Aula
Viajando pelo mundo das letras e das palavras
Interpretação
Dinâmica
Sequência didática
O presente trabalho pretende analisar o poema-canção O Caderno tendo como referência para esta análise o roteiro apresentado pela Profa. Dra. Maria Cristina Costa, dividido em quatro partes:
1. Apresentação da obra Nesta parte, a obra será apresentada incluindo o motivo da escolha da mesma e a descrição do primeiro contato com ela.
2. Aspectos históricos Aspectos envolvendo autores, influência e antecedentes, contato com o público, repercussão, críticas e premiações serão abordados nesta parte.
3. Aspectos linguísticos e tecnológicos Serão estudados aqui aspectos envolvendo a linguagem e suportes para materialização da obra.
4. Aspectos estéticos e formais O relacionamento da obra com o público dentro de suas características estéticas concluirá o trabalho.
Servirá de apoio para este trabalho o livro Ficção, Comunicação e Mídias (Costa, 2001), por tratar de assunto muito concernente à temática aqui abordada, além de outros autores que se aprofundaram nas linguagens que envolvem a produção artística.
Continua: AQUI
Continua/para imprimir
Ouvindo e vendo
Trabalhando com letra de música
O trabalho com letra de música em sala de aula é muito interessante, além de resgatar alguns valores, ainda torna a aula dinâmica e alegre. As músicas que trabalho em sala variam desde regionais, infantis, gospel , MPB, hap e outra..Tento contemplar todos os estilos durante o ano, respeitando os gostos e valores a serem resgatados na música.
.Começo fazendo a leitura da música para a sala;
.Problematizo a letra com questões sobre a mensagem da música;
.Discuto a tipologia textual, versos, estrofes, rimas, caso tenha..
.Diferencio compositor de cantor;
.Faço uma leitura coletiva com a sala, onde todos terão oportunidade de fazê-lo;
.Cantamos com utilização do CD;
.Dramatizamos a música, destacando personagens, caso tenha..
.Faço então estudo com a letra da música, de acordo com o objetivo da aula, alguma das opções: estudo do texto, análise linguística ou reprodução de texto ( escrita ou com desenhos);
.Começo fazendo a leitura da música para a sala;
.Problematizo a letra com questões sobre a mensagem da música;
.Discuto a tipologia textual, versos, estrofes, rimas, caso tenha..
.Diferencio compositor de cantor;
.Faço uma leitura coletiva com a sala, onde todos terão oportunidade de fazê-lo;
.Cantamos com utilização do CD;
.Dramatizamos a música, destacando personagens, caso tenha..
.Faço então estudo com a letra da música, de acordo com o objetivo da aula, alguma das opções: estudo do texto, análise linguística ou reprodução de texto ( escrita ou com desenhos);
Projeto: O uso da canção na sala de aula
A música é uma linguagem universal capaz de mexer com emoções de
todos os indivíduos.
A música contribui para a formação integral, reverencia os
valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a
expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o
desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos.
A sala de aula que utiliza a música como recurso pedagógico é um ambiente
mais propenso à tranquilidade, ao entendimento e à interação social. Os alunos,
quando são motivados pelo lúdico, realizam melhor o processo de ensino
aprendizagem. O prazer que a música proporciona é incontestável, uma vez que,
por meio dela podemos descobrir e conhecer novos mundos e aprendizagens,
aprender a valorizar os costumes e culturas de outros povos, e, sobretudo, as
nossas ações afetivas sobre as mazelas sociais que afligem a humanidade. O nosso país possui um acervo cultural fantástico no âmbito musical, porém
é difícil contemplar todos os gêneros e artistas. Sendo assim, após várias pesquisas,
disponibilizo algumas sugestões de músicas que podem ser utilizadas nas atividades
propostas.
Os objetivos desta proposta são:
Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de
músicas brasileiras;
Criar oportunidades de cultura e lazer nas aulas;
Resgatar a memória musical;
Possibilitar que os alunos interpretem as letras musicais apresentadas com
criticidade e autonomia;
Estimular a criatividade;
Facilitar a escrita com maior domínio ortográfico;
Ampliar o vocabulário e a capacidade de comunicação;
Refletir sobre as diferentes emoções dos seres;
Vejam as atividades: AQUI
Confecção de cartazes
-vídeo da música;
-cantar a música;
-rodinha de conversa e confecção de cartazes com o tema: cuidados e importância do caderno;
-colorir folha xerocopiada com a letra e ilustrações da música;
-cantar a música;
-rodinha de conversa e confecção de cartazes com o tema: cuidados e importância do caderno;
-colorir folha xerocopiada com a letra e ilustrações da música;
Link para essa postagem
Amei a página! Obrigada pelas excelentes postagens!
ResponderExcluirObrigada!
Excluir