Alê Abreu
Narrada por meio de imagens e sem texto, a história mostra as diferenças que o tempo e a transformação do meio ambiente acarretam na paisagem de determinada cidade, na vida e nos costumes das personagens.
O livro traz muitas histórias em uma só: a história de um lugar, de pessoas e de uma macieira.
O que acontece com cada um?
Ao acompanhar a sequência narrativa por imagens, percebemos que o “progresso” modifica o lugar e o modo como nos relacionamos com ele.
- Temas abordados: Meio ambiente, Mudanças e permanências nas paisagens e costumes
- Temas transversais: Ética
- Gênero Literário: Conto por imagem
Livro imagem é sempre uma descoberta, a cada leitura uma nova visão dos fatos.
Este livro narra a história de um lugar onde se observa a mudança de paisagem.
Mostra o amor entre um pai e sua filha, os anos passam e tudo que foi plantado, foi colhido.
Ensinamento e carinho foram cultivados e passado adiante.
E nos deixa a mensagem de que sempre vale a pena plantar uma semente, seja de amor, ensinamentos, carinho ou de uma macieira.
Atividades sugeridas
Após ouvirem a contação do livro “Mas será que nasceria a macieira”, de Alê Abreu e Priscilla Kellen – Ed. FTD, as crianças criaram suas próprias árvores – de frutas variadas – usando pincel com tinta guache colorida e fazendo colagens com folhas de papel crepom sobre folhas A4 coloridas.AQUI
Projeto
Construindo o futuro,o lugar em que vivemos
Considerando o fato da necessidade do trabalho de História e Geografia, que não se resume basicamente à cidade e nas transformações da paisagem ao longo do tempo, percebe-se a necessidade de um trabalho contextualizado, para que se torne mais fácil a compreensão das relações de poder, autoridade e hierarquia presentes no município, bem como as modificações da paisagem, que para SANTOS se resume a: “Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc.”
A aprendizagem é mais do que aquisição ou apreensão da rede de determinados conhecimentos conceituais socialmente considerados relevantes e organizados no componentes curriculares. É, principalmente, a modificação desses conhecimentos, criação e invenção de outros necessários para entender aquilo o que damos o nome de realidade.
O incentivo e o gosto pela leitura devem ser estimulados ao estudante através de diversas formas, proporcionando envolvê-los e motivá-los cada vez mais para o desenvolvimento de habilidades linguísticas e de comunicação.
Através da obra "Mas será que nasceria a macieira?" várias atividades como: reescrita coletiva do livro, estudos sobre os benefícios da maçã, degustação da maçã, criação de cenas do livro com massa de modelar, construção de vídeos no Movie Maker, montagem da macieira com garrafas pet, entre outras.
O projeto foi baseado na leitura, compreensão e reescrita da história proposta, realizando comparações e análises sobre as mudanças do espaço e a influência do ser humano no ambiente em que vive.
Projeto Alimentação saudável: Me dá uma maçã:AQUI
"engana-se quem acredita que a leitura de imagens seja puramente instintiva ou fácil; compreender uma narrativa visual pressupõe uma alfabetização do olhar. Aprende-se a ler, mas também a ver." (AGUIAR,2011)
Confecção de histórias individuais dos alunos a partir das ilustrações do livro
Frutos da macieira
O bichinho da maçã
Sobre a macieira e afins
Sugestão informativa
Fazendo artes
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.