"Não há história que só possa ser contada de uma única maneira.
Mas, então, se de algum modo ela é alterada, continua a ser
a mesma história? Reinventar histórias conhecidas aguça
a percepção de que o mundo é feito de múltiplos pontos de vista."
Flávio de Souza
Em 1697, foi publicado na França Histórias ou contos de outrora, livro escrito pelo funcionário civil aposentado Charles Perrault (1627-1703), que incluía histórias hoje mais do que conhecidas nossas, como A Bela Adormecida, O Barba-Azul, O Gato de Botas, Cinderela, O Pequeno Polegar e... Chapeuzinho Vermelho.
Nessa primeira versão publicada, o Lobo Mau simplesmente devora a vovó e a Chapeuzinho Vermelho e fim. Mas muitas outras versões vieram depois dessa, com diversos desfechos - ora o Lobo Mau engole as duas, ora a Chapeuzinho se defende...
Agora é a vez de Flavio de Souza entrar nessa brincadeira.
Em Nove Chapeuzinhos ele cria divertidas versões para essa história, mudando sempre o lugar e a época em que ela se passa.
Seja no período cretáceo, entre os dinossauros; na Índia, há três mil anos; na mitológica Grécia Antiga; em Pindorama, por volta de 1500; numa floresta da Inglaterra, na Idade Média; na capital do Império do Brasil, em 1889; em Minas Gerais, algum tempo atrás; em 2001, escrita em 1901; ou em 3006, escrita em 2006, a Chapeuzinho, sua avó e o Lobo Mau fazem a festa, trocando de sotaque, roupa e penteado. Cada versão ganhou a contribuição de um ilustrador diferente.
Reescrita/Aula
Leituras intertextuais
Uma prática possível/Atividades
Estas atividades envolvem a comparação de textos em diversos
gêneros, o que possibilita ao aluno desenvolver a capacidade de
compreender melhor o que lê. Para tanto, as unidades estão organizadas
através de textos e suas relações intertextuais, o que certamente servirá de
motivação para a leitura. Sendo assim, torna-se possível perceber as ideias
que se cruzam no interior de diferentes textos.
Sua ação, professor, alicerçará todo o processo de desenvolvimento do
aluno, sendo o incentivador e mediador no ato da leitura. Antes mesmo de
iniciar o trabalho, é feito o levantamento prévio do aluno a respeito do que
já conhece sobre o assunto a ser tratado para que comece a interagir com o
texto e queira descobrir algo mais na leitura. Assim, ele passa a refletir e
busca a construção de sentido para o texto.
A importância da intertextualidade está no enriquecimento da leitura
e da produção escrita do aluno. Por isso, as atividades abrangem a relação
entre textos, o que é necessário para que o aluno estruture a habilidade de
analisar o modo como o tema é tratado pelo autor, bem como a
circunstância de produção, recepção e circulação dos textos. Com a leitura de gêneros diversificados espera-se que o aluno
desenvolva a capacidade de analisar criticamente o texto e perceba a função
social da linguagem, o que consequentemente, melhorará a postura crítica
em relação a sua produção escrita.
Várias atividades
7º momento sobre esta obra acima,página 15
Flávio de Souza
Volume 1
Nessa homenagem aos personagens secundários dos contos de fadas, quem narra a história da Bela Adormecida é um dragão que come salsichas. A história de Chapeuzinho Vermelho é contada pelo caçador. O livro foi construído um pouco à maneira dos jogos eletrônicos: se o leitor entrar na história de Cinderela por uma porta "errada", vai olhar a mesma história pelos olhos do lagarto que se transformou em criado de libré: tudo muda, mas a essência da história permanece inalterada.
Atividades
Sequência didática
Contos de fadas
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