Autor: Adriano Messias Ilustrador: Jefferson Galdino
Cem pinguins ou sem pinguins? É uma brincadeira em torno de mal-entendidos e chistes linguísticos. O que aconteceria se um vendedor chinês de uma lojinha de bugigangas encomendasse pinguins de louça e chegassem até seu vilarejo pinguins de verdade? E se, a cada tentativa de devolver as aves, a confusão continuasse e mais bichos não parassem de chegar?
Gênero: conto
TCTs: cidadania e civismo (direitos da criança e do adolescente; educação e direitos humanos; vida familiar e social); ciência e tecnologia; economia (educação financeira; trabalho); meio ambiente (educação ambiental; educação para o consumo); multiculturalismo (diversidade cultural)
Tópicos para orientação do professor: brincadeiras; humor; jogos de linguagem; matemática; relações de trabalho; sistemas de produção.
Sobre esta obra
Uma narrativa bem engraçada, que mostra deslizes quando não nos comunicamos corretamente.
Seu Ling-Ling tinha uma lojinha de bugigangas. Certo dia uma senhora entrou na loja e queria um pinguim de louça para colocar em cima da sua geladeira. Como estava em falta, o comerciante se comprometeu em encomendar diretamente da China, lindos pinguins de porcelana. Foi, então ao correio para enviar um telegrama. O telegrafista bem distraído fez uma confusão na mensagem e logo começaram as confusões...
Seu Ling-Ling pediu cem pinguins daqueles que se colocam sobre a geladeira, que viriam num navio de Xangai. Sabendo que telegramas se pagam por palavras e até os pontinhos são cobrados, o comerciante preferiu simplificar a mensagem, para não pagar caro.
Era para o navio trazer cem pinguins de geladeira! E que confusão! Chegaram no porto cem pinguins de verdade, em geladeiras... Era pinguim de todo lado, foram entrando na lojinha e se acomodando como podiam. Virou uma bagunça tremenda. Transtornou a vida de todos. Os pinguins foram invadindo quintais, pomares, casas, porões..
Tudo isso por conta de erros ortográficos, pontuações e interpretações equivocadas.
O telegrafista ficou envergonhado, quando percebeu seu erro e, finalmente enviou uma mensagem correta, clara e precisa: "Ao capitão do navio China: Não mandar mais pinguins. Recolher os que aqui estão. Foi tudo um engano."
Para azar de seu Ling-Ling, outro telegrafista veio substituir o primeiro. E não é que este também trocava as letras? Vejam só: A cliente desta vez queria garrafas coloridas e medalhas de São Longuinho. A mensagem era: "Favor enviar mil garrafas e duas medalhas de São Longuinho". E o atrapalhado do telegrafista enviou: " Favor enviar mil garrafas e dois mil dromedários a São Longuinho." O resto já imaginam né?
Ah! A cidadezinha se chamava São Longuinho!
Palavras homófonas
Som igual, grafia e significado diferente
Sem é uma proposição que indicativa de carência ou ausência; referente a não possuir, não ter. Cem significa número equivalente a dez dezenas; cardinalidade de um conjunto que contenha uma centena de elementos distintos; representado pelo símbolo 100. AQUI
Na língua portuguesa existem palavras homófonas, que são aquelas que apresentam a mesma fonética, mas com escritas e significados diferentes, e palavras homógrafas, que são aquelas escritas de forma igual, mas com significados e pronúncias diferentes.
Exemplos de palavras homófonas: AQUI, AQUI
Uma história com mil macacos/Ruth Rocha: AQUI
Brincando com a linguagem/Jogos de palavras
O processo de desenvolvimento linguístico das crianças ocorre de forma gradual, ano a ano, com o aprendizado de novas formas de pronúncia, tentativas de comunicação com os pais e absorção de vocabulário. AQUI
Objetivo principal dos jogos verbais é a ampliação do vocabulário, memória e pronúncia:
Brincar de trava-línguas, rimas, telefone sem fio e jogos que repitam sons, vocábulos e palavras, além de parlendas são alguns exemplos de jogos verbais. Todos valorizam o aspecto lúdico e criativo da linguagem: AQUI
Hospital das palavras
Vamos juntos preparar o Hospital das Palavras, um excelente recurso visual para você trabalhar ortografia com seus alunos do Ensino Fundamental I: AQUI
O hospital das letras: AQUI
Sequência didática: Ortografia: AQUI
Mais sugestões ortográficas no Linguagem: AQUI
Mais figuras de linguagem: AQUI
Para analisar contos lidos/Rafaela Remedio/UP Ensinar
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.