BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, junho 09, 2019

Arraiá na floresta vem cá>Arraiá literário>Dicionário juninário>Produção textual>Atividade PDF>09/06/2019


Gelça Alencar

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
Campo Semântico: Festa Junina
AQUI

Arraiá literário
Sugestão para estimular a leitura em ritmo junino
Na Pescaria, os estudantes foram presenteados com dicas de leitura e brindes confeccionados com materiais recicláveis, como garrafas PET, retalhos de EVA e papelão. Na Barraca da Mensagem, eles puderam escolher trechos de livros para trocarem com seus amigos. Além disso, eles puderam aproveitar um painel ilustrado com um casal de “caipiras” – personagens da data – para tirar selfies.  


PDF/Contação da história: AQUI
Hora da história: AQUI
Livro PDF: AQUI
Atividades PDF: AQUI

Projeto São João literário
Produção textual temática junina
Tornar uma das festas mais populares do Brasil em um evento que promova a leitura e a produção literária trabalhando conteúdos didáticos relacionados e colocando as escolas – alunos, professores e comunidade escolar – como protagonistas.  
Produção de um varal de trava-línguas
 Objetivos: 
• Escrever textos de memória;
 • Ler antes de saber ler convencionalmente; 
• Ler o texto, colocando em uso diferentes estratégias de leitura; 
• Conhecer e ampliar o repertório de trava-línguas.  
Produção de bandeirinhas com adivinhas
 Objetivos:
 • Escrever textos de memória; 
• Ler antes de saber ler convencionalmente; 
• Ler o texto, colocando em uso diferentes estratégias de leitura; 
• Conhecer e ampliar o repertório de adivinhas.
Produção de bandeirinhas com quadrinhas populares
 Objetivos:
 • Escrever textos de memória;
 • Ler o texto, colocando em uso diferentes estratégias de leitura; 
• Conhecer e ampliar o repertório de quadrinhas populares; 
• Produzir quadrinhas populares, respeitando-se a rima.  
Produção de um livro de receitas típicas 
 Objetivos:
 • Ampliar o repertório de possibilidades culinárias nas festas juninas;
 • Ler e escrever receitas, observando as características do gênero;
• Relacionar o gênero à situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente.
 Produção escrita de cartões com poemas para correio-elegante
 Objetivos:
 • Ampliar o repertório de poemas conhecidos; 
• Relacionar o gênero à situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente; 
• Identificar, com o auxílio do professor, possíveis elementos constitutivos dos poemas: segmentação em versos e estrofes, funcionamento do ritmo e da rima, efeito de sentido de comparações, metáforas etc.
 • Observar o funcionamento do ritmo e da rima, nos poemas, para compreender alguns de seus usos;
Selecionar, dentre os poemas lidos, aqueles que mais se adequam ao portador "cartão de correio-elegante”.
Continua

Aula
Chegou o dia do arraiá(quadrilha)
AQUI


Dicionário juninário
Sabe o que é?


O ciclo junino é uma época do ano excelente para você fazer um projeto didático, pois existem inúmeras formas de abordar a interdisciplinaridade e tratar conteúdos de maneira prazerosa.
O estudo deste tema já sugere inúmeras atividades a serem feitas, inclusive para conhecê-lo melhor. 
Ah! E por falar nisso, você sabia que ele tem sua origem nas festas pagãs que aconteciam na Europa, onde se comemoravam as boas colheitas e o fim do inverno? Só que estas foram modificadas por causa da força da Igreja, que tentou acabar com estas festas profanas, como não conseguiu e deu um “jeitinho” de relacionar as comemorações aos santos da época.
Bem, mas a proposta é construir um JUNINÁRIO, não é? 
Então, aí vão algumas dicas e orientações para você organizar seu trabalho.











Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios