A Poesia e as Cores
Autor: Denise Leipziger
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conferir significados poéticos as cores
- Conhecer a deusa íris da mitologia grega.
- Ler, criar, escutar poesias cuja inspiração seja o tema cores
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Estratégias e recursos da aula
Estratégias:
-Trabalho de Grupo
-Laboratório de Informática
-Construção de um Poema
-Dinâmica de Leitura
Atividade 1
Conversa Informal
Converse com os seus alunos sobre quais as cores que eles mais gostam e quais detestam.
Peça que eles fechem os olhos e tentem lembrar qual a cor do corredor da Escola, da cantina, da Sala da Direção e pergunte qual cor escolheriam para pintar as paredes da sala de aula.
Laboratório de Informática
O professor separa os alunos em trios e convida a todos para assisitr a dois filmes de animação.
Cada grupo deve escolher um deles para trabalhar .
Solicite que eles inventem um título para o filme que escolheram.
Depois peça a seus alunos que inventem uma canção, poesia, ou história a partir das emoções que as imagens provocaram neles.
Após a tarefa concluída, os grupos devem apresentar para a turma os seus trabalhos.
Após a apresentação, os alunos podem assistir a alguns vídeos sobre as cores.
Algumas cores- Laboratório de Informática
Construção de um poema: Me lembra...
A partir dos vídeos sobre cores, os alunos já devem estar bem motivados para escrever sobre elas.
O professor poderá então dividir os alunos em duplas .
Cada dupla deverá aplicar a técnica Me Lembra com uma cor diferente e ilustrar.
A cor de cada dupla deverá ser sorteada.
A professora deverá explicar a técnica com um exemplo ou dois no quadro de giz, elaborando o poema com os alunos.:
Amarelo me lembra sol
Sol me lembra calor
Calor me lembra praia
Praia me lembra: felicidade
Felicidade me lembra: amarelo .
Regra: Sempre finalizar com a mesma palavra que iniciou o poema
. Ao final da atividade, todas as poesias serão reunidas num livro para ficar de recordação da turma na EscolaComo surgiu o arco-íris?
A professora pode dar prosseguimento a aula, contando aos alunos o mito grego do arco-íris .
Os gregos acreditavam que Íris era uma deusa mensageira, como Hermes.
Eles imaginavam que ela tinha que voar entre o céu e a terra, entre os deuses e os homens, transmitindo ordens, pedidos e conselhos .
Ela era descrita como uma figura feminina com asas douradas, usava uma túnica e era muito bonita .
Seus símbolos eram o arco-íris e um cálice dourado .
Frequentemente, Íris era retratada usando sandálias aladas.
Ela descia do céu em um facho de luz de sete cores, o que deu origem à palavra arco-íris.
As sete cores do arco-íris são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Dinâmica de Leitura : O professor aplica a técnica de atribuir cores ao sentido do texto com os alunos.
a) O professor solicita a um aluno que atribua uma cor ao texto sobre a deusa Íris;
b) A seguir, solicita a outro aluno que identifique o significado desta cor, em relação à mensagem do texto;
c) O professor pergunta ao primeiro aluno se a identificação do amigo está correta e porquê.
A dinâmica pode continuar com outro aluno que queira dar outra cor ao texto.
As Cores das Palavras
A seguir, o professor pede que os alunos atribuam cores para algumas palavras: de que cor seria a tristeza, o amor, a solidão,a amizade, a esperança etc.
O professor pega então oito folhas de papel pardo e escreve:
Folha 1- Palavras Azuis
Folha 2- Palavras Brancas
Folha 3- Palavras Vermelhas
Folha 4 –Palavras Cinzentas
Folha 5- Palavras Amarelas
Folha 6-Palavras Rosadas
Folha 7-Palavras Verdes
Folha 8- Palavras Multicoloridas
A seguir, divide a turma em oito grupos e solicita que cada grupo preencha a sua folha.
Depois de todos terem apresentado os seus trabalho que serão expostos no mural, a professora mostra a poesia abaixo para encerrar a aula.
As cores e as palavras .
" Há palavras azuis:
céu, encontro, amigo,
beleza, sorriso, serenidade... .
Há palavras brancas:
comunhão, véu, vôo,
pureza, solidão, paz... .
Há palavras vermelhas:
samba, sangue, guerra,
futebol, lábios, paixão...
Há palavras cinzentas:
pesadelo, indiferença, nunca,
finados, inverno, poluição... .
Há palavras amarelas:
girassol, luar, inteligência,
poder, luz, sucesso... ..
Há palavras rosadas:
vinho, vela, mocidade, namoro,
noivado, jardim...
.Há palavras verdes:
mar, mata, esperança,
novo, brotação, vida... .
Há palavras multicoloridas:
arco-íris, jardim, lápis,
festa, feriado, floricultura... "
. Elias José (O jogo das palavras mágicas. São Paulo: Paulinas, 1996)
Recursos Complementares
Sugestão de Atividades
1- Vídeo da canção : Trem das Cores de Caetano Veloso:
2- Ler ou ouvir a história Bom dia todas as Cores de Ruth Rocha : http://www.youtube.com/watch?v=mEZKwxa4To4
3-Acompanhar a música Camaleão do Grupo Palavra Cantada :
4 -Conhecer o significado das cores pelo mundo e pelos tempos (para o professor) :
5-Poesia das Cores :
6-Colorir o Harry Potter (on line):
Jogos on line:
http://ultradownloads.uol.com.br/jogo-online/Raciocinio// Memoria-das-Cores/
7- Para assistir:: http://www.youtube.com/watch?v=bknDU1Wga0A
Avaliação
Os alunos deverão ser avaliados durante todo o processo.
Devem ser observadas a sua participação, o seu desempenho nos grupos e o respeito as regras do Laboratório de Informática.
Nesta aula é importante que o alunos consigam terminar as suas tarefas no tempo pré-determinado.
Se isso não ocorrer, imediatamente deverá ser buscada uma solução para o caso .
Fonte:
CANTAR, RECITAR E BRINCAR É SÓ COMEÇAR
Objetivos
■Conhecer a linguagem poética;
■Conhecer sobre a linguagem poética: ritmo, os sons, as rimas, os versos, as estrofes, as pausas, as imagens, a disposição gráfica;
■Apreciar sons e ritmos da linguagem poética;
■Desenvolver o gosto pela leitura de poesias;
■Reescrever uma poesia;
■Produzir oralmente e por escrito poemas;
■Utilizar as estratégias de leitura para ler poemas;
■Elaborar e organizar um sarau;
■Elaborar e produzir cartazes para divulgar o sarau;
■ Vivenciar um sarau poético.
Obra: Boneca Tarsila do Amaral
Fonte: http://loureiroarte.blogspot.com/2009/08/tarsila-do-amaral.html
Veja tudo aqui:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22634
“Literatura em minha casa”:
leitura e declamação de poemas
Objetivos:
Ampliar o seu repertório de poesias de modo a perceber e compreender a linguagem poética presente nos versos por meio do ritmo, da sonoridade das palavras, das rimas e das imagens criadas a partir da leitura dos poemas. Sentir–se motivado a ler textos poéticos.
Localizar informações no texto.
Formular hipóteses de leitura a partir do tema proposto nos poemas.
Realizar inferências a partir das pistas linguísticas presentes no poema.
Exercitar a expressão oral e a escuta por meio de declamação de poemas pelos alunos sujeitos.
Divulgar, nos diferentes espaços, escolar e familiar, por meio da declamação, os textos poéticos lidos.
Veja tudo aqui:
Pé de bailarina ou Pé equino na inclusão Educação Física
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Que existem limitações no desenvolvimento motor
Distinguir o portador do pé de bailarina ou pé equino.
Veja tudo aqui:
Estudando os substantivos nas canções
“Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque
e “Sopa” do Palavra Cantada
Veja tudo aqui:
O que esperar?
Maria Silvia Orlovas
O que esperar da vida, da roseira,
da terra, do sofrimento, dos mestres,
dos alunos, do céu, dos homens,
do coração, do caminho?
Como você responderia a essas perguntas?
Com um texto poético envolto em perguntas e respostas e com ilustrações de Elma, que são verdadeiras obras de arte, este livro nos mostra a cada número uma surpresa; a cada cor, um significado; a cada pessoa, um sentimento; e ainda convida o leitor a uma introspecção em seu cotidiano com mais sensibilidade.
Assunto: a simbologia das cores em versos.
Interdisciplinaridade: Linguagem Oral e Escrita, Identidade e Autonomia, Língua
Portuguesa e Literatura, Arte, Estudos Sociais e Sociologia e Ciências da Natureza.
Transversalidade: ética, cidadania e pluralidade cultural.
Propostas: montagem de um livro de pano usando os valores humanos como tema.
Indicações:
- Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
O que esperar?
Do número sete, a inspiração.
Dos sete raios, a exaltação.
Das sete cores, a harmonia.
Das crianças, a alegria.
Da semana, a continuação.
Das virtudes, a elevação.
Do dia, a claridade.
O que esperar do vermelho?
Da pedra, o rubi.
Da sexta, a feira.
Da maçã, o suco de fruta primeira.
Da compaixão, disposição de amar de qualquer maneira.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.