Os livros paradidáticos têm diversas finalidades na vida da criança que se inicia no mundo da leitura, a finalidade de instruí-la, educá-la, diverti-la, ou as três coisas ao mesmo tempo. Mas não de deve esquecer que para o alcance dessas finalidades, deve-se estar atento a algumas questões importantes, como: a qualidade dos textos, o caráter lúdico que deve revestir as atividades de leituras, sem com isso perder finalidades básicas, como o desenvolvimento da linguagem e a formação do leitor."
O livro Monstros na barriga conta a história de um menino que vê os sentimentos como monstrinhos na barriga e resolve dar nomes a eles. Assim ele convida os leitores a dar nomes e a imaginar a aparência de cada um deles. Um livro encantador, ilustrado com esculturas feitas de papel.
Sugestões de atividades
Algumas histórias estimulam os sentimentos
Ao contrário do que muita gente pode pensar, contar histórias não é apenas um entretenimento lúdico, mas um importante instrumento a ser utilizado na transmissão de conhecimentos para a vida. Além dos contos de fadas serem repetidos por muito tempo e bem aceitos em qualquer época, especialistas afirmam que eles tratam de conflitos humanos de socialização e trazem mensagens essenciais ao desenvolvimento da criança. Questões como nascimentos, rupturas de laços familiares, sucessos e fracassos são possíveis de serem encontradas em várias histórias.
De acordo com especialistas, a vivência de ouvir histórias proporciona à criança a familiarização com tramas que envolvem persistência e coragem, a compreensão do conflito entre o bem e o mal e ainda a estimula a superar dificuldades, assim como acontece com os personagens Chapeuzinho Vermelho, Patinho Feio e Rapunzel. Apontam que cada história apresenta seus ensinamentos. Veja abaixo como diversas situações são tratadas em quatro diferentes histórias:
• Cinderela: Aborda temas como a morte, a formação de uma nova família e as diferenças sociais. O conto mostra que ser verdadeiro consigo mesmo é mais importante em relação ao comportamento apresentado pelas filhas da madrasta, de se prender à riqueza ou à aparência.
• Três Porquinhos: Refere-se ao amadurecimento, quando mostra a vantagem de crescer que pode ser observada por meio do irmão mais velho que é também o mais sábio.
• João e Maria: Trata o medo do abandono, o maior receio de qualquer criança.
• Rapunzel: Trabalha a independência por meio do conflito entre a mãe e a filha, quando essa tenta ganhar sua independência e é impedida.
Por Patrícia Lopes
Por Patrícia Lopes
Atividades pdf: AQUI
Reconhecendo sentimentos
Pote das emoções
Expressões e sentimentos/sugestões/imprimir
Trabalhando as emoções
(gavetas de sentimentos entre outros)
Aula/sentimentos
Quando me sinto...
Com emogis
Expressões musicais
Muito legal
Cantando com emoções
A música e o turbilhão das emoções/aula
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.