BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, outubro 28, 2011

O que esperar? >Estímulos poéticos> Cores>28/10/11


A Poesia e as Cores
Autor: Denise Leipziger
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conferir significados poéticos as cores
- Conhecer a deusa íris da mitologia grega.
- Ler, criar, escutar poesias cuja inspiração seja o tema cores
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
 Estratégias e recursos da aula
Estratégias:
-Trabalho de Grupo
-Laboratório de Informática
-Construção de um Poema
-Dinâmica de Leitura
Atividade 1
Conversa Informal
Converse com os seus alunos sobre quais as cores que eles mais gostam e quais detestam.
Peça que eles fechem os olhos e tentem lembrar qual a cor do corredor da Escola, da cantina, da Sala da Direção e pergunte qual cor escolheriam para pintar as paredes da sala de aula.
Laboratório de Informática
O professor separa os alunos em trios e convida a todos para assisitr a dois filmes de animação.


Cada grupo deve escolher um deles para trabalhar .
Solicite que eles inventem um título para o filme que escolheram.
Depois peça a seus alunos que inventem uma canção, poesia, ou história a partir das emoções que as imagens provocaram neles.
Após a tarefa concluída, os grupos devem apresentar para a turma os seus trabalhos.
Após a apresentação, os alunos podem assistir a alguns vídeos sobre as cores.
Algumas cores- Laboratório de Informática





Construção de um poema: Me lembra...

A partir dos vídeos sobre cores, os alunos já devem estar bem motivados para escrever sobre elas.
O professor poderá então dividir os alunos em duplas .
Cada dupla deverá aplicar a técnica Me Lembra com uma cor diferente e ilustrar.
A cor de cada dupla deverá ser sorteada.
A professora deverá explicar a técnica com um exemplo ou dois no quadro de giz, elaborando o poema com os alunos.:

Amarelo me lembra sol
Sol me lembra calor
Calor me lembra praia
Praia me lembra: felicidade
Felicidade me lembra: amarelo .

Regra: Sempre finalizar com a mesma palavra que iniciou o poema
. Ao final da atividade, todas as poesias serão reunidas num livro para ficar de recordação da turma na Escola
Como surgiu o arco-íris?

A professora pode dar prosseguimento a aula, contando aos alunos o mito grego do arco-íris .
Os gregos acreditavam que Íris era uma deusa mensageira, como Hermes.
Eles imaginavam que ela tinha que voar entre o céu e a terra, entre os deuses e os homens, transmitindo ordens, pedidos e conselhos .
Ela era descrita como uma figura feminina com asas douradas, usava uma túnica e era muito bonita .
Seus símbolos eram o arco-íris e um cálice dourado .
Frequentemente, Íris era retratada usando sandálias aladas.
Ela descia do céu em um facho de luz de sete cores, o que deu origem à palavra arco-íris.
As sete cores do arco-íris são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Dinâmica de Leitura : O professor aplica a técnica de atribuir cores ao sentido do texto com os alunos.
a) O professor solicita a um aluno que atribua uma cor ao texto sobre a deusa Íris;
b) A seguir, solicita a outro aluno que identifique o significado desta cor, em relação à mensagem do texto;
c) O professor pergunta ao primeiro aluno se a identificação do amigo está correta e porquê.
A dinâmica pode continuar com outro aluno que queira dar outra cor ao texto.

As Cores das Palavras

A seguir, o professor pede que os alunos atribuam cores para algumas palavras: de que cor seria a tristeza, o amor, a solidão,a amizade, a esperança etc.
O professor pega então oito folhas de papel pardo e escreve:
Folha 1- Palavras Azuis
Folha 2- Palavras Brancas
Folha 3- Palavras Vermelhas
Folha 4 –Palavras Cinzentas
Folha 5- Palavras Amarelas
Folha 6-Palavras Rosadas
Folha 7-Palavras Verdes
Folha 8- Palavras Multicoloridas

A seguir, divide a turma em oito grupos e solicita que cada grupo preencha a sua folha.
Depois de todos terem apresentado os seus trabalho que serão expostos no mural, a professora mostra a poesia abaixo para encerrar a aula.

As cores e as palavras .

" Há palavras azuis:
céu, encontro, amigo,
beleza, sorriso, serenidade... .
Há palavras brancas:
comunhão, véu, vôo,
pureza, solidão, paz... .
Há palavras vermelhas:
samba, sangue, guerra,
futebol, lábios, paixão...
Há palavras cinzentas:
pesadelo, indiferença, nunca,
finados, inverno, poluição... .
Há palavras amarelas:
girassol, luar, inteligência,
poder, luz, sucesso... ..
Há palavras rosadas:
vinho, vela, mocidade, namoro,
noivado, jardim...
.Há palavras verdes:
mar, mata, esperança,
novo, brotação, vida... .
Há palavras multicoloridas:
arco-íris, jardim, lápis,
festa, feriado, floricultura... "
. Elias José (O jogo das palavras mágicas. São Paulo: Paulinas, 1996)

Recursos Complementares
Sugestão de Atividades
1- Vídeo da canção : Trem das Cores de Caetano Veloso:


2- Ler ou ouvir a história Bom dia todas as Cores de Ruth Rocha : http://www.youtube.com/watch?v=mEZKwxa4To4  

3-Acompanhar a música Camaleão do Grupo Palavra Cantada :


4 -Conhecer o significado das cores pelo mundo e pelos tempos (para o professor) :


5-Poesia das Cores :


6-Colorir o Harry Potter (on line):

Jogos on line:



Avaliação
Os alunos deverão ser avaliados durante todo o processo.
Devem ser observadas a sua participação, o seu desempenho nos grupos e o respeito as regras do Laboratório de Informática.
Nesta aula é importante que o alunos consigam terminar as suas tarefas no tempo pré-determinado.
Se isso não ocorrer, imediatamente deverá ser buscada uma solução para o caso .
Fonte:
 
 

CANTAR, RECITAR E BRINCAR É SÓ COMEÇAR
Objetivos
■Conhecer a linguagem poética;
■Conhecer sobre a linguagem poética: ritmo, os sons, as rimas, os versos, as estrofes, as pausas, as imagens, a disposição gráfica;
■Apreciar sons e ritmos da linguagem poética;
■Desenvolver o gosto pela leitura de poesias;
■Reescrever uma poesia;
■Produzir oralmente e por escrito poemas;
■Utilizar as estratégias de leitura para ler poemas;
■Elaborar e organizar um sarau;
■Elaborar e produzir cartazes para divulgar o sarau;
■ Vivenciar um sarau poético.


Obra: Boneca Tarsila do Amaral
Fonte: http://loureiroarte.blogspot.com/2009/08/tarsila-do-amaral.html
Veja tudo aqui:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22634
 
 
  “Literatura em minha casa”:
 leitura e declamação de poemas

Objetivos:
Ampliar o seu repertório de poesias de modo a perceber e compreender a linguagem poética presente nos versos por meio do ritmo, da sonoridade das palavras, das rimas e das imagens criadas a partir da leitura dos poemas.
Sentir–se motivado a ler textos poéticos.
Localizar informações no texto.
Formular hipóteses de leitura a partir do tema proposto nos poemas.
Realizar inferências a partir das pistas linguísticas presentes no poema.
Exercitar a expressão oral e a escuta por meio de declamação de poemas pelos alunos sujeitos.
Divulgar, nos diferentes espaços, escolar e familiar, por meio da declamação, os textos poéticos lidos.

Veja tudo aqui:


Pé de bailarina ou Pé equino na inclusão Educação Física

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

Que existem limitações no desenvolvimento motor
Distinguir o portador do pé de bailarina ou pé equino.



Veja tudo aqui:


Estudando os substantivos nas canções
“Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque
e “Sopa” do Palavra Cantada 

Veja tudo aqui:




Resultado de imagem para livro O que esperar? Maria Silvia Orlovas

O que esperar?
Maria Silvia Orlovas

O que esperar da vida, da roseira,
da terra, do sofrimento, dos mestres,
dos alunos, do céu, dos homens,
do coração, do caminho?

Como você responderia a essas perguntas?
Com um texto poético envolto em perguntas e respostas e com ilustrações de Elma, que são verdadeiras obras de arte, este livro nos mostra a cada número uma surpresa; a cada cor, um significado; a cada pessoa, um sentimento; e ainda convida o leitor a uma introspecção em seu cotidiano com mais sensibilidade.
Assunto: a simbologia das cores em versos.
Interdisciplinaridade: Linguagem Oral e Escrita, Identidade e Autonomia, Língua
Portuguesa e Literatura, Arte, Estudos Sociais e Sociologia e Ciências da Natureza.
Transversalidade: ética, cidadania e pluralidade cultural.
Propostas: montagem de um livro de pano usando os valores humanos como tema.
Indicações:
- Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

O que esperar?

Do número sete, a inspiração.
Dos sete raios, a exaltação.
Das sete cores, a harmonia.
Das crianças, a alegria.
Da semana, a continuação.
Das virtudes, a elevação.
Do dia, a claridade.

O que esperar do vermelho?
Da pedra, o rubi.
Da sexta, a feira.
Da maçã, o suco de fruta primeira.
Da compaixão, disposição de amar de qualquer maneira.








Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios