Luciana Rosa
A nossa vida e a de todas as espécies vivas dependem da conservação do meio ambiente sadio.
Nas últimas décadas, porém, temos assistido ao aumento da destruição de nossa florestas, rios, mares e animais.
Tudo isso, por ação irresponsável de nós mesmos, seres humanos.
Desde o lixo que jogamos nas ruas, da água que desperdiçamos, até o aumento da produção das indústrias sem medidas que preservem o ambiente, colocamos toda a vida do planeta em risco e isso tem que mudar ! (...) Que a historia relatada nessa obra sirva de exemplo para a adoção de comportamentos que preservem nosso meio ambiente e nossa vida !
Ao comparar o Aquecimento Global com a febre, a autora cria um elo com a vida cotidiana das crianças aproximando as práticas de preservação ambiental da realidade delas, o que facilita a aprendizagem. “Toda criança já teve febre alguma vez na vida, elas conhecem esta sensação de mal estar. O corpo fica desconfortável, dolorido e, principalmente, com a temperatura muito elevada. Minha proposta é levar um olhar literário para as questões ambientais e facilitar ao máximo a transmissão desse conhecimento para os pequenos. Acho que é necessária uma grande dose de sensibilidade para incentivar o senso de pertencimento. Tenho um profundo amor pela natureza e uma extrema preocupação com o futuro do planeta, acredito que a arte pode ser uma poderosa aliada pra tornarmos as crianças cada vez mais eco conscientes”, declara a autora. AQUI
Ouvindo: “Um dia, o planeta Terra acordou com febre. Foi ao médico e descobriu que o problema era o aquecimento global. Para resolver essa situação, o planeta reuniu diversas crianças. Juntos eles entenderam que só o amor é capaz de mudar as pessoas e salvar o planeta.” AQUI, AQUI
Atividades
Feira de Ciência
Consumo sustentável
Sugestões a partir da página 57
Exemplo
DICIONÁRIO
DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
Objetivos
• Estimular a compreensão do termo e do conceito de consumo
sustentável e sustentabilidade por meio do uso do dicionário.
• Possibilitar a reflexão sobre as ações em prol da sustentabilidade.
• Produzir um dicionário ilustrado da sustentabilidade.
• Socializar os princípios, valores e as ações do consumo sustentável.
Edson G.Garcia
Após os alunos promoverem uma 'guerra de lixo' durante o recreio, a diretora Guga resolve ter uma conversa importante sobre cidadania - em especial, sobre a relação do Homem com o planeta Terra e sua responsabilidade com o ambiente e que vive.
A partir desta reflexão, professores e estudantes formam o CEAA (Conselho Escolar de Ativistas Ambientais), com o objetivo de promover entre a comunidade ações de conscientização sobre a importância de respeitar o planeta e como cada um pode fazer a sua parte.
Em meio à história, os leitores encontram glossários e textos com informações adicionais sobre o tema.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.