O trem vai...O trem vem
Ducarmo Paes
Ilustrações Jefferson Galdino
Por isso mesmo é que ele é uma coisa assim... Fantástica!
Um monte de gente entrando um monte de gente saindo.
Tem roupa de todo jeito.
Cabelo, também. Tem dia que todo mundo ri. Tem dia que ninguém.
Uns gostam de ler; outros, de sonhar.
Mas o que importa mesmo é saber que cada pessoa ali tem uma história inteira – e muito interessante – para contar. Aprender a conviver e a respeitar o espaço comum é fundamental, afinal o trem nunca vai parar!
Texto by Krika
Nesta sequência ritmada os alunos brincam com as palavras da autora, somadas as ilustrações de Galdino.
Cada pessoa tem sua própria história,embarca no trem, com seu jeito de ser e segue em frente, convivendo com outras pessoas, diferentes, que também aprendem a se comportar e respeitar o espaço coletivo comum.
Antigamente o trem era um recurso de transporte de pessoas bem importante e significativo. Nos dias de hoje, em grande maioria de cidade interioranas nem existem mais as linhas férreas.
Por exemplo, em minha cidade,no sul de Minas, asfaltaram tudo....Eu mesma não tive o prazer de fazer uma viagem sequer de trem. Portanto,nem tenho recordações ou histórias para contar. Já na cidade que moro agora, no Vale do Paraíba, o trem percorre seu trajeto 24 hs por dia transportando mercadorias.São trens de carga e não mais de pessoas. Inclusive atravessam o centro da cidade, acontecem acidentes , criam - se polêmicas, enfim,difícil de analisar...
Nas grandes cidades os trens são mais comuns, e partindo daí esta história nos brinda com versos interessantes:
" O trem vem...
O trem vai...
Tem gente que entra.
Tem gente que saí.
O homem entra apressado,
A mulher,mais devagr.
Todos correm para a porta,
Pois precisam embarcar."
(...)
"Entram rostos carrancudos
E outros entram sorrindo.
Mais um passinho pra frente,
Porque o trem já está saindo."
(...)
"No meio da multidão
Um passageiro sozinho
Observa o stranseuntes,
Os que entram ou os que vão saindo.
E no troc...Troc...Do trem,
Esse trem que vai e vem,
Não leva só a multidão...
Está lotado de sonhos
Que nunca saem do vagão! "
TREM
A "Maria Fumaça" é um antigo trem movido a vapor.
Hoje em dia, existem muitos passeios culturais e divertidos a bordo de uma "Maria Fumaça".
É diversão garantida!
A "Maria Fumaça" era há muito tempo atrás utilizada como meio de transporte dos mais variados tipos de carga.
Para saber um pouco mais sobre ela, vamos aprender um pouco sobre a história das ferrovias. Vamos lá?
No século XIX, com a Revolução Industrial, surgiram muitas fábricas, que produziam muitas mercadorias, e não tinham como transportá-las.
Então, em 1814, na Inglaterra, o inglês George Stephenson apresentou a primeira locomotiva, com oito vagões com 30 toneladas, dando início à era das ferrovias.
A praticidade e eficiência no transporte das ferrovias conquistou o mundo.
Entre 1850 e 1860, o melhor negócio nos Estados Unidos era o de construir e explorar estradas de ferro.
No Brasil, a primeira ferrovia foi inaugurada por Dom Pedro II, em 1854, no dia 30 de Abril.
A Estrada de Ferro Mauá ligava a Baía de Guanabara à Serra de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O responsável pela construção foi Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.
As estradas de ferro estenderam seus trilhos através de montanhas, rios, lagos, desertos, vencendo os obstáculos naturais. Muitos túneis foram escavados.
Em 1958, o trem deixou de ser movido a vapor e passou a ser tracionado por diesel, invenção de engenheiro francês Rudolf Diesel.
A modernização continuou e em 1863, em Londres, surgiu o primeiro metrô.
Hoje trens rápidos movidos a eletricidade ou a diesel alcançam grandes velocidades.
A evolução não pára nunca.
Será que em breve teremos um trem voador?
Já pensou!
Você pode saber mais detalhes sobrea história do Trem e das Ferrovias no site:
lá vai o trem vai subindo pelo monte
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com esta aula as crianças poderão:
■familiarizar-se com o meio de transporte - TREM;
■conhecer suas características;
■fazer um contraponto entre as semelhanças e diferenças do TREM e outros meios de transportes conhecidos.
Duração das atividades
Cada atividade será realizada em diferentes momentos com duração aproximada a 15 minutos Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor poderá fazer a mesma dinâmica utilizada na aula anterior (com a carroça), levantando no grupo informações sobre quem já andou de trem, para onde foi, como ele era, o que sentiu etc.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento - Após o levantando no grupo sobre quem já andou de trem, o professor poderá traçar um roteiro da viagem que será realizada (o percurso: o ponto de partida e o ponto de chegada).
2º Momento: Durante o passeio de trem é possível conscientizar as crianças quanto às características desse meio de transporte, tais como: o material de que é feito, o suporte por onde anda, o que o faz movimentar-se, entre outros.
Além do que é uma excelente oportunidade para instigar a curiosidade das crianças sobre as semelhanças e diferenças entre o trem e outros meios de transportes conhecidos.
Na volta do passeio, na roda, o professor poderá, também, realizar uma leitura de imagens com figuras de trem (selecionadas anteriormente para serem expostas neste dia), comparando-o com imagens da carroça, da moto e/ou de outros tranportes já conhecidos e que já se encontram expostas em painel no mural da sala, de forma a comparar as semelhanças e diferenças entre eles.
Sugestão: O professor poderá também visitar locais que guardem informações sobre os meios de transportes estudados (empresa de ônibus, porto, museu, aeroporto, dentre outros).
O professor poderá utilizar a internet como recurso visual para as crianças apreciarem imagens de diferentes meios de transportes.
Enfim, o importante é que as crianças vivenciem experiências com diferentes formas/jeitos de se locomoverem de um lugar para outro mais distante, observando e identificando as características de meio de transporte utilizado .
Com esta aula o professor poderá avaliar o grupo com relação à(ao):
■envolvimento na realização da aula-passeio;
■relações que cada um estabeleceu entre o trem e outros meios de transportes estudados;
■amplação do vocabulário - linguagem oral.
UM PASSEIO NO TREM DA TURMA DA MÔNICA.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Refletir sobre importância dos meios de transporte;
■Observar as diferenças existentes entre os meio de transporte terrestres;
■Caracterizar-se de acordo com as personagens estudadas.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos com duração de 30 minutos cada.
Estratégias e recursos da aula
Estratégias e recursos da aula
1º Momento - O professor deverá reunir a turma para orientá-la sobre a atividade que irão desenvolver.
Neste momento, é importante salientar os combinados (ninguém deverá se afastar da turma durante o passeio, todos deverão permanecer devidamente sentados enquanto o trem estiver se locomovendo, ente outros.).
Após isso, a turma terá a oportunidade de se caracterizar das personagens estudadas.
2º Momento - Com a turma acomodada no TREM DA TURMA DA MÔNICA, o professor deverá, ao longo do percurso, chamar a atenção dos alunos sobre o meio de locomoção que estão utilizando, qual a diferença dele para os meios de locomoção que elas normalmente mais utilizam, ônibus e carro, com relação ao tamanho, a quantidade de pessoas que podem transportar.
Deve-se grifar que o trem usado para o passeio tem algumas características diferentes do trem convencional: não utiliza trilhos, tem tamanho bem menor, se locomove por entre os carros. Ainda durante o passeio, o professor poderá fazer uma eleição para escolher quais os alunos que estão melhor caracterizados de um determinada personagem (qual a melhor Mônica? qual o melhor Cascão?).
3º Momento - Após o passeio, a turma com o auxílio do professor produzirão um texto narrativo coletivo contando sobre os acontecimentos vivenciados.
Avaliação
No fim da aula, o professor deverá observar se o aluno conseguiu:
■Pôr em prática os combinados;
■Perceber as características marcantes das personagens estudadas na hora de se caracterizar;
■Refletir sobre as diferenças existentes entre os meios de transporte terrestres (tamanho, forma, função);
■Ordenar os fatos ao produzir textos narrativos.
Autor: Márcio Issamu Yamamoto
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Noções de sonoridade e rima.
Profissões terminadas com o sufixo -ista.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções de rima.
Estratégias e recursos da aula
■Discussão em grupo
Recursos:
■Uso da Internet
■Apresentação de vídeos
Trem de ferro – Manuel Bandeira
Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virgem Maria que foi isto maquinista?
Agora sim
Café com pão
Agora sim
Café com pão
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu preciso
Muita força
Muita força
Muita força
Oô..
Foge, bicho
Foge, povo
Passa ponte
Passa ponte
Passa poste
Passa pasto
Passa boi
Passa boiada
Passa galho
De ingazeira
Debruçada
Que vontade
De cantar!
Oô…
Quando me prendero
No canaviá
Cada pé de cana
Era um oficia
Ôo…
Menina bonita
Do vestido verde
Me dá tua boca
Pra matá minha sede
Ôo…
Vou mimbora voou mimbora
Não gosto daqui
Nasci no sertão
Sou de Ouricuri
Ôo…
Vou depressa
Vou correndo
Vou na toda
Que só levo
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente…
Assista aos vídeos abaixo e discuta com o grupo:
Outros versos sugerem a idéia de deslocamento em diferentes velocidades.
Que velocidade a repetição de “ muita força” representa? (R: velocidade lenta)
Qual combustivel era usado para movimentar o trem?
Justifique.(R: carvão - Bota fogo na fornalha que eu preciso muita força)
Quais expressões transmitem a idéia de um deslocamento mais veloz?
(R: Foge, bicho Foge, povo Passa ponte Passa poste Passa pasto Passa boi Passa boiada Passa galho De ingazeira Debruçada...)
Explique a a repetição de sons vocálicos nos versos “ Ôo..”.
O que eles representam? (O apito do trem a vapor)
Divida os alunos em quatro grupos e dê a cada grupo uma parte da poesia para que preparem uma dramatização conforme a análise feita na atividade 1.
A apresentação podera ser filmada e apresentada à turma após a finalização, podendo também ser postada na internet.
Formação de palavras: Substantivos
Professor, explique aos seus alunos que algumas profissões em português originam-se a partir de um substantivo comum.
Peça aos seus alunos que identifiquem as profissões mencionadas no poema, como maquinista, foguista.
Em seguida agrupe os alunos e faça uma competição. peça que listem o maior número de profissões terminadas no sufixo -ista e indiquem a partir de que substantivos são formados.
Ex.: Dentista - Dente, Ferragista - Ferragem, Ginecologista - Ginecologia, Economista - Economia, MMassagista - Massagem, Logista - Loja, Artista - Arte, Saxofonista - Saxofone, Pianista - Piano, Manobrista - Manobra.
Vence o grupo que tiver o maior número de substantivos listados no tempo estipulado.
Professor, este vídeo mostra a poesia de Manuel Bandeira musicalizada por Tom Jobim.
Professor, os princípios como rima e cadência trabalhados nesta aula fazem parte do gênero textual poema.
Peça aos alunos que formem grupos, pesquisem e apresentem uma obra semelhante ao poema Trem de ferro de Manuel Bandeira, cuja sonoridade e musicalidade possam ser exploradas como neste poema.
O gênero literário da música também pode ser utilizado para esta apresentação avaliativa.
Sugestões de apresentações:
Link para essa postagem
Querida amiga
ResponderExcluirPenso que viver
é semear com palavras,
imagens e sonhos
palavras que acordem
o belo,
o justo
e o melhor do mundo
em outras vidas.
Que este seja o nosso
compromisso com a vida
Aluísio Cavalcante Jr.