A literatura nas competências da BNCC
A literatura possui grande importância no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
À diferença do que comumente se pensa, ela não diz respeito apenas à leitura de livros em disciplinas específicas, como Língua Portuguesa, mas pode – e deve – ser contemplada nas mais diversas áreas do conhecimento.
Embora não esteja delimitada como um componente curricular específico, a literatura atravessa toda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), marcando presença em vários segmentos do ensino e sendo explorada com base nos diferentes aspectos do texto ficcional.
O presente artigo busca assim evidenciar a relevância dos estudos literários no contexto de sala de aula, destacando como as diversas facetas dessa manifestação artística são contempladas pela BNCC. Confira!
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que define os aprendizados fundamentais durante toda a trajetória do aluno, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Trata-se, portanto, de uma ferramenta que orienta e guia a elaboração e a atualização dos currículos escolares, funcionando como uma referência dos objetivos de aprendizagem em cada etapa da formação dos estudantes. Vale ressaltar que as particularidades sociais, regionais e metodológicas de cada instituição de ensino são consideradas nesse documento, singularizando cada currículo.
A finalidade da BNCC é estabelecer uma educação igualitária, que abranja todo o território nacional e leve em consideração a qualidade do ensino e a formação do cidadão brasileiro. Quanto à estruturação da Base para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, há uma divisão dos conhecimentos em cinco campos de experiências. Além disso, a Base possui caráter normativo e estabelece objetivos de aprendizagem definidos por meio de competências e habilidades essenciais.
A literatura é contemplada sobretudo na terceira das dez Competências Gerais da Educação Básica:
"Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural."
Essa competência está relacionada com o papel da escola como local propicio às manifestações artísticas. Desse modo, dentro da instituição de ensino, os estudantes podem ter contato com obras literárias de diversas regiões do país e ainda de outras culturas, países e épocas, o que muito contribui para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.
Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura. (BNCC, Linguagens, Língua Portuguesa, Ensino Fundamental, p 138).
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Educação Infantil
Na educação Infantil, a Base estabelece cinco campos de experiência, considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de cada ano. São eles:
- O eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Dentre os cinco, a prática literária se mostra mais presente no campo Escuta, fala, pensamento e imaginação. Para as crianças de até 6 anos de idade, essa prática supõe o contato dos alunos com diferentes gêneros textuais (contos, fábulas, poemas, cordéis e histórias), propiciando o desenvolvimento das capacidades de leitura. Além disso, tal contato estimula a imaginação das crianças e amplia seu conhecimento acerca do mundo.
Ensino Fundamental
No Ensino Fundamental aprofunda-se a formação do leitor-fruidor, sobretudo dentro do componente curricular “Língua Portuguesa”.
Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. (BNCC, Competências específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental, p. 65).
Nessa etapa, espera-se que o aluno desenvolva interesse pelas obras e aceite textos desconhecidos, clássicos e desafiadores. Ademais, busca-se a progressão da leitura, de modo a continuar ampliando o repertório do estudante.
A importância da literatura em sala de aula
Literatura para a formação integral do aluno
A literatura é a arte da palavra, mas também instrumento de interação social e de comunicação, meio de transmissão da cultura, dos conhecimentos e ensinamentos de determinada comunidade. Por meio das obras literárias, o escritor expõe seu ponto de vista diante da realidade, levando o leitor a refletir sobre si e sobre o outro. Com isso, a literatura e a arte de modo geral contribuem ainda para questionar o senso comum, estimulando atitudes críticas fundamentais para o processo de transformação social.
O pensamento crítico confere aos leitores a capacidade de relacionar diversas áreas do conhecimento para compreensão de seus problemas e desafios, bem como para a busca de soluções. Além de ser prazerosa, a leitura propicia o enriquecimento intelectual e cultural do leitor e o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais. O contato com textos ficcionais e a identificação com personagens em situações de impasse e superação, estimulando nas crianças e jovens a empatia, que por seu turno os auxilia a lidar melhor com os desafios e a respeitar a diversidade.
