Ilan Brenman
Laura é uma garota curiosa. Curiosa e esperta como todas as crianças devem ser. E sua personalidade sapeca contribui para divertir também os adultos, com suas tentativas de entender um pouco de tudo.
Foi Laura quem perguntou ao pai se até as princesas soltam pum?
Depois de descobrir dúvida tão perturbadora, já mais crescida, Laura, claro tem outras dúvidas a serem respondidas.
No livro "Pai todos os animais soltam pum?", da editora Brinque Book, perguntas pertinentes e engraçadas são pensadas pela menina, e quem vai ter que responder - ou pelo menos, se esforçar para - é o seu querido pai, que munido de paciência e imaginação tenta, e apenas tenta, saciar tantas dúvidas de sua filha.
PAI, TODOS OS ANIMAIS SOLTAM PUM?
Texto: Ilan Brenman
Ilustrações: Ionit Zilberman
Temas: Meio ambiente, Ciências, História,
Diversidade animal, Curiosidade e Infância
Temas transversais: Meio ambiente
Proposta de trabalho: AQUI
Como Pai, todos os animais soltam pum?
Nas mãos, apresente-lhes
o livro com a capa aberta.
O que veem?
Tem ideia sobre qual história o livro
vai contar?
Os animais também soltam pum como nós?
Todos eles? Por que isso
acontece?
Já viram algum bicho soltando pum? (Curiosidade e Infância).
Lendo o livro
Para atrair a atenção de todos, é recomendável ler a história em voz alta e pedir aos alunos
que fi quem atentos às ilustrações e a palavras que não conheçam.
Na sequência, retome a
leitura de forma detalhada:
• o que acharam da história? Era o que haviam imaginado?
• na p. 6, há uma fi ta métrica. Para que serve? Também costumam medir a altura? E o
peso?
• na p. 13, o pai de Laura diz que os golfinhos são mamíferos. O que é um mamífero?
• nas pp. 16 e 17, eles falam sobre os dinossauros. Que tipo de animais eram os dinossauros?
O que sabem sobre eles?
• Laura e o pai dela falam em efeito estufa (p. 18), aquecimento global (p. 20) e calotas
polares (p. 21). O que isso tudo tem a ver com pum? Por quê?
• O que acharam das respostas do pai de Laura? Será que ele acertou tudo?
• Leia o item “Você sabia” da p. 26 e abra para discussão, dúvidas e perguntas.
Após a leitura
História discutida, dúvidas desfeitas, hora de ampliar as atividades:
• como Laura, no início da história, os alunos estão crescendo e gostam
de saber disso.
Então, aproveite para conferir a altura
e o peso de todos eles e, a partir daí, explicar a importância
dessas informações para a nossa saúde (Ciências).
Esse acompanhamento
poderá ser feito e registrado numa cadernetinha
individual, uma vez por mês, ou a cada dois, três meses,
até o final do ano, quando todos poderão perceber o
quanto cresceram.
Eles também poderão “carimbar” os pés e as mãos
com tinta no papel, para comparar o quanto estão crescendo;
• peça para pesquisarem o motivo pelo qual soltamos
pum.
Oriente-os para que procurem informações
sobre o processo de digestão do homem.
É igual ao
dos animais? (Ciências)
Do que é feito o pum?
Por que
colabora para o aquecimento global?
De que maneira a
pecuária, por exemplo, participa desse processo, sendo
responsável por 28% das emissões mundiais de metano?
E as
plantações? E o desmatamento?
Sabiam que as matas também
emitem gás metano? (Meio ambiente)
Pesquisa feita, cada
grupo apresentará à classe o que descobriu;
• em seguida, peça para que, ainda em grupo, ampliem a pesquisa: que outros gases, outras
substâncias contribuem para o efeito estufa?
De que forma isso ocorre?
O que é gás
metano? O que é efeito estufa?
E aquecimento global? Camada de ozônio?
De que
forma e quando esse aquecimento é sentido no nosso dia a dia?
Os alunos poderão fazer
cartazes para ilustrar a pesquisa (Meio ambiente e Meta do Milênio 7);
• em sala de aula, para ajudar os alunos a entender melhor o assunto, uma boa dica é a
Cartilha do Planetinha, que foi desenvolvida, de maneira didática e atraente aos olhos
dos pequenos, pelo Grupo de Pesquisa em Mudanças Climáticas (GPMC) do Centro
de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais, e está disponível, gratuitamente, no site do instituto: http://mudancasclimaticas.cptec.inpe.br/~rmclima/pdfs/Planetinha_e_sua_turma.pdf;
• assunto aprofundado, peça para que cada grupo elabore propostas, que poderão ser
aplicadas em suas rotinas em casa e na escola, para tentar reduzir a emissão de gases
maléficos ao planeta. Propostas apresentadas, quais podem ser colocadas em prática na
rotina escolar?
Coleta seletiva? Reciclagem?
Abolir o uso de copos descartáveis (cada
aluno leva sua canequinha com nome), papel alumínio e embalagens de isopor?
Economia
de água e luz?
Aproveitar melhor o material escolar? O que mais?
Que tal envolver
toda a comunidade escolar nas novas práticas?
Os próprios alunos poderão apresentar
palestras para o resto da escola sobre o assunto.
Que tal, como estudo de meio, levar
a turma para uma visita a uma cooperativa de reciclagem? (Ciências, Meio ambiente e Meta do Milênio 7);
• a partir dos diversos animais citados no livro, aproveite para falar sobre a diversidade
animal (na Terra, existem mais de dez milhões de espécies de seres vivos, dois deles
são animais/Ciências): mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes; animais vertebrados
e invertebrados; animais silvestres, domésticos e de estimação; animais em extinção
(conhecem algum?) e animais extintos como os dinossauros.
O que sabem sobre os
dinossauros?
Em que época eles viveram?
Trecho:
Laura já havia crescido, e sua curiosidade era cada vez maior:
- Pai, todos os animais soltam pum?
O pai se lembrou da dúvida da filha em relação às princesas que soltavam pum. Dessa vez a pergunta era bem mais fácil. Fez uma cara de homem sábio e disse:
- Quase todos!
O pai tentou imaginar uma minhoca, depois de ter comido terra estragada, fazendo força para soltar um punzinho.
- Acho que não, filha. Minhoca não solta pum.
- E as pulgas soltam pum?
O pai já estava arrependido de ter dito que quase todos os animais soltavam pum. Ele não conseguia imaginar uma pulga saltitante tendo gases.
- Acho que as pulgas também não soltam pum, filha.[...]
- E as ovelhas e vacas, elas soltam pum?
Ao ouvir essa pergunta, o pai ficou de pé com ar de professor sabe-tudo e disse:
- As ovelhas e as vacas soltam tanto pum, que estão aumentando o efeito estufa.
- Não entendi nada - disse a filha.
O pai pegou um caderno e um lápis e começou a desenhar para a filha:
- Pum é o nome que damos para um gás que se chama metano, um dos responsáveis pelo aquecimento global - disse ele, todo orgulhoso de sua sabedoria.
Laura já havia crescido, e sua curiosidade era cada vez maior:
- Pai, todos os animais soltam pum?
O pai se lembrou da dúvida da filha em relação às princesas que soltavam pum. Dessa vez a pergunta era bem mais fácil. Fez uma cara de homem sábio e disse:
- Quase todos!
O pai tentou imaginar uma minhoca, depois de ter comido terra estragada, fazendo força para soltar um punzinho.
- Acho que não, filha. Minhoca não solta pum.
- E as pulgas soltam pum?
O pai já estava arrependido de ter dito que quase todos os animais soltavam pum. Ele não conseguia imaginar uma pulga saltitante tendo gases.
- Acho que as pulgas também não soltam pum, filha.[...]
- E as ovelhas e vacas, elas soltam pum?
Ao ouvir essa pergunta, o pai ficou de pé com ar de professor sabe-tudo e disse:
- As ovelhas e as vacas soltam tanto pum, que estão aumentando o efeito estufa.
- Não entendi nada - disse a filha.
O pai pegou um caderno e um lápis e começou a desenhar para a filha:
- Pum é o nome que damos para um gás que se chama metano, um dos responsáveis pelo aquecimento global - disse ele, todo orgulhoso de sua sabedoria.
Ouvindo: AQUI
Máquina de pum: AQUI
Os cinco sentidos
Idade dos alunos: 5 e 6 anos
Áreas do conhecimento: Corpo Humano
Introdução: Neste semestre trabalhamos a estimulação dos órgãos dos sentidos como determinantes da percepção que temos do mundo. Procuramos desenvolver a capacidade de observação e de registros de objetos, através das atividadese/ou experiencias e proposta estudadas e observadas.
VISÃO
Leitura do livro (Pai, todos os animais soltam pum?).
Vídeo musical explicando sobre o pum
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.