Liliana Iacocca
Este livro possibilita à criança a percepção
das cores e formas, além de trabalhar
a lateralidade: esquerdo/direito
O livro Clact... clact... clact..., de autoria de Liliana e Michele Iacocca, ressalta a história de uma tesoura mandona que encontra vários papeizinhos coloridos picados e fica horrorizada com a bagunça.
Bem que ela tenta colocar ordem ali, pede para os papéis amarelos ficarem do lado esquerdo e os papéis azuis do lado direito, possibilitando, assim, mostrar à criança a lateralidade: esquerdo/direito.
Depois, a tesoura solicita aos papéis que se transformem em formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, mas ela não fica satisfeita com a arrumação.
Dicas pedagógicas
Fases para o uso da tesoura
Livro
DESTAQUE
Aula de literatura/Estudo da capa/Geometria/Produção textual e muito mais!
Projeto
· noções de limite, espaço, cores, formas geométricas, direita / esquerda.
· reconhecimento e distinção entre cores e formas.
· memória auditiva e visual.
· controle corporal no recorte com maior coordenação dos movimentos finos.
· interpretação oral e concreta através do desenho.
· noções matemáticas (adição, medidas, distância, linhas retas e curvas,etc).
· expressão plástica com o recorte e colagem de figuras com a ideia de representação artística.
· criatividade na confecção de fantoches das formas da historia;
· elaboração de histórias orais com dramatização na casinha de fantoches;
· produção de um livro a partir de figuras recortadas de livros e jornais envolvendo uma tesoura mágica...
Atividade no chão....
Literatura e Matemática
Ao ler a história pela primeira vez para os seus alunos, aproveite
para explorar os aspectos matemáticos referentes às formas geométricas que aparecem no livro:
quadrado, círculo, triângulo, trapézio, paralelogramo e pentágono.
Para isso, antes de ler algum trecho da história em que será
dito o nome de uma delas, por exemplo, triângulo,
faça questionamentos do tipo:
para explorar os aspectos matemáticos referentes às formas geométricas que aparecem no livro:
quadrado, círculo, triângulo, trapézio, paralelogramo e pentágono.
Para isso, antes de ler algum trecho da história em que será
dito o nome de uma delas, por exemplo, triângulo,
faça questionamentos do tipo:
Quem já viu uma figura como essa?
Quem sabe o nome dela?
Há na classe algum lugar onde essa figura apareça?
Quando terminar a discussão volte para o texto e discuta as respostas com as crianças.
Esse procedimento permite que os alunos mostrem qual o conhecimento que eles têm sobre determinada figura e possam com a sua ajuda (pelo uso que você fará do nome da figura) e do texto, se apropriar do termo após algum tempo.
Dança das figuras.Esse procedimento permite que os alunos mostrem qual o conhecimento que eles têm sobre determinada figura e possam com a sua ajuda (pelo uso que você fará do nome da figura) e do texto, se apropriar do termo após algum tempo.
Continua
AQUI
Sequência didática
AQUI
AQUI
Sugestão de atividade
Conteúdos, objetivos e habilidades:
Recomendamos o uso do livro em sala de aula com crianças de cinco
e seis anos. Com o uso do livro Clact... clact... clact...
Você pode trabalhar a identificação, comparação, descrição,
classificação e desenho de formas geométricas planas.,
visualização e representação de figuras planas, compreensão
das propriedades das figuras geométricas, perceber
a regularidade em uma seqüência dada e criar sequências.
Esse trabalho permite o desenvolvimento de algumas
habilidades tais como a visualização, percepção espacial,
análise, desenho, escrita e construção.
Lendo a história O trabalho com a leitura e com as explorações
literárias da história deve ser o início de todo o processo a ser
desenvolvido a partir do livro.
Ao analisar a capa, proponha aos seus alunos que façam a
leitura intuitiva, levando-os a colocar suas expectativas em relação
ao texto a ser lido, procurando discutir as palavras novas e os
sons onomatopaicos fortemente presentes na história.
Escute e perceba as críticas e opiniões dos alunos sobre a história.
Você também pode parar a leitura do livro em um determinado
momento e discutir com a classe o que será que vai acontecer
em seguida, como eles acham que a história continua, podendo
mesmo registrar em forma de texto coletivo a continuação
imaginada pelas crianças.
Depois, você pode sugerir aos alunos que comparem a
versão dada pela classe com a originalmente proposta no livro.
Vale ressaltar que esse é um livro sem final definido, pois
após organizar todos os papéis, a tesoura espirra e tudo fica
como ela encontrou no início, você pode discutir esse fato com
os alunos e propor a eles que elaborem um outro final para a história.
Fonte: AQUI
AQUI
AQUI
Sugestão de atividade
Conteúdos, objetivos e habilidades:
Recomendamos o uso do livro em sala de aula com crianças de cinco
e seis anos. Com o uso do livro Clact... clact... clact...
Você pode trabalhar a identificação, comparação, descrição,
classificação e desenho de formas geométricas planas.,
visualização e representação de figuras planas, compreensão
das propriedades das figuras geométricas, perceber
a regularidade em uma seqüência dada e criar sequências.
Esse trabalho permite o desenvolvimento de algumas
habilidades tais como a visualização, percepção espacial,
análise, desenho, escrita e construção.
Lendo a história O trabalho com a leitura e com as explorações
literárias da história deve ser o início de todo o processo a ser
desenvolvido a partir do livro.
Ao analisar a capa, proponha aos seus alunos que façam a
leitura intuitiva, levando-os a colocar suas expectativas em relação
ao texto a ser lido, procurando discutir as palavras novas e os
sons onomatopaicos fortemente presentes na história.
Escute e perceba as críticas e opiniões dos alunos sobre a história.
Você também pode parar a leitura do livro em um determinado
momento e discutir com a classe o que será que vai acontecer
em seguida, como eles acham que a história continua, podendo
mesmo registrar em forma de texto coletivo a continuação
imaginada pelas crianças.
Depois, você pode sugerir aos alunos que comparem a
versão dada pela classe com a originalmente proposta no livro.
Vale ressaltar que esse é um livro sem final definido, pois
após organizar todos os papéis, a tesoura espirra e tudo fica
como ela encontrou no início, você pode discutir esse fato com
os alunos e propor a eles que elaborem um outro final para a história.
Fonte: AQUI
O jardim de Matisse: Ouvindo: AQUI
As tesouras de Henry: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.