Com a invenção dos e-books, e a proposta de revolução que trazem consigo, surgem inúmeras dúvidas a respeito do futuro do livro.
Muitos aproveitam essa onda para reafirmar seu amor às letras impressas em papel, e dizem que o livro é uma espécie de deus grego: não morre nunca.
Sem enveredar pelas malhas da vidência, mas deixando claro que um livro é um livro e isso basta, Lane Smith criou uma história ilustrada, tanto para crianças quanto para adultos, sobre o nosso velho e bom - e amado - livro.
Aquele que, ao contrário dos produtos eletrônicos, não apita, não interage, não conecta nem retwitta. Mas que, só pela emoção da narrativa e das imagens, prende a atenção (e ainda rouba o coração) de qualquer um.
Computador, Leitura, Argumentação, Livro, Amizade, Tecnologia, Curiosidade, Animais
Nessa fábula com ares modernos, Lane Smith nos apresenta suas personagens: um macaco, um burro e um rato, e como centro da história, um livro. Mas para que serve esse livro que o macaco tanto olha?
Com essa premissa simples, o escritor e ilustrador aborda de forma lúdica o advento de duas revoluções importantes para a humanidade: a tecnologia do livro impresso e a tecnologia digital, e nesse comparativo somos presenteados com um livro metalinguístico, que gera e nos faz refletir sobre nossas relações com os textos e as histórias no mundo de hoje.
Trabalhando diálogos curtos e precisos, mas sempre com um humor intrínseco e imagens coloridas, vemos esse embate para nos apaixonar cada vez mais pela leitura, e a sua forma mais tradicional - o livro!
Sugerindo livros: AQUI
Sequência didática: AQUI
Sugestões de atividades: AQUI
É um livrinho
Um livro é um brinquedo nas mãos de um bebê. Mesmo sem acompanhar a história, eles adoram olhar as ilustrações, virar as páginas, dar uma mordidinha...
Como uma versão “mini” de É um livro, que reafirma o amor às letras impressas em papel frente às novas tecnologias, aqui um burrinho procura saber para que serve o objeto quadrado que tem nas mãos. Uma ode, bastante divertida, ao velho e bom livro. AQUI
Essa história foi contada para as crianças do Infantil 2. Como foi a primeira leitura do semestre, aproveitei as ilustrações para mostrar como manusear um livro. As crianças exploraram as imagens e se identificaram com elas, mas não concordaram com o burrinho quando ele joga o livro: “nãoo, tiaa, não pode estragar o livro, tem que cuidar!”. E o macaco, de um jeito bem simples, explica que o livro serve para ler. Aliás, os dois bichinhos protagonistas usam fralda, o que chama a atenção das crianças. Continua: AQUI
Livros brincantes: AQUI
Livros sensoriais: AQUI
Livro infantil: AQUI
Bebê/Maternal/Creche: AQUI
10 motivos para amar os livros: AQUI
Comemorações/Projetos/Aulas: AQUI
Dia nacional do livro infantil/Projeto/Aulas: AQUI
Mediação de leitura: AQUI
Pizza literária: AQUI
Montar livrinhos: AQUI
Monteiro Lobato: AQUI
Sequência didática M.Lobato: AQUI
Literatura clássica: AQUI
Andersen: AQUI
Contos de Andersen: AQUI
Feiras literárias: AQUI
+ sobre comemoração, dia do livro infantil(nacional, internacional) AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.