A leitura atuando na sensibilidade dos pequenos
Dona Joaninha, tão pequenina, era a guardiã de um jardim cheio de cores e perfume.
Mas ela não cuidava dele sozinha, não.
Os caracóis, as borboletas, os insetos, as abelhas, todos faziam a sua parte, com amor e união.
Mas um dia algumas crianças foram brincar no jardim.
Ali, descobriram não só lindas flores e pequenos insetos.
Descobriram por que aquele lugar era chamado de jardim das virtudes!
Sobre a obra
A história
Esse livro nos ensina que nossos pequenos devem, desde cedo, aprender a observar, respeitar e a valorizar a natureza e as relações.
Os ensinamentos transmitidos as levarão a amar e apreciar o mundo natural e atuar em relação a esses sentimentos, contribuindo para o cuidado e preservação do nosso mundo.
Teatrinho: AQUI
Sugestão de projeto: AQUI
Teatrinho: AQUI
Sugestão de projeto: AQUI
Em linguagem poética, a história criada por Miguel Sanches Neto coloca a criança em contato com o uso especial do código linguístico – exploração do som, da melodia, das rimas, do ritmo, das aliterações e dos símbolos. Esse jogo verbal tece a história de uma simpática e generosa cobrinha.
Desde cedo, a cobra/ sempre foi muito boa./ Emprestava sua bola,/ dava cola na escola/ carregava na sacola/ um monte de chiclete/ pra dar pras serventes. É casada agora,/ mas continua a mesma cobra./ Há sempre uma vizinha/ querendo uma dose/ de veneno de cobra/ ou vizinho pedindo uns cobres./ E Dona Cobra tudo dá,/ sem nem se incomodar. À tarde, seu marido/ sempre chega uma cobra. A solidariedade, o desprendimento e a amizade vividos por Dona Cobra podem também ser vivenciados no mundo dos homens para uma convivência mais harmoniosa.
Solidariedade, desprendimento, amizade e afeto;
Tema(s) transversal(is): Ética.
Atividades sugeridas
Brincar de completar com um substantivo a frase: a cobra que não sabia cobrar...;
Brincar de justificar a frase: desde pequena, a cobra sempre foi muito boa porque...;
Criar cartões com mensagens de amizade, tendo como simbolo dona Cobra;
Elaborar uma lista de ações para uma convivência mais harmoniosa na sala de aula;
Escolher alguns versos e criar outras rimas.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.