BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, junho 27, 2019

Música>O caderno/Toquinho>Atividade literária>Linguagem musical>27/06/2019

Imagem relacionada


Aula
Viajando pelo mundo das letras e das palavras

Interpretação
Dinâmica
Sequência didática


O presente trabalho pretende analisar o poema-canção O Caderno tendo como referência para esta análise o roteiro apresentado pela Profa. Dra. Maria Cristina Costa, dividido em quatro partes:
1. Apresentação da obra Nesta parte, a obra será apresentada incluindo o motivo da escolha da mesma e a descrição do primeiro contato com ela.
2. Aspectos históricos Aspectos envolvendo autores, influência e antecedentes, contato com o público, repercussão, críticas e premiações serão abordados nesta parte.
3. Aspectos linguísticos e tecnológicos Serão estudados aqui aspectos envolvendo a linguagem e suportes para materialização da obra.
4. Aspectos estéticos e formais O relacionamento da obra com o público dentro de suas características estéticas concluirá o trabalho.
Servirá de apoio para este trabalho o livro Ficção, Comunicação e Mídias (Costa, 2001), por tratar de assunto muito concernente à temática aqui abordada, além de outros autores que se aprofundaram nas linguagens que envolvem a produção artística.
Continua:  AQUI
Continua/para imprimir

Ouvindo e vendo

Trabalhando com letra de música
O trabalho com letra de música em sala de aula é muito interessante, além de resgatar alguns valores, ainda torna a aula dinâmica e alegre. As músicas que trabalho em sala variam desde regionais, infantis, gospel , MPB, hap e outra..Tento contemplar todos os estilos durante o ano, respeitando os gostos e valores a serem resgatados na música.
.Começo fazendo a leitura da música para a sala;
.Problematizo a letra com questões sobre a mensagem da música;
.Discuto a tipologia textual, versos, estrofes, rimas, caso tenha..
.Diferencio compositor de cantor;
.Faço uma leitura coletiva com a sala, onde todos terão oportunidade de fazê-lo;
.Cantamos com utilização do CD;
.Dramatizamos a música, destacando personagens, caso tenha..
.Faço então estudo com a letra da música, de acordo com o objetivo da aula, alguma das opções: estudo do texto, análise linguística ou reprodução de texto ( escrita ou com desenhos);
Projeto: O uso da canção na sala de aula
A música é uma linguagem universal capaz de mexer com emoções de todos os indivíduos. 
A música contribui para a formação integral, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos. A sala de aula que utiliza a música como recurso pedagógico é um ambiente mais propenso à tranquilidade, ao entendimento e à interação social. Os alunos, quando são motivados pelo lúdico, realizam melhor o processo de ensino aprendizagem. O prazer que a música proporciona é incontestável, uma vez que, por meio dela podemos descobrir e conhecer novos mundos e aprendizagens, aprender a valorizar os costumes e culturas de outros povos, e, sobretudo, as nossas ações afetivas sobre as mazelas sociais que afligem a humanidade. O nosso país possui um acervo cultural fantástico no âmbito musical, porém é difícil contemplar todos os gêneros e artistas. Sendo assim, após várias pesquisas, disponibilizo algumas sugestões de músicas que podem ser utilizadas nas atividades propostas. 
Os objetivos desta proposta são: 
Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de músicas brasileiras;
Criar oportunidades de cultura e lazer nas aulas;
 Resgatar a memória musical; 
Possibilitar que os alunos interpretem as letras musicais apresentadas com criticidade e autonomia; 
Estimular a criatividade; 
Facilitar a escrita com maior domínio ortográfico; 
 Ampliar o vocabulário e a capacidade de comunicação; 
Refletir sobre as diferentes emoções dos seres;
Vejam as atividades:  AQUI

Confecção de cartazes

-vídeo da música;
-cantar a música;
-rodinha de conversa e confecção de cartazes com o tema: cuidados e importância do caderno;
-colorir folha xerocopiada com a letra e ilustrações da música;





Link para essa postagem


2 comentários:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios