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Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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JUNHO 2019
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sábado, janeiro 18, 2020

Coletânea especial>Projeto/Eu e meus amigos>Quem sou eu?>Identidade>Nome próprio>Autoestima>18/01/2020


Projeto:Meus amigos e eu
Justificativa -
Para a criança, entrar na escola implica um processo ativo de construção de novos conhecimentos e de vínculos.
Quando chega à instituição, ela já pode ter expectativas sobre o comportamento dos adultos, das outras crianças e até mesmo sobre a forma de se relacionar com os objetos e brinquedos, pois construiu referência a partir de suas vivências e experiências.
Ela precisa de um tempo para ver com clareza as diferenças entre sua casa e a escola e para que transfira seus sentimentos básicos de confiança e segurança para alguém.
Esse tempo é bastante individualizado – algumas passam por esse momento de forma mais rápida, outras mais lentas.
Grande parte das crianças costuma reagir fortemente à separação de diferentes maneiras: podem chorar ou, ao contrário, ficarem muito caladas, podem agredir outras crianças, podem adoecer, recusar-se a comer, a dormir, a brincar. É preciso acolher essas manifestações e conhecer a forma de cada um reagir, considerando como natural dentro desse processo, sem rotular a criança a partir disso.
Esse período cuidadosamente planejado promove a confiança e o conhecimento mútuos, favorecendo o estabelecimento de vínculos afetivos entre as crianças, as famílias e os educadores.
É importante, nessa fase, que todos: pais, educadores e equipe escolar possam compreender e respeitar o momento de cada criança de conhecer o novo ambiente e estabelecer novas relações.
Objetivo Geral-
Propor um conjunto de atividades para uma melhor adaptação ao ambiente escolar, com os companheiros, professores e funcionários a fim de tornar esse período significativo, prazeroso e tranquilo e ao mesmo tempo, desenvolver a linguagem oral, a leitura e a escrita e a integração das áreas de conhecimento.Objetivos Específicos:
Para o aluno 
• Conhecer e explorar todos os ambientes da escola;
• Conhecer e interagir com os colegas, professores e funcionários, criando vínculos afetivos e se sentindo seguro em um ambiente novo;
• Conhecer as normas da escola e criar em coletivo as regras de convívio social da sala;
• Realizar atividades de sala de aula, área externa, de higiene pessoal e alimentação com autonomia;Para o professor• Planejar atividades adequadas para a faixa etária;
• Conhecer os alunos em seus aspectos emocionais, cognitivos, afetivos, ... (diagnóstica inicial);
• Observar e registrar em cada atividade como está sendo a adaptação das crianças em relação ao ambiente, às atividades (áreas de conhecimento) e aos adultos, destacando pontos fortes demonstrados;
• Analisar em que fase da evolução do desenho a criança se encontra, planejando futuras propostas;
• Realizar os registros do desenvolvimento inicial das crianças para ser repassado aos relatórios bimestrais dos portifólios;
• Selecionar amostras de um desenho de livre expressão e um autorretrato para anexar ao portifólio;Habilidades a serem desenvolvidas : - Integrar-se com o grupo;
- Perceber e identificar seu nome como aquele que confere identidade às pessoas.
- Valorizar as características pessoais e respeito às características alheias.
- Conhecer o espaço físico da escola e deslocar-se nele com facilidade e autonomia.
- Identificar e nomear professor, os colegas e demais pessoas do convívio escolar.
- Participar em brincadeiras, jogos, atividades diversas de audição, canto e movimento, articulados com a linguagem musical.
- Desenvolver a habilidade de falar em público: esperar a vez, ouvir com atenção, emitir opiniões.
- Conhecer e interagir com os colegas, professores e alguns funcionários, criando vínculos afetivos e se sentindo seguro em um ambiente novo;
- Participar de situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e uso dos materiais e do espaço.
- Experimentar a escrita de nomes, palavras, produzir mensagem para amigo secreto, escrita das preferências, etc..
- Desenvolver a expressão musical e corporal a partir das brincadeiras.
- Participar da produção coletiva de cartaz com listas e brincadeiras.
- Perceber as rimas e versos.