Como escreveu o crítico literário Jacinto do Prado Coelho, “não há disciplina mais formativa que a do ensino da literatura. Saber idiomático, experiência prática e vital, sensibilidade, gosto, capacidade de ver, fantasia, espírito crítico – a tudo isso faz apelo à obra literária, tudo isto o seu estudo mobiliza”.
Ademais, os livros literários podem ainda ser utilizados como uma base para projetos pedagógicos interdisciplinares, quando se explora o contexto histórico e geográfico das obras, relacionando-os a conceitos e referências das outras disciplinas.
Amanda Viegas/ Fonte
Suplemento de leitura/Trabalho interdisciplinar/Como utilizar/Dicas
Antes de ler o livro Motivação para a leitura
1. Crie um ambiente especial na sala de aula. Se possível, disponha as carteiras em círculo ou afaste-as para as laterais a fim de abrir um espaço mais amplo e convide os alunos a se sentarem em roda.
2. É importante desenvolver nos alunos a capacidade de fazer antecipações e de estabelecer relações entre as ilustrações e o título do livro que vão ler. Mostre à turma a capa do livro e faça perguntas como: “Quem é Pomelo?”, “Por que o elefante tem uma tromba tão grande?”, “Como vocês acham que é a história: engraçada? Triste? Assustadora? Misteriosa?”.
3. Explore também o texto da 4a capa e avance nas hipóteses e antecipações feitas pelos alunos sobre a história que vão ler. Chame a atenção da turma para o tamanho das letras. Pergunte: “Por que as letras aparecem pequenas e vão aumentando de tamanho?”, “Será que Pomelo vai crescer muito durante a história?”, “Por que um morango tão grande aparece aqui?”.
4. Convide a turma a ouvir a história e leia-a em voz alta, mostrando as imagens apresentadas em cada página. Caso os alunos já estejam alfabetizados, diga que, agora, cada um vai fazer uma leitura silenciosa do livro.
Depois da leitura
O texto e o contexto
1. Após a leitura do livro, estimule os alunos a expor o que acharam da obra. Inicialmente, deixe-os livres para traçar suas considerações a respeito do enredo.
2. Pergunte a eles se as suposições acerca da obra se confirmaram.
3. Converse com eles sobre as dúvidas de Pomelo a respeito do crescimento. Pergunte-lhes se também sentem essas ou outras dúvidas.
Exposição: O crescimento de cada um
Com o objetivo de levar os alunos a entender as fases da vida, a ideia de crescimento e, consequentemente, o lugar deles no mundo, promova uma atividade interdisciplinar que envolva Língua Portuguesa, História e Matemática, desenvolvendo, assim, as seguintes habilidades: (EF01MA21) Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples. (BNCC, 2017, p. 279.)
(EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade. (BNCC, 2017, p. 405.)
Os Projetos de Trabalhos Interdisciplinares são direcionados ao
professor e buscam estabelecer um diálogo entre a leitura feita pelo
docente e a leitura proposta no projeto.
A principal função do material é disseminar o aprendizado através da interdisciplinaridade.
Ou seja, é uma alternativa para integrar as diferentes matérias abordadas em sala de aula, uma vez que o estudo das obras não se limita apenas às áreas de literatura e/ou língua portuguesa, mas língua portuguesa, mas conecta-se também com todos os componentes curriculares a que o conteúdo pode ser relacionado. Dessa forma, o ensino torna-se mais dinâmico e interessante.
Trechos do site Coletivo leitor
Recebi por email gratuitamente
Caro colega, Coletivo leitor oferece várias opções para sua pesquisa.
Digo que, sem estudo e dedicação, seu trabalho não apresentará diferença positiva.
Quem é educador deve estar disposto a estudar e aprimorar suas experiências,sempre!
Fica a dica!
Acessando: AQUI Você navegará neste site. Clique em BIBLIOTECA DE CONTEÚDOS.
São vários links sugestivos e neles podem solicitar gratuitamente as dicas.
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