Era uma vez um carpinteiro pobre e solitário. Seu nome era Gepetto.
Um dia, Gepetto decidiu construir um boneco de madeira para lhe fazer companhia, e lhe deu o nome de Pinóquio.
O carpinteiro colocou tanto amor em sua obra que ele se tornou mais que um simples fantoche. Pinóquio parecia ter vida própria, podia dançar e pular sem que ninguém precisasse manipular suas cordas.
Ser um menino de verdade era o que Pinóquio mais queria, mas antes de realizar esse sonho tinha que aprender muitas lições. Considerado um dos grandes clássicos da literatura infanto-juvenil, a história de Pinóquio, escrita no ano de 1881, pelo autor italiano Carlo Collodi, foi traduzida para diversos idiomas, tornando-se um patrimônio universal.
Nesta nova versão, “O Sonho de Pinóquio” ganha vida pelas mãos de An Leysen.
Criatividade, humor e fantasia nos acompanham a cada página, transportando-nos para o mundo mágico dos sonhos e permitindo-nos uma nova leitura desse clássico.
Baseado no texto original “As aventuras de Pinóquio”, escrita por Carlo Collodi, em 1883, essa história já passou por muitas adaptações. O personagem Pinóquio ficou famoso. Foi personagem de filmes para cinema e TV, inspirando artistas pelo mundo todo.
Atividades sugeridas
- Fazer uma leitura das imagens do livro, observando pequenos detalhes : luz e sombra, cores, desenho e pintura, arabescos, humor, beleza, medo, etc.
- Realizar um debate levantando as impressões das crianças sobre o livro – texto e imagens.
- Fazer uma lista de todos os personagens da história, destacando suas características e o que cada um representa.
- Fazer uma pesquisa sobre a história original, de Carlo Collodi, e comparar com a versão da autora e ilustradora An Leysen.
- Conhecer e completar a biografia da autora/ilustradora, An Leysen: onde nasceu, quantos livros publicou, além de dados sobre sua vida pessoal.
Reflexão (individual e coletiva):
– Por que Gepeto resolveu construir um boneco?
– Qual o maior sonho de Pinóquio?
– O que fazia Pinóquio distrair-se e desobedecer as ordens de seu pai?
– Por que Pinóquio repetia tantas vezes o seu erro?
– Em que cena do livro Pinóquio muda de atitude e se torna um menino de verdade?
– O que você aprendeu com esta história?
- Construir um marionete, usando material reciclado: palitos de picolé, potinhos de plástico, tubo vazio de papel alumínio, pedaços de madeira, etc.
- Reconhecer e nomear as partes do corpo (dependendo do nível de desenvolvimento dos alunos, identificar também os órgãos em cada parte do corpo) e conversar sobre hábitos de higiene corporal e a importância de uma alimentação saudável para a manutenção da nossa saúde.
- Brincar de ser um marionete, realizando atividades com o corpo, como alongamento, exercícios de equilíbrio, acrobacias.
- Montar um bonito cenário e realizar um teatro de marionetes – com os próprios alunos como marionetes, e com os bonecos construídos.
- Montar um barquinho de papel, seguindo a orientação apresentada no final do livro.
- As crianças escolhem a parte da história que mais gostaram e, inspiradas no trabalho de An Leysen, fazem uma bonita ilustração utilizando a técnica que preferirem: desenho, pintura ou colagem, etc.
- Produção de texto, em grupos. Seguindo o exemplo de An Leysen, os alunos são orientados a escolher outro conto clássico e produzir uma nova versão da história escolhida.
Sugestão
Telma Guimarães
Pinóquio reciclado é uma deliciosa releitura da autora brasileira Telma Guimarães, com ilustrações de Iásio Neris.
A escritora faz essa adaptação à luz da sustentabilidade, pois o boneco é feito de materiais descartados. No início da obra a criança recebe vária orientações da professora de Artes Cintia Valente, para criar e montar o seu Pinóquio reciclado.
A escritora faz essa adaptação à luz da sustentabilidade, pois o boneco é feito de materiais descartados. No início da obra a criança recebe vária orientações da professora de Artes Cintia Valente, para criar e montar o seu Pinóquio reciclado.
Passo a passo do Pinóquio reciclado/sugestão
Mais Pinóquio
O bosque das figuras/Pinóquio
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.