- Participar em situações contextualizadas nas quais se faz o uso da escrita com ou sem a ajuda do professor, iniciando a experimentação de acordo com sua hipótese de escrita.
- Participar da produção coletiva de cartaz com listas.
-Reconhecer letras e escrever o próprio nome (com ou sem apoio), comparando e utilizando-o como referência em outros nomes.
- Expressar-se através do desenho.
- Identificar a escrita de nomes e endereços, placas de ruas, letreiro de ônibus, ...
-Conhecer a função social do número e a sua identificação em diferentes contextos: nº da casa, telefone.
-Reconhecer letras do alfabeto contextualizadas em nomes, listas, agenda do dia, nomeando-as e representando-as (trabalho inicial).
- Experimentar e utilizar materiais, suportes e técnicas diversas em produções artísticas individuais e coletivas.
- Conhecer a função social do número e da sua identificação em diferentes contextos: calçados, roupas, idades, alturas, datas de aniversários, nº da casa, telefone, peso.
Metodologia/ações:
Cronograma de ações/sequência didática:
Responsáveis envolvidos no projeto- alunos do 1º Ano, professores, coordenação pedagógica e direção.
Recursos-
Avaliação-
Observar os alunos durante a realização das atividades e fazer registros sobre seus conhecimentos e dificuldades, focalizando alguns alunos por dia.
O que eles já conseguem fazer sozinhos?
Os que ainda precisam de ajuda.
Esses registros servirão de base para o planejamento das intervenções necessárias e planejamento bimestral, além de constituir como uma documentação para ser apresentada aos pais e à secretaria da escola.
Ao final de cada sequência de atividade, é imprescindível avaliar o trabalho realizado.
O que deu certo e o que não deu?
O que poderia ser melhor da próxima vez?
Seus alunos fizeram progressos? Quais?
Quantos e quais alunos estão com mais dificuldades?
O que você planeja fazer para que seus alunos progridam?
Como a equipe técnica da escola pode ajudar?
Que conteúdos precisam ser retomados ou ampliados?
Envolva as crianças nessa avaliação, ressaltando principalmente os progressos realizados. Selecione as produções que mais claramente indicam o processo o processo de aprendizagem de cada aluno (progressos e dificuldades) para colocar no portfólio, registrando suas análises e as intervenções que pretende fazer.
Referência Bibliográfica:
OBSERVAÇÕES: 1- O Projeto deverá ser realizado por todos os professores.
2- Os itens em pontilhados é para preenchimento pelo professor.
3- As sequências de atividades encaminhadas no projeto abaixo (sequências de atividades) são sugestões, que podem ser encrementadas . Como sugestão, indicamos o produto final que é a confecção de uma agenda com nomes e endereços dos alunos e o álbum da vida da criança. Esse álbum da vida – poderá ser concluído até o final do mês de março, onde é importante ser trabalhado juntamente com as outras áreas de conhecimento e aproveitado durante o decorrer do ano.
4- Observe seus alunos durante a realização das atividades e faça registros sobre seus conhecimentos e dificuldades, focalizando alguns alunos por dia. O que eles já conseguem fazer sozinhos? Para o que ainda precisam de ajuda? Esses registros servirão de base para o planejamento das intervenções necessárias e constituirão uma documentação para ser apresentada aos pais e aos gestores da escola.
5- É interessante selecionar as atividades mais representativas para compor o portfólio de cada aluno. Todas as atividades que os alunos desenvolverem em sala de aula deverão ser guardadas ou registradas pelo professor. E dentre essas atividades que você irá selecionar a mais representativa para compor o portfólio do aluno. (podendo também ser escolhida com ele).
6- As brincadeiras são importantes sempre, inclua constantemente em seu planejamento semanal.
7- É fundamental que a criança seja estimulada arriscar-se em atos de escrita, expressando suas hipóteses sobre esse objeto de conhecimento. Só assim o professor pode ajudá-la a avançar. Você pode manter uma caixa permanente para que eles troquem mensagens secretas durante o ano, incentivando-os assim a “ler e a escrever”.
Atp Maria de Fátima Proença de SouzaSugestão: PROJETO: “MEUS AMIGOS E EU”SEQUENCIA DE ATIVIDADES
RECURSOS
1- MEUS COLEGAS E EU
- Um crachá para cada aluno sem nada colado no mesmo, crachá do professor já preenchido, cartaz com o nome de todos os alunos.
- Ficha de entrevista (quem sou eu?)
- Elaborar um cartaz como nome dos alunos bem visível, e deixá-lo afixado na sala de aula.
O ideal é um cartaz em que você possa encaixar tiras com os nomes, pois estas podem ser retiradas para a realização de alguns jogos. Recorrer com freqüência ao cartaz.
- Iniciar no primeiro dia de aula, com os alunos acomodados em circulo, uma conversa.
Apresente em um saco surpresa um fantoche. As crianças darão sugestões de nomes e você apresentará a personagem.
- Nos primeiros dias, usar fantoche como mediador é facilitador do contato em todos os momentos: convidando as crianças para a roda, para realizar alguma atividade, para higiene, para os que apresentarem dificuldades de adaptação.
Por intermédio do fantoche, pode-se falar com os alunos sobre: sentimentos de saudade dos pais, de desconfiança e medo em relação ao novo ambiente.
- Promover atividades fora da sala de aula para que a criança possa conhecer e explorar o espaço físico que a escola oferece.
- Começar perguntando se elas já se conhecem, quais se conhecem, se sabem o nome de algum colega.
- Dizer que, para poder conversar, fazer amizade, realizar atividades juntos, é preciso saber o nome das pessoas.
- Propor que todos se apresentem, começando por você.
- Perguntar como poderão fazer para se lembrar do nome dos colegas.
-Ouvir as sugestões, conduzindo a conversa para ressaltar a importância do registro escrito como auxiliar da memória.
- Distribuir os cartões, pedindo que cada um escreva seu nome bem grande, como souber. Encorajar aqueles que disserem não saber.
- Verificar se todos já sabem escrever o próprio nome.
Se o aluno ainda não “escreve” , escreva abaixo da escrita que ele fez , lendo em voz alta durante a escrita e retomando o seu nome, apontando com o dedo. Não apague a escrita que ele fez.
- Prender o crachá e sugerir que o usem diariamente, até que todos se conheçam bem.
Se você observou que os alunos ainda não sabem escrever seus nomes,
confeccione tiras de cartolina com o nome de cada um.
Essa tira deverá ficar em uma caixa e será usada como modelo, sempre que necessário (na identificação dos trabalhos feitos pelo aluno), até que memorizem.
- Em círculo, sentados, provocar os alunos para que observem seus próprios corpos e façam comparações:
Quem é mais alto?
Quem é mais baixo?
 Quem tem a mesma altura?
 Quem tem cabelos loiros?
 Quem tem cabelos castanhos?
Quem tem cabelos pretos?
Quem é negro? Quem é moreno?
 Quem é branquinho? Quem tem olhos azuis? E castanhos?
Quem é menino? Quem é menina?
E assim propor que se agrupem de diferentes formas: ex: Vamos juntar todas as crianças que tem cabelo bem curtinho do lado esquerdo em pé e todas as crianças que tem cabelos compridos do lado direito sentadas.
Vamos juntar os meninos de um lado e as meninas do outro.
Agora vão pular só as crianças que tem olhos azuis ou verdes.
 Concluir a atividade quando não houver mais interesse da turma.
- Num outro dia, o professor vai apresentar uma ficha, previamente preparada, onde as crianças terão que levar para a casa como tarefa aos pais.
Após as informações serão todas discutidas individualmente e em grupo.
- A cada dia é interessante explorar as preferências de cada aluno: brincadeira preferida, brinquedo preferido, comida preferida, lugar que mais gosta de estar, animal preferido, programa de TV preferido, artista preferido, música preferida, personagem de história infantil preferido, filme preferido, amigo que mais gosta, esporte preferido, cor preferida etc. (Anote essas informações para utilizar no “álbum da vida”).
