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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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sexta-feira, janeiro 17, 2020

Educação literária na BNCC>A importância da literatura em sala de aula>17/01/2020


A literatura nas competências da BNCC

A literatura possui grande importância no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. 
À diferença do que comumente se pensa, ela não diz respeito apenas à leitura de livros em disciplinas específicas, como Língua Portuguesa, mas pode – e deve – ser contemplada nas mais diversas áreas do conhecimento.
Embora não esteja delimitada como um componente curricular específico, a literatura atravessa toda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), marcando presença em vários segmentos do ensino e sendo explorada com base nos diferentes aspectos do texto ficcional.
O presente artigo busca assim evidenciar a relevância dos estudos literários no contexto de sala de aula, destacando como as diversas facetas dessa manifestação artística são contempladas pela BNCC. Confira!
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que define os aprendizados fundamentais durante toda a trajetória do aluno, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Trata-se, portanto, de uma ferramenta que orienta e guia a elaboração e a atualização dos currículos escolares, funcionando como uma referência dos objetivos de aprendizagem em cada etapa da formação dos estudantes. Vale ressaltar que as particularidades sociais, regionais e metodológicas de cada instituição de ensino são consideradas nesse documento, singularizando cada currículo.
A finalidade da BNCC é estabelecer uma educação igualitária, que abranja todo o território nacional e leve em consideração a qualidade do ensino e a formação do cidadão brasileiro. Quanto à estruturação da Base para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, há uma divisão dos conhecimentos em cinco campos de experiências. Além disso, a Base possui caráter normativo e estabelece objetivos de aprendizagem definidos por meio de competências e habilidades essenciais.
A literatura é contemplada sobretudo na terceira das dez Competências Gerais da Educação Básica:
"Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural."
Essa competência está relacionada com o papel da escola como local propicio às manifestações artísticas. Desse modo, dentro da instituição de ensino, os estudantes podem ter contato com obras literárias de diversas regiões do país e ainda de outras culturas, países e épocas, o que muito contribui para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.
Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura. (BNCC, Linguagens, Língua Portuguesa, Ensino Fundamental, p 138).
Artigo completo: AQUI
Educação Infantil
Na educação Infantil, a Base estabelece cinco campos de experiência, considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de cada ano. São eles:
  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Dentre os cinco, a prática literária se mostra mais presente no campo Escuta, fala, pensamento e imaginação. Para as crianças de até 6 anos de idade, essa prática supõe o contato dos alunos com diferentes gêneros textuais (contos, fábulas, poemas, cordéis e histórias), propiciando o desenvolvimento das capacidades de leitura. Além disso, tal contato estimula a imaginação das crianças e amplia seu conhecimento acerca do mundo.
Ensino Fundamental
No Ensino Fundamental aprofunda-se a formação do leitor-fruidor, sobretudo dentro do componente curricular “Língua Portuguesa”.
Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. (BNCC, Competências específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental, p. 65).
Nessa etapa, espera-se que o aluno desenvolva interesse pelas obras e aceite textos desconhecidos, clássicos e desafiadores. Ademais, busca-se a progressão da leitura, de modo a continuar ampliando o repertório do estudante.
A importância da literatura em sala de aula
Literatura para a formação integral do aluno
A literatura é a arte da palavra, mas também instrumento de interação social e de comunicação, meio de transmissão da cultura, dos conhecimentos e ensinamentos de determinada comunidade. Por meio das obras literárias, o escritor expõe seu ponto de vista diante da realidade, levando o leitor a refletir sobre si e sobre o outro. Com isso, a literatura e a arte de modo geral contribuem ainda para questionar o senso comum, estimulando atitudes críticas fundamentais para o processo de transformação social.
pensamento crítico confere aos leitores a capacidade de relacionar diversas áreas do conhecimento para compreensão de seus problemas e desafios, bem como para a busca de soluções. Além de ser prazerosa, a leitura propicia o enriquecimento intelectual e cultural do leitor e o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais. O contato com textos ficcionais e a identificação com personagens em situações de impasse e superação, estimulando nas crianças e jovens a empatia, que por seu turno os auxilia a lidar melhor com os desafios e a respeitar a diversidade.
Como escreveu o crítico literário Jacinto do Prado Coelho, “não há disciplina mais formativa que a do ensino da literatura. Saber idiomático, experiência prática e vital, sensibilidade, gosto, capacidade de ver, fantasia, espírito crítico – a tudo isso faz apelo à obra literária, tudo isto o seu estudo mobiliza”.
Ademais, os livros literários podem ainda ser utilizados como uma base para projetos pedagógicos interdisciplinares, quando se explora o contexto histórico e geográfico das obras, relacionando-os a conceitos e referências das outras disciplinas.
Amanda Viegas/ Fonte
Suplemento de leitura/Trabalho interdisciplinar/Como utilizar/Dicas
Antes de ler o livro 
Motivação para a leitura 
1. Crie um ambiente especial na sala de aula. Se possível, disponha as carteiras em círculo ou afaste-as para as laterais a fim de abrir um espaço mais amplo e convide os alunos a se sentarem em roda. 
2. É importante desenvolver nos alunos a capacidade de fazer antecipações e de estabelecer relações entre as ilustrações e o título do livro que vão ler. Mostre à turma a capa do livro e faça perguntas como: “Quem é Pomelo?”, “Por que o elefante tem uma tromba tão grande?”, “Como vocês acham que é a história: engraçada? Triste? Assustadora? Misteriosa?”. 
3. Explore também o texto da 4a capa e avance nas hipóteses e antecipações feitas pelos alunos sobre a história que vão ler. Chame a atenção da turma para o tamanho das letras. Pergunte: “Por que as letras aparecem pequenas e vão aumentando de tamanho?”, “Será que Pomelo vai crescer muito durante a história?”, “Por que um morango tão grande aparece aqui?”. 
4. Convide a turma a ouvir a história e leia-a em voz alta, mostrando as imagens apresentadas em cada página. Caso os alunos já estejam alfabetizados, diga que, agora, cada um vai fazer uma leitura silenciosa do livro.
Depois da leitura 
O texto e o contexto
 1. Após a leitura do livro, estimule os alunos a expor o que acharam da obra. Inicialmente, deixe-os livres para traçar suas considerações a respeito do enredo. 
2. Pergunte a eles se as suposições acerca da obra se confirmaram. 
3. Converse com eles sobre as dúvidas de Pomelo a respeito do crescimento. Pergunte-lhes se também sentem essas ou outras dúvidas. 
Exposição: O crescimento de cada um 
Com o objetivo de levar os alunos a entender as fases da vida, a ideia de crescimento e, consequentemente, o lugar deles no mundo, promova uma atividade interdisciplinar que envolva Língua Portuguesa, História e Matemática, desenvolvendo, assim, as seguintes habilidades: (EF01MA21) Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples. (BNCC, 2017, p. 279.)
 (EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade. (BNCC, 2017, p. 405.)
Os Projetos de Trabalhos Interdisciplinares são direcionados ao professor e buscam estabelecer um diálogo entre a leitura feita pelo docente e a leitura proposta no projeto.
A principal função do material é disseminar o aprendizado através da interdisciplinaridade.
Ou seja, é uma alternativa para integrar as diferentes matérias abordadas em sala de aula, uma vez que o estudo das obras não se limita apenas às áreas de literatura e/ou língua portuguesa, mas língua portuguesa, mas conecta-se também com todos os componentes curriculares a que o conteúdo pode ser relacionado. Dessa forma, o ensino torna-se mais dinâmico e interessante.
Trechos do site Coletivo leitor
Recebi por email gratuitamente
Caro colega, Coletivo leitor oferece várias opções para sua pesquisa.
Digo que, sem estudo e dedicação, seu trabalho não apresentará diferença positiva.
Quem é educador deve estar disposto  a estudar e aprimorar suas experiências,sempre!
Fica a dica!
Acessando:  AQUI  Você navegará neste site. Clique em BIBLIOTECA DE CONTEÚDOS. 
São vários links sugestivos e neles podem solicitar gratuitamente as dicas.



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