BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, julho 24, 2023

Amarelindo>Recursos poéticos e coloridos>Elementos da natureza>Galo bom de goela>24/07/2023


Adriano Messias/Elma

Este livro de poesias trata de um pintinho que queria que os seres e as coisas fossem amarelos como ele. Por isso, sai daqui e dali bicando tudo e, com isso, pintando e tingindo o mundo como bem gostaria. Porém, no meio dessa jornada, ele terá uma surpresa desafiadora para que possa se tornar um colorido galo carijó.
Amarelindo também brinca com os sons e os ritmos das sílabas, o que torna a leitura uma aventura ainda mais divertida.  

Vídeo tutorial: AQUI

Gênero: poesia
TCTs: cidadania e civismo (direitos da criança e do adolescente; educação em direitos humanos; vida familiar e social); meio ambiente (educação ambiental); multiculturalismo (diversidade cultural)
Tópicos para orientação do professor: animais; aventura; conflitos existenciais; conflitos de identidade; cores; elementos da natureza; respeito.
O leitor iniciante está em uma fase da leitura em que há muitas novidades e estímulos. Neste momento, é importante incentivar a sensibilidade estética (sonoridade, silabação, rimas, musicalidade, jogos de linguagem, etc.), o pensamento lógico, a socialização e os valores éticos que nortearão a vida. Os enredos devem enriquecer a imaginação, a curiosidade e desafiar a inteligência. O senso de humor é muito bem-vindo e as ilustrações ainda são elementos importantes no processo de entendimento textual.
Amarelindo
"Não gosto não quero. Fique já amarelo!"
Era  o mantra do pintinho. Tudo que ele bicava ficava amarelo, pois era assim seu mundo. 
Mas ficou tudo igual, e ele não gostou mais. Pensou: 
" Amarelindo: meu próprio nome diz, que amar é algo lindo e um jeito de ser feliz"
E assim desamarelou a paisagem, por que tudo não precisava ser amarelo.
Ele cresceu e se tornou um belo galo, trocando assim a rima pelo canto.

Projeto: Galo, galinha e pintinho: AQUI

Atividades com o galo, galinha, milho e ovos que podem auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora fina, grossa e outras coisas que você vai descobrir neste vídeo! AQUI

Dave Santana

Em Galo bom de goela o autor conta, em forma de verso, e também ilustra um causo bem contado. Humor, expectativa, jogo linguístico e um desfecho original marcam mais uma história de quem sabe manejar bem as palavras e as formas, as cores, enfim, as imagens.

É a história do galo Chico/ o campeão da canção. / E afirmo que esse fuxico não teve nenhuma / armação. /  Nhâ acordava cedo, de madrugada, com o canto do / Chico despertador. / Chico era o rei da galinhada, pois nhâ também era /agricultor.

Compreender o título da história; 
Continuar a história depois que a verdade é revelada;
 Dramatizar a história; 
Imaginar e contar outros causos; Saber mais sobre o autor.
Projeto de leitura: AQUI
Cantando: Galo, galo, galo sou: AQUI
Releituras galos/Aldemir Martins: AQUIAQUIAQUI
PDF:  Galo/Aldemir Martins: AQUI

No Linguagem e Afins

A galinha Biló e o galo Cocó: AQUI

Galo, galo não me calo: AQUI

O galinho gripado: AQUI




Link para essa postagem


2 comentários:

  1. Bom dia Krika. Como sempre, excelentes possibilidades para o pós-leitura. Quantos projetos interessantes nos proporciona um livro não é?. Tudo 'amarelindo' . Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além da beleza da obra,existem tantos recursos, né?Tudo maravilindo!

      Excluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios