BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2018
9 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

sexta-feira, janeiro 19, 2018

Margô e a raposa>Estímulos literários>Projeto>História cumulativa>19/01/2018


Que criança nunca alertou amigos ou adultos sobre algo importante e não recebeu a atenção merecida?
 E mais, mesmo insistindo e dando detalhes, ainda assim não foi ouvida? 
Pois é... Margô, a galinha protagonista desse conto, depara-se com a mesma dificuldade. 
Mas, a cada comentário feito, ela cria um clima de suspense, capaz de despertar a atenção de leitores de qualquer idade! 
Há uma pista desde o título sobre o elemento surpresa da narrativa: a cada folhear de página, são introduzidos novos personagens e ilustrações que contribuem para a construção do imaginário ficcional infantil.
Por isso, vale a pena mergulhar no mundo criado com maestria por Mem Fox, autora do já consagrado livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes, e belissimamente ilustrado por Patricia Mullins. 
A estética do livro agrada e desperta o interesse das crianças em fase de alfabetização, por suas letras grandes, frases curtas, além das engraçadas reações e estripulias dos animais no decorrer da história. Iniciando com o cenário de Cidadezinha Qualquer, de Carlos Drummond de Andrade, e passando pelas fases dos contos tradicionais, como Os três porquinhos, meninos, meninas, pais e professores ficarão encantados com esse conto acumulativo.

Resultado de imagem para livro margô e a raposa atividades

Qual a melhor situação de leitura para o livro selecionado?
 O modo como o texto é construído, a partir da repetição de frases e personagens, assim como as ilustrações que apresentam os diferentes animais na ordem em que são citados na narrativa, favorece a leitura por memória e repetição, permitindo a participação das crianças na história. 
 O que é interessante falar sobre o livro? 
Após a leitura, pode-se aproveitar para conversar sobre os diferentes animais que aparecem no texto, relacionando-os à ordem em que aparecem nas imagens, assim como os recursos utilizados pela ilustradora para mostrar a raposa, conforme as partes de seu corpo vão sendo citadas por Margô ao longo do texto. 
Quais atividades podem favorecer as aprendizagens da leitura e da escrita?
 A forma como os animais repetem as mesmas interjeições a cada anúncio feito pela galinha favorece a realização de atividades de produção escrita pelas crianças, que poderão retomar os diálogos, ditando-os ao adulto.

O livro
Margô, a galinha, está vendo algo perigoso na moita. Mas nenhum outro animal acredita nela. Conforme a história passa, fica claro para o leitor que os animais estão em perigo. Será que Margô vai conseguir salvar a todos?

Além da história
Esta engraçada história permite trabalhar temas como: animais da fazenda, história cumulativa e suspense.
A história da galinha Margô é um conto cumulativo, gênero popular na literatura infantil que envolve o pequeno leitor pela tensão crescente, até seu desfecho. Ao contrário da galinha, os leitores conseguem perceber desde o início que uma perigosa raposa está escondida nos arbustos, aspecto que contribui para o envolvimento do leitor com a história.
Leitura compartilhada: A partir de 2 anos
Leitura independente: A partir de 6 anos
Autor: Mem Fox
Ilustrador: Patricia Mullins

Projeto e produção de texto
Ouvindo a história
Marina Bastos
AQUI

Maria Bonita
Conto cumulativo

Jogos
Gêneros textuais


 Passo a passo:  AQUI

Outro jogo: AQUI





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios