- Autor: Daniel Munduruku
- Tema: Meio ambiente / Pluralidade cultural / Conto / Lenda / Índio / Indígena /Tradição oral / Dia do Índio (19 de Abril)
"Nossos pais nos ensinam a fazer silêncio para ouvir os sons da natureza; nos ensinam a olhar, conversar e ouvir o que o rio tem para nos contar; nos ensinam a olhar os voos dos pássaros para ouvir notícias do céu; nos ensinam a contemplar a noite, a lua, as estrelas..."
Kabá Darebu é um menino-índio que nos conta, com sabedoria e poesia, o jeito de ser de sua gente, os Munduruku.
Cultura é o conjunto de manifestações de um povo, nos âmbitos artístico, social e linguístico. Conhecer outras culturas é ampliar horizontes e descobrir que outros povos se comportam de forma diversa, sob o efeito de outras perspectivas.
E no livro de Daniel Munduruku, o indiozinho Kabá Darebu, da tribo Munduruku, tem 7 anos e nos ensina um pouco sobre sua cultura.
O pequeno relata seu dia-a-dia, os costumes herdados de seus ancestrais, o amor de seus pais, e de como os índios lidam com as interferências do “homem branco”, como as roupas e as doenças. Ele explica, também, como as crianças vivem na aldeia, aprendendo sempre e se divertindo prá valer.
Índio,um dia na tribo
Aula
AQUI ou
Pode-se trabalhar o gênero textual receita culinária, artes plásticas apresentando como você vive em sua casa/cidade, e escrita de palavras do universo vocabular da história.
Mais atividades
Atividade remota: AQUI
Sequência didática
Literatura étnica
O caminho para colocar em prática a lei que estabelece o ensino das temáticas africana, afro-brasileira e indígena na escola
Texto e interpretação
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.