Vale a pena relembrar.....
O blog Linguagem e Afins surgiu primeiramente pela minha necessidade de compartilhar experiências vividas no magistério. De forma diferente da maioria das professoras, trabalhei 31 anos na rede pública estadual mineira, e nunca tive uma sala de aula somente minha. Ou seja, fora os anos que trabalhei na área administrativa, os outros, eu estava dentro da escola,mas fora da regência.
Existe aquele velho ditado: " ah! Se eu soubesse que gostava de lecionar, não tinha me dedicado tantos anos atrás de mesas..."
Minha formação foi totalmente pedagógica, aliás, fui tão audaciosa que fiz minha pós graduação em Docência no Ensino Superior.
Achava que eu não seria boa professora e que nem daria "conta" dos aluninhos....
Nos últimos anos de meu trabalho,retornei a escola, por questões profissionais, e lá, diante de uma necessidade vital, criei o Projeto Estímulo à Leitura. Quer dizer, meu momento funcional, a rede pública estadual me empurrava para a sala de aula,mas ao mesmo tempo, não havia vaga.
Èramos chamadas de excedentes.
Èramos chamadas de excedentes.
Junto com este rótulo, veio tanta amargura,sofrimento e desafetos entre colegas,que nem vale a pena relembrar.
Então, eu, naquele momento de angústia, tipo, você está no meio do rio, é nadar ou afogar, preferi debruçar nas pesquisas , ser útil na escola com meu trabalho e me salvar do afogamento...
Lembrei-me das professoras alfabetizadoras, minhas colegas de início de magistério,que precisavam de ajuda para "tomar leitura" de seus alunos recém alfabetizados.
Eu fui uma destas professoras que trabalhavam na secretaria da escola e ajudava nestas atividades.
Sentava na porta da sala da colega e individualmente tomava a leitura de seus alunos.
Nós do ensino fundamental de anos iniciantes temos formação diferente de colegas dos anos finais. Isto porque eles se especializam num conteúdo de sua preferência, de nível superior. Os de anos iniciais passam pelo ensino médio profissionalizante.
Tendo formado em pedagogia e especializações, eu poderia lecionar matérias pedagógicas no ensino médio...
Como não tinha vocação e nem tão pouco havia vaga nas escolas estaduais de minha cidade, deste nível, fui para uma escola de ensino fundamental de anos finais.
E foi lá que vi a diferença daquele professor que trabalhou com anos iniciais,agora,com formação superior, dentro de um conteúdo específico, daquele professor que ingressou no ensino superior direto sem passar pelo magistério de ensino médio.
Gente! Nós somos professorinhas de crianças.....Temos didática!
Como um professor de Língua Portuguesa de 6º ano,por exemplo, quer que seus alunos leiam Machado de Assis,no mundo de hoje, onde a leitura está lá atrás.....Não é?
(Pequeno senão aos cursos de Filosofia, Ciências e Letras que não enfatizam a didática)
Por isto sou a favor dos livrinhos coloridos...
Por isto sou a favor do resgate das histórias contadas numa roda,assim como no jardim da infância...
Existem recursos lúdicos para todas as idades,basta você adequar a sua turma!
Meu VIVA! Para editoras que já percorrem este caminho e conseguiram colorir obras clássicas.
Como os alunos estão sendo empurrados politicamente para o ano seguinte ( a velha questão da não reprovação),ofereci tomar leituras dos alunos de 6º ano. Exatamente assim, na porta da sala..... Foi dando certo e transformou-se numa oficina completa de leitura. Vejam detalhes nas postagens referentes ao projeto.
Acreditem: existem alunos que vão pra o 6º ano quase analfabetos....Por várias razões,claro....Olha aí a inclusão tomando força...
Acreditem também, que estes professores atuais que não tiveram formação didática como nós, professorinhas...Estão dentro d água.
LINGUAGEM E AFINS dá sugestões para o enriquecimento de suas aulas.
Bem - vinda a ideia de blog gratuítos.
Eis meus agradecimentos aos criadores.
Como todos os conteúdos dependem de leitura e interpretação, resolvi colocar o AFINS para ter a liberdade de postar tudo relacionado a um tema,por exemplo.
Busco um tema , vou recheando o blog com aquele tema nas mais diversas possibilidades de criações de planos de aulas.
Considero importantíssimo os recursos informáticos que sejam práticos, deixando de lado imagens mais carregadas e reluzentes para facilitar e agilizar na navegação.Por esta razão mantenho um padrão em cores,formatos, espaços,fontes de bibliografia a mão para respeitar os direitos autorais.
Obrigada a todos que participam, visitam e aproveitam minhas postagens.
Este é a finalidade, "enfim" do LINGUAGEM E AFINS.
Fico orgulhosa de meu trabalho...
Meu outro MUITO OBRIGADA
AO VEJA BLOG.
FOI UMA TERNURA "GRANDE" QUE RECEBI!
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.