Marisa Maia/Fernanda Peralta
Joaquim gosta do banho. Ele brinca e molha tudo em volta. E o gatinho? Gosta de banho?
O banho de Joaquim é um livro para os pequenos, e desde o princípio eu queria explorar isso, com ilustrações coloridas e que instigassem a participação em um momento de leitura compartilhada. As cores fortes fazem um diálogo com a tipografia usada no projeto, e palavras-chave têm destaque em cada parte da história, para tornar ainda mais divertida a leitura.
Por fim, a ideia com cada cena era construir uma hora do banho rica, animada e que conduzisse o pequeno leitor ao divertido final da história; afinal, o que pode dar errado com um gatinho que assiste seu dono tomando banho?
Temas: Quotidiano de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rurais); Relacionamento pessoal e desenvolvimento de sentimentos de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rurais); Animais da fauna local, nacional e mundial; Jogos, brincadeiras e diversão.
Sobre a obra: O banho de Joaquim apresenta às crianças uma situação cotidiana, que elas conhecem bem: a hora do banho. Na obra, Joaquim, um menino entre 2 e 4 anos, está na banheira tomando um gostoso banho, enquanto sua mãe e seu pai o observam e ajudam, divertindo-se com ele.
O livro se passa no banheiro, cômodo da casa em que normalmente as crianças tomam banho, com suas características arquitetônicas e de decoração: paredes de azulejo, banheira, espelho, prateleiras com produtos de higiene pessoal e também brinquedos que as crianças costumam levar para o banho – um patinho e uma baleia de borracha, com os quais Joaquim brinca.
Outros objetos apresentados são o sabão, que a mãe usa para ajudá-lo a se lavar, e a toalha, que o pai segura ao esperar que o banho termine. Na história há também um gato, que participa do banho de Joaquim e, surpreendentemente, também acaba entrando na banheira.
É um livro muito interessante para as crianças bem pequenas, porque apresenta uma situação conhecida, o banho.
O livro tem a capacidade de mobilizar efetivamente as crianças, que se identificam com Joaquim quando ele está na banheira, brinca com a água e é acompanhado por seus pais nesse momento. Mesmo sendo um livro simples, com pouco texto, traz uma característica importante na Literatura: a capacidade de envolver o leitor por meio de situações em que ele se reconhece e nas quais predomina a afetividade, gerando empatia e identificação.
Tutorial do professor: AQUI
Sugestões de atividades: AQUI
O banho de Nina: AQUI
Banho: AQUI
O banho da bicharada: AQUI
Baleia na banheira: AQUI
Gabriel já pro banho: AQUI
As unhas das oncinhas: AQUI
Muito cansado e bem acordado: AQUI
Banho: AQUI
Higiene: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.