2- BRINCADEIRAS -
Brincadeiras, cantigas e recitaçoes (aprendendo com as brincadeiras e as áreas de conhecimento)
- Pseudoleitura de rimas e brincadeiras envolvendo nomes. -
Planejar algumas brincadeiras para as primeiras semanas de aulas. É interessante explorar os diferentes espaços externos da escola.
Sugerimos algumas como: Fruta-do-conde, Tindolelê, Eu fui no Tororó entre outras conhecidas escolhidas pela turma.
- Já que estamos trabalhando a individualidade de cada um pode ser realizada a brincadeira: Quem é? Onde o professor vai dando dicas de características físicas, de personalidades, caráter, hábitos, pertences de um aluno e todos terão que descobrir quem é.
Tal brincadeira pode ser repetida quantas vezes o professor achar prudente e de acordo com o interesse da turma. Deverá ser estabelecido o que “premiar” para quem acertar.
É diversão garantida!
- Brincar no parque, deixe que criem brincadeiras e ajude aqueles que não o fizeram.
3- POR QUE ESTAMOS JUNTOS
Papel pardo, pincel atômico, para a escrita pelo professor sobre o que foi combinado. -
Organizar a classe em circulo e iniciar uma conversa sobre a escola.
- Verificar se já frequentaram alguma escola, qual, o que faziam nela, o que aprenderam.
- Perguntar por que as pessoas vão à escola e o que se aprende nela.
- Indagar sobre o que gostariam de aprender, registrar o que falarem em um cartaz e deixá-lo exposto.
- Através de uma conversa informal o professor deve pedir que cada aluno fale um pouco sobre seu dia-a-dia.
É importante deixar que as crianças se expressem livremente contando casos vividos em casa, em passeios, com a família etc.
- Oferecer uma folha em branco, revistas diversas, ilustrações diversas, e propor que façam uma montagem de recorte e colagem de tudo que encontrarem que parece com o seu dia-a-dia, com a sua vida, a sua realidade.
- Ver o que os alunos pensam que é preciso fazer para aprender. Por exemplo: perguntar sempre que tiver dúvida, pedir ajuda e ajudar os colegas quando necessário, ouvir o outro com respeito, não faltar as aulas.
- Combinar com eles algumas dessas atitudes para com a aprendizagem e normas de convivência.
- Registrar os combinados em um cartaz, e fixá-lo na sala.
- Reproduzir os combinados e pedir que colem na ficha 1.
De vez em quando retome o que disseram, pergunte se acham que estão aprendendo, se estão cumprindo os combinados, o que precisa melhorar.
4- APRENDENDO COM AS BRINCADEIRAS -
Brincadeiras diversas explorando o nome.
- Escrita do próprio nome em situações diversas e rimas com os nomes dos colegas.
-Utilização do alfabeto móvel (nomes).
- Portfólio dos alunos. - Trabalhar cada ficha de uma vez, reproduzindo-as em tamanho grande.
- Relembrar a brincadeira com as crianças. Dizer que no cartaz está escrita a letra da ladainha ou da cantiga usada na brincadeira.
- Fazer uma leitura apontando onde está lendo.
- Distribuir a ficha e pedir que façam a leitura acompanhando com o dedo.
Nas brincadeiras Fruta-do-conde e Tindolele, as crianças vão completar com seus nomes e com as palavras que escolheram para rimar.
Na cantiga Eu fui no tororó, vão completar com seus nomes e com o nome da criança que escolherem.
Por meio dessa atividade, você poderá observar como seus alunos estão escrevendo: se colocam letras ao acaso, sem fazer nenhuma relação entre o som da fala e a escrita, se já perceberam letras iniciais e finais, se usam uma letra para
cada sílaba pronunciada, se procuram no crachá ou no cartaz de nomes o modelo para copiar, ...
- Registrar essas observações e guardar as primeiras escritas para colocar no portfólio.
- Retomar em outro momento, as rimas feitas pelas crianças e chamar a atenção para o fato de que palavras que rimam, em geral, terminam com as mesmas letras.
5- AMIGO SECRETO -
Lista com o nome dos alunos,
- Quadrados ou tiras de papel para a escrita de nomes, uma caixa folhas de papel para a escrita das mensagens.
- Perguntar aos alunos se conhecem essa brincadeira, se já participaram de alguma, como foi, se gostaram ou não...
- Distribuir pedaços de papel e pedir que cada um escreva seu nome, e ou o seu autorretrato e coloque numa caixa sobre a mesa. Os que não sabem escrever o nome de memória vão copiar do crachá ou da tira de cartolina que está sobre a carteira.
- Chamar um aluno de cada vez para sortear um nome. Ver se a criança sabe quem é e, se não souber, apresente-o, se tirar o próprio nome, deve trocá-lo.
Quando todos tiverem sorteado, cada um vai escrever uma mensagem para o amigo.
- em outro dia: perguntar o que gostariam de escrever ou desenhar. Lembre-os de assinar mensagem.
- distribuir folhas de papel e pedir que escrevam.
Como souberem, uma mensagem e entreguem ao amigo. Se as crianças pedirem sua ajuda para a escrita de palavras, não deixe de dar. Pergunte sempre antes: como você acha que se escreve? Coloque as letras que você acha que tem e eu ajudo a completar.
 O mesmo vale para as crianças que, ao receberem a mensagem, lhe perguntarem o que está escrito. As mensagens podem ser acompanhadas de desenhos ou recortes de revistas e devem ser assinadas.
- Observar as escritas que produziram, sem e com sua ajuda, e fazer registros que poderão constar do portfólio. Cada criança guarda em sua pasta a mensagem recebida.
Folhas de papel sulfite cortadas ao meio, tesoura e cola, ficha 3 ( letras do alfabeto).
- Verificar se os alunos sabem o que é e para que serve uma agenda de nomes e endereços. Pergunte se tem esse tipo de agenda em casa, quem a usa e para quê.
- Levar uma para a sala e mostre a eles.
- Dizer que vão organizar uma agenda com o nome e endereço dos colegas de classe.
Explique que a agenda é organizada em ordem alfabética, ou seja, os nomes são registrados em determinada sequência, iniciando pela letra A e terminado pela Z.
- Reproduzir uma lista com os nomes (basta o primeiro nome sobrenome só para nomes repetidos) e endereços, destacando o nome.
- Distribuir a ficha, pedir que os alunos localizem a letra A e depois a recortem.
Essa letra será colada no alto e à direita
6- AGENDA de uma metade de folha de papel sulfite (ou primeira pagina de um caderninho), que constituirá a primeira pagina da agenda.
- Distribuir as tiras com o nome dos alunos que começam com A e seus respectivos endereços para que colem no lugar indicado pela letra A.
- Fazer o mesmo com as demais letras, um pouco por dia, até que a agenda esteja completa.
É possível que algumas crianças vivam em locais ainda não atingidos por infraestrutura urbana, em ruas sem nome e casas ou barracos sem numeração. Nesse caso, apenas explicarão aos colegas onde é sua moradia, que nome recebe o lugar, fica perto de onde, ...
Se essa for a situação da maioria de seus alunos, substitua a agenda ou um livreto intitulado Meus amigos , em que registrarão os nomes por ordem alfabética.
Eles vão escolher alguns amigos, escrever seus
nomes, fazer um desenho.
- Conversar sobre os endereços. Perguntar aos alunos: como fazemos para descobrir a rua em que nosso amigo mora?
Andando pelo bairro ou cidade, em que lugar buscamos o nome da rua aonde queremos ir?
Se formos de ônibus, como vamos identificá-lo?
Muitos alunos saberão que identificamos as ruas pelas
placas e os ônibus, como vamos identificá-lo?
Muitos alunos saberão que identificamos as ruas pelas placas e os ônibus pelos letreiros.
Se não souberem, explique a eles e programe uma ida ás ruas próximas à escola para que vejam as placas dessas ruas e observem os ônibus e seus letreiros.
Assim, você estará chamando atenção de seus alunos para os escritos do
meio, aguçando sua curiosidade sobre a escrita, ampliando seu grau de letramento.
7- ALBUM DA VIDA
( esta atividade poderá ser realizada até o final do mês de março) - Cartaz, revistas para recorte, giz de cera,etc..
- Materiais e suportes diversos para produções artísticas.
