David Melling
Esse livro conta a história de um urso que se chamava Douglas e que só queria um abraço, mas ao longo da história ele teve grandes surpresas e viveu grandes aventuras até encontrar o abraço que tanto queria.
Promover a socialização da turma;
Trabalhar os diferentes abraços com ênfase nas diferenças.
Estimular o gosto pela literatura infantil;
Trabalhar a dramatização da história através do reconto com os alunos;
Conversação sobre sentimentos relacionados a um abraço.
Por que abraçamos as pessoas?
Quando as pessoas nos abraçam?
O que sentimos quando somos abraçados?
Os abraços são todos iguais?
E você, já abraçou alguém hoje?
Um dia, o urso Douglas acordou e sentiu que precisava de um abraço.
Então, resolveu sair para procurar alguém que pudesse fazer isto.
Por querer tanto ser abraçado, ele toma a iniciativa e sai
abraçando uma pedra enorme, uma árvore, um arbusto,
vários animais... Depois de testar diversas formas de
abraçar, Douglas começa a reparar nas características
que identificam os melhores abraços.
O que será que o urso Douglas descobriu sobre o abraço?
Atividades PDF: AQUI
Dança do abraço: Bandinha encantar: AQUI
Dinâmica: Abraços de urso
Livro
Atividades
Música
Projeto Afetividade com Romero Britto
O artista Romero Britto tem uma vasta obra, com pinturas que agradam crianças e adulto, sendo assim escolhi algumas dessas obras para montar esse projeto com foco no tema da amizade titulado “Afetividade com Romero Britto”.
Um projeto que pode ser trabalhado desde o maternal até o ensino fundamental, basta fazer as adaptações necessárias. A disciplina/habilidade principal do projeto é a artística construindo pontes com diversas outras.
Educação Infantil: Planos de trabalho para adaptação de bebês alinhados com a BNCC
Plano 1
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: O eu o outro e o Nós
SABERES E CONHECIMENTOS: Profissionais e espaços da instituição
OBJETIVOS: (EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
- Interagir com as professoras, funcionários e outras crianças estabelecendo vínculos afetivos;
DESENVOLVIMENTO
Acolheremos as crianças com sorrisos e abraços, os chamando pelo nome e indicando as possibilidades de brinquedos dispostos em sala.
Após momento de rotina (café da manhã e higiene) nos encaminharemos até a sala e apresentaremos a música:
"Bom dia como vai você?
Meu amigo como é bom te ver...
Palma, palma, mão com mão..
Agora um abraço do coração.."
(Thelma Chan)
Demonstraremos como se realiza os gestos da música e incentivaremos que as crianças também os realizem.
Todos iremos nos abraçar e nos direcionaremos até as outras turmas e funcionárias da instituição para abraçar e acolher as crianças que estão sendo inseridas no CMEI.
AVALIAÇÃO: Se dará mediante a observação da interação das crianças em adaptação com o grupo que está sendo inserido.
RECURSOS: Rádio, cd, brinquedos
Música Bom dia... Como vai você? AQUI
Plano 2
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: Escuta, fala, pensamento e imaginação
SABERES E CONHECIMENTOS: Linguagem oral
OBJETIVOS: (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos
DESENVOLVIMENTO
Acolheremos as crianças dando muita atenção e carinho, nestes momentos de adaptação, conversando, cantando, acalentando transmitindo assim segurança.
Após momentos de rotina (higiene e café da manhã) nos organizaremos na colcha roda de conversa e apresentaremos a história: "Douglas quer um abraço" de David Melling. Em seguida, dialogaremos com o grupo à respeito das regras de convivência e do repeito ao grupo e colegas reforçando assim vínculos afetivos e evitando conflitos na disputa de brinquedos, por exemplo. Também conversaremos com as crianças sobre respeitar a vontade do amigo, fazendo somente o que ele permitir, (abraço por exemplo).
Disponibilizaremos em uma caixa de sapato, a qual estará trançada com barbantes (caixa cama de gato) um urso, faremos suspense do que está lá dentro e oportunizaremos que as crianças tentem achar o brinquedo que estará lá dentro.
Instigaremos as crianças a nomearem o brinquedo relacionando o mesmo com a história apresentada e realizando as mesmas ações que o urso abraços, os quais serão de diferentes modalidades.
Disponibilizaremos em uma caixa de sapato, a qual estará trançada com barbantes (caixa cama de gato) um urso, faremos suspense do que está lá dentro e oportunizaremos que as crianças tentem achar o brinquedo que estará lá dentro.
Instigaremos as crianças a nomearem o brinquedo relacionando o mesmo com a história apresentada e realizando as mesmas ações que o urso abraços, os quais serão de diferentes modalidades.
AVALIAÇÃO: Durante os momentos de diálogos após a contação da história observar se as crianças identificam o personagem, suas ações e se assimilam algumas regras de convivência.
Plano 3
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: Traços, sons e formas
SABERES E CONHECIMENTOS: *Percepção auditiva
* Sons do corpo, dos objetos e da natureza.
OBJETIVOS: (EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
*Explorar possibilidades vocais, como produzir sons: agudos e graves, fortes e fracos, longos e curtos
DESENVOLVIMENTO*Explorar possibilidades vocais, como produzir sons: agudos e graves, fortes e fracos, longos e curtos
Acolheremos as crianças com sorrisos e abraços, conversando e cantando transmitindo afeto e segurança.
Após momentos de rotina (higiene e café da manhã) iremos nos organizar em círculo e escutaremos a música "Ursinho Pimpão".
Em seguida dialogaremos com o grupo sobre o som que o animal emite, instigaremos as crianças para que realizem tentativas de imitá-lo. Primeiramente deverão reproduzir o som de maneira Alto (urso bravo), em seguida o som deverá ser baixo (de um urso com sono), após emitirão o som grave (urso macho) então o som deverá ser agudo (de um urso bebê) e etc
Após momentos de rotina (higiene e café da manhã) iremos nos organizar em círculo e escutaremos a música "Ursinho Pimpão".
Em seguida dialogaremos com o grupo sobre o som que o animal emite, instigaremos as crianças para que realizem tentativas de imitá-lo. Primeiramente deverão reproduzir o som de maneira Alto (urso bravo), em seguida o som deverá ser baixo (de um urso com sono), após emitirão o som grave (urso macho) então o som deverá ser agudo (de um urso bebê) e etc
AVALIAÇÃO: Durante o momento de brincadeira envolvendo os sons, observar se a crianças identifica e associa o som ao animal. RECURSOS: rádio, pen-drive
Música "Ursinho Pimpão"
Plano 4
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: O eu, o outro e o nós
SABERES E CONHECIMENTOS: Brincadeiras de cooperação, solidariedade e repeito
OBJETIVOS: (EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto;
* Vivenciar situação de compartilhamento de objetos com a mediação do professor.
DESENVOLVIMENTO
Acolheremos as crianças com sorrisos, demonstrando afetividade e indicando os brinquedos dispostos na sala.
Após os momentos de rotina (higiene, café da manhã) nos organizaremos na colcha roda de conversa e apresentaremos a ficha da caixa didática "Brinquedos" com a imagem de ursos de pelúcia e dialogaremos sobre o mesmo, nomeando-os. À altura dos olhos das crianças iremos expor a ficha e disponibilizaremos então diversos ursos de pelúcia de diferentes tamanhos, realizaremos correspondência termo a termo entregando um brinquedo para cada, então solicitaremos que realizem trocas entre eles, aprendendo assim a compartilhar.
Brincaremos de abraçar, sentir a textura, ninar e acalentar os ursinhos ao som da música apresentada anteriormente;
Após os momentos de rotina (higiene, café da manhã) nos organizaremos na colcha roda de conversa e apresentaremos a ficha da caixa didática "Brinquedos" com a imagem de ursos de pelúcia e dialogaremos sobre o mesmo, nomeando-os. À altura dos olhos das crianças iremos expor a ficha e disponibilizaremos então diversos ursos de pelúcia de diferentes tamanhos, realizaremos correspondência termo a termo entregando um brinquedo para cada, então solicitaremos que realizem trocas entre eles, aprendendo assim a compartilhar.
Brincaremos de abraçar, sentir a textura, ninar e acalentar os ursinhos ao som da música apresentada anteriormente;
AVALIAÇÃO: Observar se o grupo apresenta facilidade em compartilhar brinquedos.RECURSOS: ursos de pelúcia, caixa didática, rádio, pen-drive, colcha
Plano de trabalho elaborado por Marcela de Lima Correa
Neste link abaixo : várias sugestões literárias com os pequenos,incluindo o Douglas
AQUI
Link para essa postagem
adorei seu blog possui várias ideias criativas de atividades para educação infantil
ResponderExcluirVolte sempre! Obrigada
Excluir