Liz Zatz, DianaZ.Mussi
Você já parou para pensar na importância da imagem em sua vida?
Desde pequeno você tem contato com imagens em casa, na rua, na escola, nos livros, revistas, televisão, computador. Quanto essas imagens têm a ver com a realidade?
Quais são sua funções?
Como evoluíram, desde as pinturas nas cavernas até as fotos dos satélites?
Há muito a se dizer sobre esse tema. Este livro é apenas uma introdução e convida o leitor a refletir sobre o assunto.
Desde pequeno você tem contato com imagens em casa, na rua, na escola, nos livros, revistas, televisão, computador. Quanto essas imagens têm a ver com a realidade?
Quais são sua funções?
Como evoluíram, desde as pinturas nas cavernas até as fotos dos satélites?
Há muito a se dizer sobre esse tema. Este livro é apenas uma introdução e convida o leitor a refletir sobre o assunto.
Proposta de trabalho
Aula Narrativa por imagem
Identificar os elementos organizacionais e estruturais de narrativas por imagem e a finalidade desse gênero textual.
Estimular a imaginação e a percepção visual.
Interpretar texto que utiliza apenas a linguagem não verbal.
Reconhecer e produzir uma sequência narrativa, por meio de imagens, que tenha princípio, meio e fim.
Antecipar assunto do texto com base em título, subtítulo, imagens.
Estabelecer relações de continuidade temática.
Como introduzir leitura de imagens
1) Descrever
Para aproveitar tudo o que uma imagem pode oferecer, os olhos precisam percorrer o objeto de estudo com atenção. Dê um tempo para a obra se "hospedar" no cérebro. Em sala de aula, peça que todos descrevam o que vêem e elaborem um inventário.
2) Analisar
É hora de perceber os detalhes. As perguntas feitas pelo professor devem ter por objetivo estimular o aluno a prestar atenção na linguagem visual, com seus elementos, texturas, dimensões, materiais, suportes e técnicas.
3) Interpretar
Um turbilhão de idéias vai invadir a classe e você precisa estar atento a todas elas, para
aproveitar as diversas possibilidades pedagógicas. Liste-as e eleja com a turma as que
correspondam aos objetivos de ensino. Meninos e meninas devem ter espaço para expressar as próprias interpretações, bem como sentimentos e emoções. Mostre outras manifestações visuais que tratem do mesmo tema e estimule-os a fazer comparações (cores, formas, linhas, organização espacial etc.).
4) Fundamentar
Levantadas as questões que balizarão o trabalho, é tarefa dos estudantes buscar respostas.
Elabore junto com eles uma lista com os aspectos que provocam curiosidade sobre a obra, o autor, o processo de criação, a época etc. Ofereça textos de diversas áreas do conhecimento para pesquisa e indique bibliografia e sites para consulta, selecionando os textos de acordo com os interesses e o nível de conhecimento da classe.
5) Revelar
Com tantas novidades e aprendizados, a turma certamente estará estimulada a produzir.
Discuta com todos como gostariam de expor as idéias que agora têm. Quais são essas idéias e como comunicá-las? É hora criar, desenhar, escrever, fazer esculturas, colagens...
Fonte
Zoom : AQUI
Zoom : AQUI
Leitura de imagens
Objetivo(s) : Desenvolver a habilidade de descrever, analisar, interpretar e relacionar imagens gráficas.
- Leitura de imagens.
- Texto gráfico/fotográfico
- Relações entre o texto visual e o contexto de produção da imagem.
Material: Revistas,gravuras,imagens gráficas
Desenvolvimento
1ª etapa :Apresente aos alunos as imagens, convidando-os a passear os olhos livremente pelo objeto artístico. Em seguida, proponha uma conversa, em que eles digam o que mais lhes chamou a atenção nas imagens apresentadas, anotando as palavras-chave mais significativas num painel.
2ª etapa: Forme duplas e peça que façam a descrição da obra, anotando no caderno todos os elementos que percebem na figura. Circule pela classe incentivando os alunos a dizer tudo o que estão vendo - Socialize os elementos mais importantes no painel, embaixo do título "descrição".
3ª etapa:Realize um pequeno debate para explorar a interpretação das imagens. Nessa fase, entram em cena emoções, referências pessoais e visões de mundo. Favoreça a conversa lançando algumas questões: que sentimentos a imagem expressa? Que aspectos de sua vida se relacionam a ela? Qual sua opinião sobre a obra? As respostas devem ser consideradas como hipóteses que precisarão ser confrontadas com informações de pesquisas feitas pelos jovens. Uma opção é pedir, por exemplo, que eles comparem suas opiniões.
Avaliação:Produção de um texto descritivo das obras selecionadas (fotos de propagandas, editoriais de moda, arquitetura, fotojornalismo, etc)
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.