- A montagem de um painel com as preferências é uma ideia bem legal e que, também, certamente, agradará à todos.
 Use a sua imaginação e aproveitando a ideia e os materiais que tem a disposição crie um lindo mural com o tema: As coisas que eu mais gosto ou As coisas que nós da turma tal mais gostamos ou Nossas Preferências.
- No Álbum da Vida podem ser adicionadas: fotos das crianças em diferentes momentos: no banho, brincando, na escola, dormindo, comendo... Como, também, pode ser utilizada uma técnica artística de pintura, cola colorida ou outra para a capa, que deve ser de papel mais resistente.
Confeccionar um álbum de fotografia coletivo, em folhas grandes, contendo as fotos dos alunos e seus nomes para deixá-lo exposto, também é interessante.
Aqui segue alguns itens que podem ser acrescentados no Álbum da vida
- Este é o lugar que eu mais gosto;
Estes são os meus brinquedos favoritos;
Um dia eu morri de rir porque ...;
Um dia eu morri de chorar porque ....;
Esta é a minha casa;
O que eu ais gosto de fazer é ...;
Para comer eu prefiro...;
E aqui eu desenho e escrevo o nome dos meus melhores amigos;
Este é o jogo que mais diverte; este é o animal que eu gostaria de ter ou tenho;
Vou fazer um desenho com as minhas cores preferidas;
Esta é a minha família;
A história que eu li e ouvi chama-se ... e o nome do autor é ...; entre outras criadas por você.
Aproveite o Álbum da vida para trabalhar noções de anterioridade e posterioridade, levando-os a perceber, que seu álbum é uma forma de registro de sua vida, uma fonte da qual se pode obter informação sobre ela quando estiver mais velha.

SUGESTÕES DE LIVROS PARA AS PRIMEIRAS SEMANAS DE AULA:
BOJUNGA, Lygia. Os colegas. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2004.
CARLE, Eric. A joaninha rabugenta. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
DIETL, Erchard. Você também sonha em ter um amigo? São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FUCHSHUBER,Anneger, REGNIERS, Beatrice S. Eu tenho um amigo … São Paulo: Letras e Letras.
HEINE, Helme. Amigos. São Paulo: Ática, 1993.
KING, Stephen M. Pedro e Tina: uma amizade muito especial. São Paulo: Brinque-Book,1999.
PORTO, Cristina. Serafina sem rotina. São Paulo: Ática,1998.
______________ Se ... será ... Serafina. São Paulo: Ática1998.
______________ O diário escondido de Serafina. São Paulo: Àtica, 1998.
SARAMAGO, José. A maior flor do mundo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2001.
SLAWSKI, Wolfgang. O trem da amizade. São Paulo: Brinque-Book, 1998.
THEBAS, Claúdio. Amigos do peito. Belo Horizonte: Formato, 1996.
VASSALO, Marcio. O príncipe sem sonhos. São Paulo: Brinque Boook, 1999.
WOOD, Audrey. A bruxa Salomé. São Paulo: Ática, 1996.
XAVIER, Marcelo. Três formigas amigas. Belo Horizonte: Editora Lê, 2004.
PEDRO E TINA.
A GALINHA RUIVA.
MAGICO DE OZ
O PATINHO FEIO.
OS BAGUNCEIROS NA TERRA DOS FUTRIQUEIROS.
QUE MAO PESADA JOÃO!
A ARCA DE NINGUÉM
UM PIPI CHOVEU AQUI.
A LUVA LULU
PATRICIA.
SURILEA MÃE MONSTRINHA
E OUTROS DO ACERVO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA.

Fonte: Material do CENPEC – Estudar pra valer / adaptado

http://partilhandoideiasideais.blogspot.com.br/2011/08/projeto-meus-amigos-e-eu_19.html

Projeto/Eu sou assim
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Em busca da identidade cultural/Aula
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Envie sua opinião sobre Ana e Ana!
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Música/Ninguém é de ninguém
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As Cores do Arco-íris - Col. Vamos Conversar ...
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Mariana
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A BORBOLETA E A MINHOCA
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GRANDE PROBLEMA DA VACA LETICIA, O
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