BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
16 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, novembro 05, 2025

Superminhoca> Vi um bicho genial lá no fundo do quintal>Educação ambiental> 05/11/2025

 
Julia Donaldson/Axel Sheffer

Você tem um encontro marcado aqui com a super-heroína mais elástica e camarada do mundo. 
Não precisa ter medo de nada, pois a Superminhoca está aqui! 
E ela vai fazer de tudo para resgatar quem estiver em perigo. 
Ela pode ser um laço, um bambolê... Até uma linha de pesca. 
Mas quem vai resgatar a Superminhoca quando ela estiver em perigo? 
Mais uma parceria de sucesso de Julia Donaldson e Axel Scheffler.

“Superminhoca” destaca valores como empatia, coragem, trabalho em equipe e comunicação. 
Um exemplo claro é quando os insetos se unem para resgatar a minhoca. 
Essa demonstração de união e companheirismo ressalta o quão importante é ajudar os amigos em momentos de dificuldade.
A história permite reflexões sobre colaboração, amizade e a importância de respeitar cada ser vivo no ambiente natural. Pais e professores podem aproveitar para falar sobre ecossistemas, mas esse não é o foco principal do enredo.
A mensagem central é a de que todos podem ser heróis quando agem com bondade e solidariedade. Superminhoca ajuda seus amigos sem esperar nada em troca, e depois recebe a mesma ajuda em um momento de necessidade. Essa é uma lição valiosa para as crianças.
Vejam muito mais: AQUI

Ouvindo: AQUI
Julia Donaldson: AQUI

Sylvia Roech/Petra Elster

Quem se interessaria por uma pequena e insignificante minhoca? 
Crianças, borboletas, minhocas, formigas e tamanduás são alguns dos personagens desse colorido e inventivo cenário onde se passa essa história. 
A cada estrofe, cenas divertidas e fatos curiosos sobre uma minhoca. 
Para ilustrá-la, Petra Elster uSou fotografias, objetos, texturas e colagens para compor com cor e harmonia cada página, onde a minhoca Anne Lidia ora se esconde, ora vive suas aventuras.

Ouvindo: AQUIAQUI
Contexto investigativo
Objetivo: Mostrar um estudo sobre minhocas e a importância do trabalho com a Educação Ambiental desde a Educação Infantil. 
(...) "Assim foi planejada a leitura da história “Vi um bicho genial lá no fundo do quintal” da autora Sylvia Roersch. 
E, partindo disso promoveram-se diversas atividades que colocaram à prova as hipóteses das crianças sobre as minhocas e permitem considerar seus interesses, questionamentos e curiosidades visando a construção de conhecimentos."

Dinâmica: Bichinho surpresa: 

Cada criança deveria imaginar “qual o bichinho genial que vamos encontrar lá no fundo do quintal?”, após imaginar deveriam representar este bichinho através de um desenho que seria usado na dinâmica. 
Durante a realização da dinâmica apareceram diversos bichinhos, alguns que poderiam viver em um quintal e outros que não poderiam estar em um quintal, em função de seu tamanho, suas características.
(...) " “Este bicho é bem miúdo, come terra, come tudo. Não tem patas, não tem penas, não tem asas, nem antenas. Rola pra frente e pra trás, nenhum barulho ela faz. Na parede, sobe e desce e desenha a letra “S”. Quem sabe que bicho é? Adivinhe se puder.”. Fonte: AQUI

Atividades/Minhocas/Aulas: AQUI
Aula: Explorando a vida das minhocas: AQUI
Experiência visual: Minhocas de papel: AQUI

Minhocas: AQUI
Composteira/ Minhocário: AQUI

Coletânea compostagem: AQUI

Tem um cabelo na minha terra: AQUI

A minhoca e os passarinhos: AQUI

A fuga das minhocas: AQUI

A minhoca dorminhoca: AQUI

A borboleta e a minhoca: AQUI


COP30: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios