Ana Maria Machado
Podemos escolher o local para construir nossa casa sem pensar nas consequências?
Podemos invadir a natureza sem ter cuidados específicos?
Esta história nos envia a mensagem de que tudo deve ser pensado antes de decidirmos onde construir nossa casa...Uma família decide ter uma casa na praia, pertinho da mata.
O entusiasmo de viver perto da natureza é grande, e aos poucos eles vão modificando o ambiente em que vivem.Afinal, como fica a mata e a praia com essa família?
Paula e Beto são crianças de apartamento que um dia passam a desfrutar de uma casa de praia com quintal. Só que os adultos logo "urbanizam" o lugar: limpam o mato, cimentam o chão para a churrasqueira, botam luz no jardim e no quintal.
Com isso, afugentam o que há de melhor: a natureza, com toda a sua exuberância.
Atividades: AQUI
Assista: AQUI
Maravilha de contação Sany Rios!
Sugestão de atividade pós-história: observar os bichinhos que moram em casa, no jardim, nas áreas abertas no condomínio, no quintal... fazer uma lista dos animaizinhos que encontrar, pesquisar sobre cada e montar um mural de vizinhos. Pesquisar os bichinhos citados na história, fazer uma álbum de figuras de bichos, com suas respectivas casas.
A natureza está em volta de nós, a água, o ar, o sol, as matas, o solo, os animais.
É o mundo em que vivemos e do qual tiramos tudo o que é necessário para a nossa existência como ser vivo.
Mas é preciso saber usar com responsabilidade e cuidados todos os elementos da natureza para não causar danos ao ambiente e, consequentemente, garantir a nossa existência na Terra.
MEIO AMBIENTE: CONHECER PARA PRESERVAR
PROBLEMATIZAÇÃO:
Entendemos que é na infância que se desenvolvem hábitos saudáveis e se estabelece padrão de comportamento baseados em valores morais e sociais. Assim, surge a intenção de desenvolver em nossos alunos ações e posturas responsáveis e saudáveis, seja junto à natureza, em suas casas ou mesmo na comunidade onde vivem.
REFLEXÃO TEMÁTICA
"Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida".
Vejam tudo AQUI
Meio ambiente preservado, conservado e degradado
Meio ambiente
Tânia Andrade e Valdith Jerônio
Editora Grafset
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.