BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, julho 28, 2019

Macaca Tuiué> Mico-leão -dourado>Texto literário e não literário>Atividades>28/07/2019

Lúcia P.Góes
Macaco, bicho mexedor. Cumbuca ou cabaça tem de todo jeito...
Seu pescoço oco, estreito, parece feito para enfiar a mão dentro e, então...

Texto informativo x texto literário
Objetivo: incentivar a percepção das diferentes características do texto informativo e do texto literário.
Preparando...
Cada aluno precisará de:
• uma caixa de lápis de cor
• uma folha de atividades
• lápis e borracha
Providencie revistas, jornais, livros didáticos diversos, livros de literatura infantil (contos, fábulas etc).
Motivando os alunos...
Leve para sala uma cumbuca ou uma cabaça. Recorte tirinhas de papel e escreva várias perguntas. Dobre as tirinhas e guarde-as dentro da cumbuca ou cabaça. Invente várias perguntas, ou sobre o que foi estudado recentemente ou perguntas genéricas, por exemplo:
Quantas letras tem o seu primeiro nome?
Fale o nome de um animal que comece com a primeira letra do seu nome.
Qual é a sua cor favorita?
 Qual é o seu brinquedo favorito?
 Qual foi o último livro que você leu?
Quantas palavras tem o seu nome completo?
Quantas letras tem o nome do seu pai?
Quantas letras tem o nome da sua mãe?
Escolha um colega da sala, fale o nome dele e o nome de uma fruta que começa com a mesma letra do nome dele.
 Escolha uma menina da sala, fale o nome dela e o nome de uma cor que comece com a mesma letra do nome dela.
 Diga o nome de três objetos que começam com a letra M.
 Fale o nome de três personagens de história em quadrinhos.
Escreva uma palavra no quadro que tenha cinco letras.
 Escreva uma palavra no quadro que tenha duas sílabas.
Cite o nome de um colega que tenha duas sílabas.
Os alunos devem formar duplas. Um aluno deve sobrar nessa brincadeira. Se o número de alunos for par, participe também.
Coloque uma música. Enquanto estiver tocando, os alunos devem dançar em pares. Quem sobrou passa a cumbuca para um colega e dança com o par dele.
 Cada aluno que ficar com a cumbuca faz o mesmo: passa a cumbuca para um dos colegas e toma o lugar dele para dançar. 
Quando a música parar, quem tiver com a cumbuca deve tirar uma pergunta e respondê-la.
Se acertar, volta para a brincadeira, se errar, sai. Cada vez que o número de alunos for par, a professora entra ou sai.
Iniciando...
Leituras:

Separe a turma em duplas. Entregue a cada aluno uma cópia dos textos e das atividades e peça que leiam. Um aluno lê primeiro o texto “Macaquinho muito raro” enquanto o colega lê “O macaco
e a cumbuca”. Quando terminarem, dê alguns minutos para que eles contem sobre o que leram para o seu colega de dupla. Depois, escolha uma dupla para falar sobre os textos para toda a turma.
Terminando essa parte, eles vão ler o texto que ainda não leram. Quem leu o primeiro texto lê o segundo e quem leu o segundo tem de ler o primeiro.
Desenvolvendo...
1. Vamos fazer uma lista de semelhanças e diferenças entre os textos. A participação dos alunos é importante. Escreva no quadro o que eles falarem. Cada um copia na sua folha as sugestões da turma, completando as suas listas.
2. Peça como tarefa de casa ou dê em sala livros, revistas e jornais para que escolham um texto informativo e um texto literário. Eles devem completar com as informações pedidas. Depois têm de fazer o mesmo com um texto literário.
Terminando...
Separe um mural da sala. Divida-o em dois. Entregue revistas,jornais e livros para cada dupla. Peça  que copiem um texto informativo e um literário para expor no mural.
Adaptando...
- Selecione outros textos informativos e literários e faça um jogo com a turma. O grupo que dividir os textos no mural, em tempo menor, ganha. Coloque um grupo de cada vez para executar a tarefa.
- Escreva com a turma um jornalzinho de sala, contando o que aconteceu ultimamente.
- Entregue um jornal para cada turma e peça que encontrem 2 textos informativos e dois textos de ficção (eles podem encontrar poemas e tirinhas)




Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRA LER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 5
A ALEGRIA DE LER E APRENDER
2007

Continua
+Atividades
Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. 
Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários. Vejam tabela e mais: AQUI

Texto literário e não literário
A literatura é uma forma artística de representação da realidade. 
Literatura é ficção; é a recriação de uma realidade, através de palavras são combinadas de maneira pessoal, criativa, subjetiva. A combinação revela a maneira individual de cada escritor interpretar a realidade.    AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios