Ronaldo S.Coelho
O dia foi uma delícia. Ela e a amiga brincaram de tudo, estavam contentes. Mas a noite foi chegando e a menina começou a achar que dormir dora de casa não era nada fácil. Tentou escapar, ligando para a mãe, mas ninguém atendeu. Não tinha saída, então abraçou bem forte a boneca e ficou quietinha, com os olhos muito abertos, esperando a noite passar. No dia seguinte, logo cedo, a mãe veio buscá-la. E percebeu que a filha tinha crescido mais um pouquinho.
Livro
A menina ficou entusiasmada com o convite.Ia passar o dia na casa da colega e dormir fora de casa pela primeira vez.Preparou a bagagem. Encheu uma sacola, que a mãe examinou.Havia camisola, escova de dentes, brinquedos.A mãe tirou umas coisas e colocou outras.Bem feliz, carregando sua boneca preferida, a menina partiu.Passou um dia muito bom. Brincaram de casinha, de escola, de macaco-disse.Pularam corda, viram desenho animado na televisão. Tomaram sorvete, tomaram banho.A noite foi chegando...Dormir fora de casa não estava lhe parecendo, agora, tão bom como havia pensado. Estava com vontade de chorar. Ficou meio triste. Meio sem graça. Queria sua cama, suas coisas.Fez uma carinha boa e pediu:_ Posso telefonar para minha mãe?Mamãe havia saído. O jeito era aguentar firme.Distraiu-se com os brinquedos.O sono chegou devagarinho. Dormiu abraçada à sua boneca, falando baixinho no seu ouvido: _ “Pode dormir sossegada, que eu estou aqui com você.”
Sugestão de atividades
Este texto poderá ser trabalhado da seguinte forma:
1. leitura do texto;
2. encontrar palavras diferentes no texto;
3. verificar com os alunos o assunto do texto;
4. identificar com os alunos o autor do texto;
5. relacionar o início do texto onde a menina esta entusiasmada com o fato dela ir dormir fora de casa, com o final do texto, onde a mesma, fica muito tristes; trabalhar a questão da criança não dormir fora de casa, focando o consentimento dos pais e os possiveis perigos hodiernos;
6. os alunos podem relatar suas experiências com relação ao tema do texto;
7. o professor pode solicitar que os alunos façam uma ilustração do texto em quadrinhos.
Sugestão elaborada pela professora Raquel Dias de Brito
2. encontrar palavras diferentes no texto;
3. verificar com os alunos o assunto do texto;
4. identificar com os alunos o autor do texto;
5. relacionar o início do texto onde a menina esta entusiasmada com o fato dela ir dormir fora de casa, com o final do texto, onde a mesma, fica muito tristes; trabalhar a questão da criança não dormir fora de casa, focando o consentimento dos pais e os possiveis perigos hodiernos;
6. os alunos podem relatar suas experiências com relação ao tema do texto;
7. o professor pode solicitar que os alunos façam uma ilustração do texto em quadrinhos.
Sugestão elaborada pela professora Raquel Dias de Brito
Continua( figura 28 em diante)
AQUI
Fazendo um diário
(quem é Bernardo)
AQUI
Autora: Alessandra Pontes Roscoe
Ilustradora: Tati Rivoire
Temas abordados: livros, biblioteca, histórias, dormir fora de casa.
Dormir cedo pela primeira vez fora de casa, sem os pais, e ainda participar de uma noite do pijama é sempre uma aventura!
Hoje em dia, muitas crianças antes mesmo dos seis anos de idade , passam noites em acantonamentos na escola para marcar um ritual de passagem: a "formatura" na educação infantil.
Nesta história, que conta uma destas noites cheias de brincadeiras e descobertas, a festa acontece no meio dos livros, dentro de uma biblioteca.
A primeira vez numa noite do pijama é um convite para o que o leitor de todas as idades se aconchegue e venha viver com a gente a emoção de ver uma biblioteca dormir e acordar!
Proposta de trabalho
- O livro começa assim: “A primeira vez que vivemos uma experiência de vida é sempre descoberta, deslumbramento, espanto, surpresa, alegria... Esse acontecimento fica guardado no nosso coração e na nossa memória por toda a vida.” Solicite às crianças que contem suas primeiras experiências em algum acontecimento.
- A história se passa numa biblioteca. Você já visitou uma biblioteca?
- Organize uma ida à biblioteca pública da cidade para que as crianças possam observar o funcionamento, o comportamento que se deve ter em uma biblioteca, o acervo, registro de empréstimos etc.
- Por que devemos fazer silêncio na biblioteca?
- Qual é a função do bibliotecário?
- Que tal organizar uma biblioteca de classe? Os alunos poderão doar os livros e gibis que ficarão guardados no armário da sala para serem lidos na escola ou em casa. Pode-se também fundar um Clube de Leitura, elegendo presidente, vice-presidente, tesoureiro e um nome para a biblioteca.
- Oportunize uma contação de contos de assombração.
- Identifique os personagens retratados nas ilustrações e, se possível, apresente as histórias.
- Converse com os alunos sobre algumas questões relacionadas à leitura e aos livros: quem gosta de ler, que tipos de livros, autores preferidos, o livro que mais marcou etc.
- Liste alguns autores brasileiros de literatura infantil.
- Organize a sacola viajante. Decore uma sacola ou uma malinha para que, a cada dia, uma criança leve um livro de literatura para casa para uma leitura compartilhada com a família. No dia seguinte a criança contará a experiência paraq os colegas.
- Promova a ida de um contador de histórias à escola.
- Combine para que, durante um mês, cada aluno conte uma história para os colegas. Aproveite para que o ambiente para a contação de histórias seja um lugar diferente da sala de aula, onde os alunos possam ficar relaxados. Procure sempre associar o ato de ler e ouvir histórias ao prazer, sem cobranças nem imposições.
- Sugira a confecção de um livro, escrito e ilustrado pelas crianças: A primeira vez... Cada criança escolherá o tema livremente.
- Combine com as crianças uma noite do pijama na escola. Pode ser na biblioteca também
Viviana rainha do pijama
AQUIAQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.