E quando alguém na família está atravessando o câncer? Como conversar com as crianças?
A Flor que usava lenço usa de uma metáfora linda e sensível para passar mensagens importantes, de superação, união, força e esperança.
Falando sobre a obra
A filha nota que as pétalas da mãe estão estranhas. Eram super vistosas e estão apagadas e manchadas.
Ao visitar o médico, Dr. Cravo, descobre que está doente e vai precisar tomar remédios muito fortes pra se curar. Ao começar a tomar a medicação, as pétalas da flor,começam a cair e toda floresta estranha.
A filha tem uma ideia e arranja um lenço florido pra mãe. Agora a mãe carrega todas as cores do jardim na cabeça. Vem o calor do verão, o vento do outono, o frio do inverno... e a mamãe sofre muito, mas com o amor da filha Margaridinha, mantém-se forte.
Poucas coisas afetam o cotidiano de uma família como a presença de uma doença como o câncer. Enquanto os adultos têm a capacidade para entender a complexidade desta enfermidade e as responsabilidades que a família precisa ter, as crianças sentem-se confusas, com medo, e interpretam mal a doença e o seu tratamento. Este livro ajudará as crianças a superar a dor e a preocupação causadas pela presença do câncer, orientando-as para uma compreensão saudável do problema que ronda a pessoa que elas amam, sua família e seu mundo. Que ele ofereça, tanto quanto possível, um pouco de alento num momento tão delicado.
Janna Mathies
Ter que tratar sobre o assunto ‘câncer’ em família nunca é fácil. E falar sobre o assunto para as crianças pode ser doloroso, mas tudo vai depender da forma como os adultos encaram a situação. É preciso leveza. E muita calma. Claro que se a relação pais e filhos já é pautada por repeito e harmonia, tudo fica mais fácil.
Mas a literatura pode ajudar, tratando o assunto de forma simples, fugindo de tabus e dando o máximo de informações possível, de uma forma que a criança possa entender. Pesando nisso, pesquisamos 3 livros que podem auxiliar neste momento delicado da vida.
Ariadne Cantú
De acordo com a autora, o livro busca aproximar o universo das crianças saudáveis com o contexto das crianças com câncer. “A intenção é despertar valores de solidariedade e humanidade”, comenta a autora do livro.
O livro “Planeta dos Carecas” trabalha a questão das diferenças e leva o pequeno leitor a refletir sobre o preconceito em relação ao câncer quando ele é o paciente. A história se passa em um planeta chamado Zion, onde todos são carecas. Porém, um garoto se sente rejeitado por estar doente e ter cabelo, fazendo-o parecer diferente dos outros. Por meio de uma amiga, os colegas aprendem a tratá-lo de maneira adequada, colaborando com o tratamento e cura.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.