BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, outubro 08, 2017

Os tesouros de Monifa>Projetos: histórias que alimentam e conhecimento/diferentes culturas> Conscientização negra>08/10/2017


CONSCIENTIZAÇÃO NEGRA
PROJETO HISTÓRIAS QUE ALIMENTAM

As obras a seguir são utilizadas neste projeto
Cliquem nos títulos

OBAX


CHUVA DE MANGA




LILA E O SEGREDO DA CHUVA




FILME KIRIKU




AS TRANÇAS DE BINTOU



OS SETE NOVELOS



Estas obras a seguir não tenho atividades.
Estão também no projeto
Fuzarca
Guido e Iná são irmãos. E eles adoram uma boa fuzarca! 
Fuzarca é farra, fuzarca é alegria. E entre uma e outra fuzarca, os irmãos vão crescendo, felizes.

Trata-se de “Fuzarca”, de Sonia Rosa. A obra, pelo que a autora conta, surgiu, digamos, meio por acaso. Continue lendo, que eu conto como foi.
Sonia diz que estava numa festa com Guido e Iná, os personagens principais da história, e outras crianças. E, como todo mundo sabe, festa que tem criança, tem barulho. A música estava animada. A criançada passava como foguetes entre os adultos, fazendo uma bagunceira geral, ou, como dizem os mais radicais, tocando o terror. De repente, alguém gritou: “Gente, que fuzarca é esta?”. 
Pronto! Foi o que bastou para a autora. Essa palavrinha, que significa bagunça, entrou pelos ouvidos e cravou no cérebro da Sonia. Como a escritora havia prometido para Guido e Iná de dar de presente uma história criada especialmente para eles, nasceu este livro cheio de cores que retrata a cultura afro-brasileira.
Os Tesouros de Monifa  - Grupo Brinque-Book
Os tesouros de Monifa
Autora: Sonia Rosa
Ilustradora: Rosinha
Temas: Pluralidade cultural / Conto / Cartas e bilhetes / Humanos / Identidade / Relacionamento familiar / África / Árvore genealógica / Nações / Dia dos Avôs e Avós (26 de Julho) / Dia Nacional da Consciência Negra (20 de Novembro) / Liberdade
Faixa Etária: A partir de 5 anos
Proposta de trabalho
AQUI
  • Como raríssimas vezes se viu na literatura infantil e juvenil brasileira, Os Tesouros de Monifa fala do encontro de uma brasileirinha afrodescendente com sua tataravó, Monifa, que chegou aqui de lá do outro lado do oceano, em um navio negreiro. Mesmo escrava, aprendeu a escrever e, por meio das letras que aprendeu, deixou “Para os meus filhos e os filhos dos meus filhos!” o maior de todos os tesouros que alguém pode herdar. Passado de geração em geração, chega o dia desse tesouro ir para as mãos da garotinha, que se encanta e emociona muito ao receber tamanha preciosidade e, com ela, descobrir a vida da sua tataravó e as suas próprias raízes.

PROJETO QUE PROPORCIONAM CONHECIMENTO
 SOBRE AS DIFERENTES CULTURAS


Possibilitar que as crianças reflitam sobre as características dos colegas de sala de aula e das pessoas com as quais convivem.
Conhecer as diferenças étnicas, e entender a importância de cada uma na formação do povo brasileiro;
Promover o conhecimento de diferentes culturas través do lúdico;
Ter consciência sobre os valores, o respeito ao outro (alguém diferente) e a si mesmo;

AQUI

Obras deste projeto
Cliquem nos títulos

AS TRANÇAS DE BINTOU
OS SETE NOVELOS
(acima)
BRUNA E A GALINHA D'ANGOLA



AINDA BEM QUE TUDO É DIFERENTE




Está no projeto ,mas não encontrei atividades


Por muito tempo, pequenos e grandes animais viveram unidos e felizes.
Mas faltou a chuva e a terra ficou tão seca que eles não tinham mais o que comer. Foi quando encontraram uma árvore enorme, que, mesmo sem chuvas, estava carregada de frutas maravilhosas.
Todas elas pareciam estar bem suculentas e exalavam um perfume delicioso, porém não caíam no chão de jeito nenhum.
Nem mesmo os animais grandes conseguiam colhê-las.
Todos chacoalhavam e sacudiam a grande árvore com muita força, mas não havia meio de cair uma frutinha sequer.
Cada dia mais famintos, os animais se reuniram para tentar chegar a uma solução.
Por sorte, a pequena coelha teve uma boa ideia. Uma história tradicional africana recontada e ilustrada com cores vibrantes - no estilo tingatinga - pelo artista John Kilaka, da Tanzânia.

O livro “A árvore Maravilhosa” é o disparador para um projeto sobre a influência africana no Brasil. Trabalharemos, a partir dele, diversas faces da cultura de nosso país. 
 Utilizaremos diversos recursos para propiciar aos alunos a oportunidade de vivenciar, de forma dinâmica e lúdica, realidades que parecem distantes.

Conhecer a história que une Brasil e África significa resgatar e preservar  tradições daqueles que contribuíram para que chegássemos onde estamos hoje. 
É uma oportunidade de compreender, inclusive, a nossa própria identidade.
Além da parte cultural, a mensagem transmitida pelo livro é de grande importância para essa fase de construção da autonomia moral e de valores, o que fica dessa leitura é a necessidade de união entre os povos e valorização de cada indivíduo.
Com as crianças faremos uma “viagem” para a Tanzânia, será uma experiência rica, prazerosa, divertida e de grande valor.


CULTURA INDÍGENA


RELEITURA

O menino e o jacaré
Peço desculpas as colegas mas não publico nada desta autora.
No Google vocês encontram atividades e até a história no  You tube.
Eu cumpro meu propósito dos direitos autorais, porém , pessoas arrogantes eu deixo pra lá.




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios