidos, revisados e aprimorados em duplas
ou em conjunto, a partir da leitura de seu autor, que, após as alterações
necessárias, o ilustra.
O livro, depois de pronto, com capa elaborada e confeccionada em conjunto, é copiado para cada aluno ou para a biblioteca
da escola.
Demais livros: AQUI
Sequência didática ( vários livros)
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.