BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, julho 16, 2011

Leitura através da arte e poesia> 16/07/11


O estímulo à leitura vai além do simples
ato de abrir o livro e ler uma história.
Principalmente quando o leitor é uma criança.
Um livro é a porta de entrada para o universo imaginário de cada um de nós e para os alunos do Ensino Fundamental não poderia ser diferente.
Para estimular a leitura de uma forma diferenciada os alunos participaram ativamente de uma sequência de atividades integradas que exploram uma ampla diversidade de temas e situações inusitadas.
Vejam os exemplos desta escola onde alunos  trabalharam o livro “Brincriar”, de Dilan Camargo.
 A iniciativa reuniu atividades relacionadas com a coletânea de brincadeiras que o livro oferece, utilizando a poesia como gênero textual.
Pizza na cozinha experimental e estudo das diversas espécies de ovos no Núcleo Ambiental foram apenas algumas das atividades que ampliaram o universo da obra.


Sobre o livro:
DICAS PARA ATIVIDADE

Para Pensar
Misturando as letras B-R-I-N-C-R-I-A-R, que palavras podemos formar?
De que gostam mais: de brincar de algo que já existe ou de inventar uma brincadeira nova? por quê?
Para Fazer
Trazer material para aula para fazer cinco-marias;
Listar as brincadeiras que aparecem nos poemas, verificar se todos sabem as regras delas (retomar se for o caso): roda-cutia, cinco-marias, sapata, ovo choco, esconde-esconde, telefone sem fio, cabra-cega.
Combinar de organizar as brincadeiras no recreio: cada dupla ou trio coordena uma brincadeira e convida colegas de outras turmas para participar;
Listar as brincadeiras de roda que conhecem: cada aluno se encarrega de passar a limpo (manuscrito ou computador) uma brincadeira.
Essa será a primeira parte do livro da turma.
De tarefa para casa, cada um terá que trazer uma brincadeira de roda diferente das que já conheciam (pesquisar de preferência com a família).
Poderá haver coincidência das brincadeiras novas que trarão de casa, mas deverão contrapor as versões para observar as possíveis variações.
Essa será a segunda parte do livro da turma.
Ilustrar o livro e promover algumas sessões especiais durante o recreio com outras turmas para ensinar as novas brincadeiras. (Variação: brincadeiras com bola)
-recriar versos inspirados no poema Ado, ado, ado.
Para Descobrir
Como as brincadeiras infantis foram “inventadas”?
Quais os primeiros brinquedos para crianças inventados?
Existe um Museu do Brinquedo?
Como era a infância dos pais e avós, de que brincavam?


Trabalhos dos alunos
Leitura

Artes

Brincadeira












Receita de pizza





Fonte:



Link para essa postagem


2 comentários:

  1. Olá linda:-)
    Tem Selinho para você
    no meu Blog...
    Esse Blog me deixa nas"Nuvens"
    espero que goste!

    Uma excelente semana para você
    beijoss fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Olá! vim, te oferecer o selinho do dia do amigo e dizer que sua amizade é muito importante pra mim
    com o meu carinho
    san

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios