Christiane Gribel/Ivan Zigg
Ninguém sabe quem inventa essas expressões mas que elas são estranhas isso são! Imagina dizer que está com a pulga atrás da orelha. Ou que está pensando na morte da bezerra. Ou que tá na hora da onça beber água. Diga essas e outras para uma criança e você vai ver a cara que ela vai fazer enquanto secretamente pensa "Pirou".
Neste livro Christiane Gribel explica de uma forma diferente algumas dessas expressões engraçadas que os adultos dizem. E as ilustrações de Ivan Zigg conseguem deixar tudo ainda mais divertido.
Em Com a pulga atrás da orelha, Christiane Gribel brinca com o sentido denotativo e conotativo das palavras, selecionando expressões do dia-a-dia (como a do título, por exemplo) e explicando-as aos leitores.
Para isso, a autora, em perfeita afinidade com o linguajar das crianças, utiliza uma linguagem informal, mas rica, recheada de ironias, exageros e jogos de palavras, o que torna o texto muito divertido.
Divertidíssimas também são as ilustrações que, além de ajudar a esclarecer o texto, dão margem a outras leituras. Ivan Zigg introduz cada uma das expressões referindo-se ao seu sentido denotativo, isto é, traduzindo-as literalmente. Na página seguinte, junto ao texto explicativo, vem a ilustração de uma cena sobre a qual se poderia utilizar a expressão, desta vez no seu sentido figurado.
O bom humor permeia a obra toda: estende-se à autobiografia dos autores, que brincam com as palavras do título, sem falar na divertida orelha do livro, em que encontramos a figura da pulguinha (a pulga literalmente atrás da orelha…). Fonte
Material para o professor: AQUI
Com a pulga atrás da orelha, Seco nas canelas, sangue de barata e outros ditados populares. Este livro tem a missão de de explicar para as crianças este monte de coisas que os adultos dizem. Rodrigo de Britos: AQUI
Ouvindo a história: AQUI
Quintal da cultura: Com a pulga atrás da orelha: Doroteia conversa com a boneca Aninha, e de repente, a boneca responde... Ela diz que é Iracema e que está perdida!
Quem será Iracema? Só vendo para descobrir : AQUI
No Linguagem:
Mania de explicação: AQUI
Cesteiro que faz um cesto, faz um cento: AQUI
A pulga Filomena: AQUI
Mais pulgas: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.