Um livro para crianças que gostam de mistério e não dispensam acompanhar uma instigante investigação. Dona Coruja que prepare o bico, pois terá que interrogar o Sapo, o Pato, o Galo, o Tamanduá... Mas só descobrirá o culpado quem acompanhar a sagaz coruja até o fim...
Dona Coruja é investigadora de renome e está encarregada de resolver o mistério: afinal, quem transformou em cacos o pote do Marreco?
Dona Coruja ganhou destaque como investigadora depois de resolver O Caso das Bananas (publicado pela Brinque-Book em 2003). Agora, ela está de volta para ajudar o desolado Marreco a desvendar O Caso do Pote Quebrado.
COM BASE NO LIVRO “O CASO DO POTE QUEBRADO”, ALUNOS DO 1º ANO ESTUDAM A VACA E SUAS CARACTERÍSTICAS
Ainda investigando “O caso do pote quebrado” – livro de Mariana Massarani e Milton Célio de Oliveira Filho apresentado pela professora Juliana em sala de aula –, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, da unidade Taquaral, conheceram mais a fundo uma das principais personagens da obra literária: a Dona Vaca.
Suspeita de ter entrado na casa do marreco e quebrado o pote que dá nome à trama, ela virou alvo de investigação dos pequenos.
Por isso, durante a semana, eles aprenderam que vacas como a da história nos fornece leite, um ingrediente muito importante para a nossa saúde, presente em diversas receitas gostosas, como a do saboroso milk – shake, preparado por eles na ocasião.
Além disso, chegaram à conclusão de que a Dona Vaca não quebrou o pote nenhum, ao lerem a parte do livro em que ela diz:
“É mais fácil o camelo passar pelo buraco da agulha, do que eu por uma porta. Mesmo fazendo dieta!”
Suspeita de ter entrado na casa do marreco e quebrado o pote que dá nome à trama, ela virou alvo de investigação dos pequenos.
Por isso, durante a semana, eles aprenderam que vacas como a da história nos fornece leite, um ingrediente muito importante para a nossa saúde, presente em diversas receitas gostosas, como a do saboroso milk – shake, preparado por eles na ocasião.
Além disso, chegaram à conclusão de que a Dona Vaca não quebrou o pote nenhum, ao lerem a parte do livro em que ela diz:
“É mais fácil o camelo passar pelo buraco da agulha, do que eu por uma porta. Mesmo fazendo dieta!”
Para realização do projeto literário desse semestre, adotamos o livro “O caso do pote quebrado”
de Milton Célio de Oliveira Filho.
Nesta história o autor colocou na boca de animais dilemas que são, na verdade, humanos. Aqui os bichos falam no lugar dos homens...
E falam tão bem que inspiram reflexões, provocam dúvidas.
Retoma-se o velho ditado: “As aparências enganam!"
A cada bicho interrogado, surgem novos vestígios e começa um jogo de adivinhação e suspense.
Ganha quem conhece melhor a natureza.
Acompanhe a Dona Coruja nessa aventura e descubra quem afinal quebrou o pote do Sr. Marreco.
Essa história será o tema gerador do projeto literário, desenvolvido com as turmas do 1º ano, com o objetivo de proporcionar a observação, a análise e o estudo das características e peculiaridades dos bichinhos, estimulando a curiosidade e a pesquisa.
A criança, em suas relações com o ambiente que a cerca, concebe a natureza a seu modo.
Porém, à medida que ela cresce e se depara com fenômenos, fatos e objetos novos, ocorrem mudanças fundamentais na sua maneira de ver o mundo.
Este processo de desconstruindo antigos conceitos e construindo novos, reorganizando as idéias e modificando o pensamento e, portanto, o conhecimento, é o ato de aprender.
Assim, dentro do eixo Meio Ambiente, temos como objetivo ajudar as crianças a transformar suas concepções e formular novas representações do mundo, propondo situações de aprendizagem que fomentem a curiosidade, a descoberta do novo, a busca e formulação de explicações para os fenômenos da natureza e acontecimentos do mundo natural e social.
O trabalho com projetos possibilita a interação da temática principal com as diversas áreas do conhecimento, fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma contextualizada.
Nesta história o autor colocou na boca de animais dilemas que são, na verdade, humanos. Aqui os bichos falam no lugar dos homens...
E falam tão bem que inspiram reflexões, provocam dúvidas.
Retoma-se o velho ditado: “As aparências enganam!"
A cada bicho interrogado, surgem novos vestígios e começa um jogo de adivinhação e suspense.
Ganha quem conhece melhor a natureza.
Acompanhe a Dona Coruja nessa aventura e descubra quem afinal quebrou o pote do Sr. Marreco.
Essa história será o tema gerador do projeto literário, desenvolvido com as turmas do 1º ano, com o objetivo de proporcionar a observação, a análise e o estudo das características e peculiaridades dos bichinhos, estimulando a curiosidade e a pesquisa.
A criança, em suas relações com o ambiente que a cerca, concebe a natureza a seu modo.
Porém, à medida que ela cresce e se depara com fenômenos, fatos e objetos novos, ocorrem mudanças fundamentais na sua maneira de ver o mundo.
Este processo de desconstruindo antigos conceitos e construindo novos, reorganizando as idéias e modificando o pensamento e, portanto, o conhecimento, é o ato de aprender.
Assim, dentro do eixo Meio Ambiente, temos como objetivo ajudar as crianças a transformar suas concepções e formular novas representações do mundo, propondo situações de aprendizagem que fomentem a curiosidade, a descoberta do novo, a busca e formulação de explicações para os fenômenos da natureza e acontecimentos do mundo natural e social.
O trabalho com projetos possibilita a interação da temática principal com as diversas áreas do conhecimento, fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma contextualizada.
Sobre a obra: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.