BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, novembro 15, 2024

Será?>Protagonismo negro>Descobertas>Brincadeiras>Lendo para crianças> 15/11/2024


Lulu Lima/Amma

Nem tudo o que parece ser, é... ainda mais se estiver sendo observado por uma criança! 
Uma colher vira baqueta, o lençol vira cabana e o sofá uma grande montanha!
O olhar da criança transforma tudo ao seu redor. 
Em casa que tem criança, os objetos, as plantas, as atividades de rotina, tudo ganha um significado diferente. 
Enquanto queremos apresentar o mundo aos pequenos, eles nos mostram que tudo pode ser transformado com a liberdade da dúvida e da imaginação. 
Cadeiras viram cavalos, cortinas, esconderijos. E o livro? 
Será que só serve mesmo para ser lido? 
Um livro para primeira infância, crianças que estão descobrindo o mundo - de 1 a 3 anos.

Descoberta, Vínculos Afetivos, Filhos pequenos, Infância, Fantasia, Protagonismo infantil, Imaginação, Educação dos filhos, Convivência, Cotidiano, Objetos, Casa, Aprendizado, Incentivo à leitura em casa, Ponto de vista, Protagonismo negro, Leitura, Brincadeiras, Perspectiva, Família

Quando uma criança olha e manuseia um objeto, sua imaginação dá a ele muitas outras funções distintas daquelas a que o objeto fora inicialmente destinado. 

É assim que colheres viram baquetas, caixinhas viram camas para bonecas, lençóis viram cabanas e por aí vai. 

Não existem as amarras impostas pelo conhecimento, nem a categorização do mundo que nós, adultos, fazemos.

O livro de Lulu Lima, com ilustrações de Amma, representa bem o cotidiano visto por um bebê enquanto vai explorando as possibilidades do ambiente ao seu redor. 

Mais do que isso, as cenas mostram que os adultos cuidadores desse bebê embarcam nessa mesma aventura, junto com o pequeno, enfrentando o desafio de olhar o mundo pela milésima vez, mas enxergá-lo como se fosse a primeira.

As duas autoras trouxeram, para as páginas do livro, uma família negra como protagonista. 

Afinal, representatividade não precisa estar relacionada apenas às histórias que falam, especificamente, da negritude, mas também através de narrativas comuns que falam de sentimentos, cotidiano e descobertas. Fonte


Na cozinha da mamãe, uma colher logo vira microfone. Um cabo de vassoura vira um cavalo bravo! Quantos objetos no cotidiano são transformados por completo pela imaginação e pelo olhar dos pequenos? Este livro é um convite para adultos e crianças exercitarem este olhar sensível para a mágica que acontece no dia-a-dia. E também é um convite para os pequenos leitores exercitarem a observação atenta aos detalhes da ilustração. Será que tudo é mesmo como parece? Será que só o sol se esconde atrás da cortina?

Com suas páginas cheias de perguntas, o livro estimula os questionamentos das crianças e desperta nossos ouvidos para acolhê-los.

Isso serve pra isso, aquilo serve para aquilo. Será mesmo? AQUI

Ouvindo sobre: AQUI

Mediação de leitura
O mediador de leitura é responsável por conectar o leitor infantil ao livro. Para tornar isso possível, o familiar ou professor deve estar muito atento à sua narração, além de convidar a criança a interagir com a história, abrindo a possibilidade de improvisar e brincar com os personagens para tornar o momento mais lúdico e agradável.
Insira os livros no cotidiano da criança, assim como é feito com os brinquedos. 
Deixe-os ao alcance, de modo que possam consultar com facilidade;
Perceba que os favoritos são pedidos repetidamente; 
Procure convidar à leitura. Evite que soe como exigência; 
Descubra com a criança qual o melhor momento da rotina para a experiência literária ocorrer. 
Não existe período certo, podendo ser antes de dormir ou ao longo do dia.
Mediação de leitura e contação de histórias: AQUI
Neste vídeo eu falo sobre as diferenças entre ler e contar histórias e os benefícios de cada uma: AQUI
Um livro pode ser trabalhado de diversas maneiras em todos os lugares que se insere! O livro, enquanto objeto, pode ser brinquedo e parte das brincadeiras. Uma história, depois de lida e internalizada pela criança, pode se tornar o cenário para suas brincadeiras de faz de conta. Já os personagens podem ser utilizados pelos pais, mães e pessoas responsáveis para serem porta-voz de questões importantes, por exemplo. Nesse sentido, a leitura compartilhada deve ser uma experiência de encantamento, tanto para o adulto quanto para a criança. Para isso, a pessoa que lê a história deverá ser capaz de promover encontros afetivos em torno da atividade. Afinal, a leitura também é uma ferramenta para estreitar os laços de amor e afeto entre os membros da família. Fonte


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios