Valéria Macedo
Quatro povos e seus costumes Yano, Ëjcre, Üne, Oo — por incrível que pareça, essas quatro palavras significam a mesma coisa. Representam, na língua de quatro povos indígenas (os Yanomami, os Krahô, os Kuikuro e os Guarani Mbya), a palavra casa.
Através dela e de muitas outras palavras, o leitor é convidado a fazer um passeio pela imaginação e conhecer um pouco da vida e dos costumes desses grupos: onde moram, como se enfeitam, seus objetos, suas festas, sua língua. Uma aventura lúdica e muito enriquecedora.
Sobre a obra
Fugindo um pouco do ponto comum de somente vestir os alunos de índio, que tal preparar uma aula com atividades que apresentem a cultura indígena de forma mais aprofundada?
Separamos 7 dicas para te ajudar nessa missão ?
Aula: Livro: As fabulosas fábulas de Iauaretê:
As fabulosas fábulas de Iauaretê, de Kaka Wera Jecupe (Peirópolis)
Onça que se casa, senhora que detém sabedoria eterna, pena mágica. As fábulas deste povo que vive no Amazonas falam de forma simples de episódios da vida, como nascimento, morte, amor, paz, erros e acertos. O livro é ilustrado por Sawara, a filha adolescente do autor.
As Fabulosas Fábulas de Iauaretê: Ouvindo: AQUI, AQUI, AQUI
Iauaretê e o Jabuti
Vamos ver como o jabuti com sua esperteza conseguiu se livrar de ser devorado pela onça...
As fábulas falam de medo, coragem, dúvida, amor, morte, paz, oportunidade, erros e acertos que vivenciamos, divertindo e emocionando adultos e crianças.
Iauaretê e a anta: Ouvindo: AQUI
Iauaretê-mirim e o rio: AQUI
Cantando: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.