Poesias: Interpretação, leitura e entonação
Autor: Mariane P.M.Lopes
Co-autor: Clenice Griffo
Co-autor: Clenice Griffo
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
■ Ler e interpretar textos poéticos;
■ Desenvolver fluência na leitura com ritmo e entonação;
■ Escrever poesias, com ênfase na organização, estrutura e rimas.
Duração das atividades: Seis aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Estratégias e recursos da aula:
Poesias exigem que a criança faça uma leitura e interpretação diferenciadas de textos.
Muitas crianças não têm por hábito fazer este tipo de leitura, por isso é importante que o professor(a) incentive este tipo de leitura de forma prazerosa, lúdica e tranquila para que a criança se habitue e tenha prazer em ler e produzir poesias.
ATIVIDADE 1 – OUVINDO POESIAS
■ Escolha um livro de poesias e, durante alguns dias, ao finalizar a aula, leia uma poesia para as crianças.
■ Faça uma leitura prévia para que, no momento em que fizer a leitura para as crianças, capriche no ritmo e entonação.
■ Antes de realizar a leitura, anuncie que se trata de uma poesia, enuncie o título e o autor(a).
■ Explique às crianças sobre as rimas, leia trechos da poesia para que as crianças fiquem atentas para as terminações das palavras e a sonoridade, que é fundamental nas poesias.
■ Se desejar, faça a reprodução da poesia em uma cartolina para ser exposta na sala e utilizada durante a leitura.
Sugestões de livros:
Poesia e Brincar com Palavras - Leitura de Poema Infantil na Sala de Aula - LIMA, Roberto Sarmento; MAIA, Ângela Maria dos Santos.
SOLTANDO OS BICHOS / AZUL, Paulinho Pedra - ISBN.
Poemas para Brincar – PAES, José Paulo. Ed. Ática 1990.
Site de poesias:
Para sistematizar, as crianças deverão realizar a atividade abaixo.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
(1) QUAL FOI A POESIA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU?
(2) A ESCRITA DA POESIA É DIFERENTE DE OUTROS TEXTOS QUE ENCONTRAMOS NOS LIVROS DE HISTÓRIAS? POR QUÊ?
(2) A ESCRITA DA POESIA É DIFERENTE DE OUTROS TEXTOS QUE ENCONTRAMOS NOS LIVROS DE HISTÓRIAS? POR QUÊ?
ATIVIDADE 2- OFICINA DE POESIAS
No site abaixo, existe um link para um programa divertido chamado “Oficina de poesia”.
Acesse-o com as crianças.
Depois de realizar a atividade do site, as crianças deverão realizar a atividade abaixo:
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
DEPOIS DE TANTAS POESIAS LIDAS E DE REALIZARMOS UMA ATIVIDADE DE OFICINA DE POESIA, AGORA É O MOMENTO QUE VOCÊ DEVERÁ ESCREVER SUA POESIA. ESCOLHA UM TEMA PARA SUA POESIA.
ESCREVA PRESTANDO ATENÇÃO NA ESTRUTURA DAS LINHAS, NAS RIMAS. RELEIA O SEU TEXTO E FAÇA REVISÃO PARA QUE FIQUE UMA POESIA BEM BONITA!
ATIVIDADE 3 – LEITURA E ENTONAÇÃO
■ Apresente às crianças os sites abaixo, peça que escolham poesias e leiam livremente.
■ Alternadamente, peça a cada criança que escolha e leia uma poesia para você.
Ajude-a com a entonação necessária.
Recursos Complementares:
Sites de poesias infantis:
Para formação do professor:
Avaliação:
Durante a realização das atividades, observe se as crianças:
■Ouvem e expressam com as poesias com entonação e ritimo
■Realizam revisão e reescrita dos textos com autonomia. Ou: se orientados, o fizeram?
■Compreendem o que é poesia, seu sistema métrico e estrutura de rimas.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.