BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, maio 25, 2019

O segredo das abelhas>A abelha não faz mal,faz mel>Gênero científico e muitos afins>Feira de Ciências>25/05/2019


O Segredo Das Abelhas
Caroline Lara

Quem vê as abelhas voando de uma flor para outra, não sabe que elas guardam um importante segredo. Mas a abelhinha Mel acha que este segredo deve ser contado para todos nós. Qual será o segredo?
Muito rico em detalhes e cores, o livro deste semestre conta com uma proposta diferente: para a história ser lida é preciso abrir o livro como uma dobradura, e, a partir de então, perceber que a pequena semente germina e se transforma em um lindo girassol, revelando o belo pôster em que o livro se torna.
“Com este projeto queremos trazer as crianças para mais perto da natureza, através de atividades que envolvam a plantação de um girassol, a observação do processo de germinação das plantas e até do grãozinho de pólen presente nas flores. Vamos aprender como vivem as abelhas e qual a importância delas para o planeta. Quero que os alunos  se sintam responsáveis pela preservação do próprio habitat e que aprendam como manter esse ciclo em perfeito estado”, 
“A vida é feita de transformações; assim como as crianças se desenvolvem, podemos encontrar esse incrível crescimento na natureza. Nosso objetivo com este projeto é propiciar momentos desbravadores que apresentem as transformações da semente de girassol, e também conhecer um inseto que é fundamental para a natureza, a abelha. Por meio  deste projeto, vamos descobrir a germinação de sementes, a vida e importância das abelhas, tudo isso de forma lúdica, porque aqui brincar também faz parte do aprender”

A abelha não faz mal,faz mel
OBJETIVO GERAL
 Reconhecer através da vida das abelhas ensinamentos, valores e curiosidades sobre elas e com isso despertar o interesse para a pesquisa, aguçando ainda mais o querer aprender.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
-         Colocar a criança em contato com a Literatura Infantil;
-         Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
-         Incentivar o pensamento criativo e a expressão oral;
-         Produzir trabalhos de artes utilizando diferentes recursos e materiais;
-         Construir a colmeia e as abelhas com material alternativo;
-         Apreciar e reproduzir obras de arte;
-         Fazer experimentações de receitas culinárias;
-         Conhecer algumas espécies de abelhas e alguns aspectos ambientais que afetam a vida das abelhas como, poluição e desmatamento;
-         Explorar o importante papel das abelhas para a natureza;
-         Reconhecer a função da apicultura e a importância do trabalho de um apicultor;
-         Conhecer a anatomia da abelha;
-         Mostrar o funcionamento da colmeia, e a função que cada abelha exerce dentro dela;
Justificativa
As abelhas são sem dúvida, os insetos de maior utilidade para o homem. Chamados de insetos sociais as abelhas conseguiram atingir certo grau de desenvolvimento social, agrupando-se em comunidades nas quais existe nítida distribuição de trabalhos e responsabilidade entre as espécies que a compõem, contribuindo para um fim comum, a sobrevivência do grupo. Sendo assim, desenvolveremos um projeto a fim de possibilitar ao grupo um estudo detalhado sobre as abelhas, buscando uma visão ampla de sua responsabilidade que temos para sua preservação, desenvolvendo o instinto de preservação a natureza.
         Também serão priorizados alguns exemplos que este inseto nos traz, como a solidariedade, a compreensão, a organização, a paciência, a união, a vida em comunidade e o respeito.
 INTELIGÊNCIAS ENVOLVIDAS: Linguística, naturalista, cinestésica corporal, pictória e pessoal.


A Campanha “Sem Abelha, Sem Alimento” tem o objetivo de conscientizar as pessoas para a importância destes polinizadores e a necessidade de sua proteção.
Em meio a todo este rico, mas desconhecido universo, nos últimos anos um problema pauta a apicultura em todo o mundo: o desaparecimento e a morte massiva das abelhas. De proporções expressivas – só nos EUA mais de 1/3 dos enxames têm sido perdidos todos os anos – o Brasil e a América Latina começam a se mobilizar frente aos diversos relatos de mortalidade de abelhas, de causas ainda controversas. Mais detalhes: AQUI e AQUI


Atividades tema abelhas para os pequenos
Aula
A vida das abelhas na colmeia


A abelha chocolateira+ projeto ( tudo sobre abelhas)
+ projeto
Filme abelha Maia

Vejam esta série sobre as abelhas You tube

Sugestão feira de ciências
Conhecendo as abelhas
Nesta série, apresentamos algumas curiosidades sobre as abelhas e sua relação com a agricultura e o meio ambiente.AQUI

Aprenda sobre a atividades dos polinizadores e como elas colaboram com o cultivo de flores e alimentos.AQUI

Não é exagero dizer que as abelhas são os polinizadores mais importantes e eficientes do planeta. Nesse episódio mostraremos o grau de importância dessas pequeninas para diversos tipos de cultura. Por exemplo, você sabia que maracujá, castanha do Pará e amêndoa são 100% dependentes da participação delas? Já a cana-de-açúcar, apesar desse nome, em nada depende desses insetos. Assista agora mesmo para conferir o restante desta lista!

AQUI


Além de serem os maiores polinizadores do planeta, as abelhas garantem o aumento da quantidade e da qualidade da produção de diversas culturas. Por isso, cuidar desses insetos é uma tarefa extremamente importante para os agricultores. Conheça como as boas práticas agrícolas podem ajudar as plantações e as abelhas neste vídeo.AQUI

Desmatamento
Neste episódio da Web série Abelhas, vamos falar de um dos maiores inimigos que esses insetos podem enfrentar: o desmatamento. As áreas florestais são o habitat das abelhas. É lá que elas se alimentam e constroem seus ninhos. Mas, e quando ocorre o desmatamento? Nesse caso, elas são obrigadas a procurar áreas mais atrativas, o que pode gerar um desequilíbrio. Isso pode afetar a produtividade, não só das abelhas, mas também das plantações próximas, que dependem desses polinizadores e que vão acabar perdendo qualidade. Uma alternativa para resolver esse problema é a adoção de práticas amigáveis aos polinizadores, como os corredores ecológicos que explicamos neste vídeo.
AQUI
Boas práticas
O que podemos fazer por elas?
Vamos cantar
Abelhinha listradinha
As abelhas/Moraes Moreira
A abelhinha faz zum zum

Plantas que ajudam a salvar as abelhas 
As abelhas são insetos que exercem funções fundamentais para o bem-estar humano. Além de fornecerem mel, elas também são responsáveis pela polinização das plantas, tarefa essencial para a produção de alimentos dos mais diversos tipos. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, existem mais de 25 mil espécies de abelhas em todo o mundo. No entanto, devido à poluição e à perda da biodiversidade, elas têm sido cada vez menos comuns, principalmente em áreas urbanas. Uma das formas de reverter naturalmente este cenário é promovendo o plantio de plantas que atraem abelhas. O CicloVivo separou uma lista com algumas dessas espécies, que podem deixar o seu jardim ainda mais bonito e vivo. Vale lembrar que muitas dessas plantas são exóticas, portanto, o ideal é cultivá-las em vasos ou em caixas de terra.  Vejam as plantas: AQUI
Em alguns lugares do planeta, as abelhas têm sumido e gerado um colapso na produção de alguns frutos. De forma direta ou indireta, mais de 70% da alimentação humana dependem diretamente da polinização e, logo, das abelhinhas. Por isso, respeitá-las e preservá-las é dever de todos. Caso contrário, a população mundial morrerá de fome ou perderá a grande diversidade de alimentos.






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios