BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, julho 16, 2011

Poesias>Interpretação>leitura e entonação> 16/07/11

Poesias: Interpretação, leitura e entonação

Autor: Mariane P.M.Lopes
Co-autor: Clenice Griffo

Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
■ Ler e interpretar textos poéticos;
■ Desenvolver fluência na leitura com ritmo e entonação;
■ Escrever poesias, com ênfase na organização, estrutura e rimas.

Duração das atividades: Seis aulas de aproximadamente 40 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.

Estratégias e recursos da aula:
Poesias exigem que a criança faça uma leitura e interpretação diferenciadas de textos.
Muitas crianças não têm por hábito fazer este tipo de leitura, por isso é importante que o professor(a) incentive este tipo de leitura de forma prazerosa, lúdica e tranquila para que a criança se habitue e tenha prazer em ler e produzir poesias.

ATIVIDADE 1 – OUVINDO POESIAS

■ Escolha um livro de poesias e, durante alguns dias, ao finalizar a aula, leia uma poesia para as crianças.
■ Faça uma leitura prévia para que, no momento em que fizer a leitura para as crianças, capriche no ritmo e entonação.
■ Antes de realizar a leitura, anuncie que se trata de uma poesia, enuncie o título e o autor(a).
■ Explique às crianças sobre as rimas, leia trechos da poesia para que as crianças fiquem atentas para as terminações das palavras e a sonoridade, que é fundamental nas poesias.
■ Se desejar, faça a reprodução da poesia em uma cartolina para ser exposta na sala e utilizada durante a leitura.

Sugestões de livros:

Poesia e Brincar com Palavras - Leitura de Poema Infantil na Sala de Aula - LIMA, Roberto Sarmento; MAIA, Ângela Maria dos Santos.
SOLTANDO OS BICHOS / AZUL, Paulinho Pedra - ISBN.
Poemas para Brincar – PAES, José Paulo. Ed. Ática 1990.
Site de poesias:

Para sistematizar, as crianças deverão realizar a atividade abaixo.

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

(1) QUAL FOI A POESIA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU?
(2) A ESCRITA DA POESIA É DIFERENTE DE OUTROS TEXTOS QUE ENCONTRAMOS NOS LIVROS DE HISTÓRIAS? POR QUÊ?

ATIVIDADE 2- OFICINA DE POESIAS

No site abaixo, existe um link para um programa divertido chamado “Oficina de poesia”.
Acesse-o com as crianças.
Depois de realizar a atividade do site, as crianças deverão realizar a atividade abaixo:

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

DEPOIS DE TANTAS POESIAS LIDAS E DE REALIZARMOS UMA ATIVIDADE DE OFICINA DE POESIA, AGORA É O MOMENTO QUE VOCÊ DEVERÁ ESCREVER SUA POESIA. ESCOLHA UM TEMA PARA SUA POESIA.
 ESCREVA PRESTANDO ATENÇÃO NA ESTRUTURA DAS LINHAS, NAS RIMAS. RELEIA O SEU TEXTO E FAÇA REVISÃO PARA QUE FIQUE UMA POESIA BEM BONITA!

ATIVIDADE 3 – LEITURA E ENTONAÇÃO

■ Apresente às crianças os sites abaixo, peça que escolham poesias e leiam livremente.
■ Alternadamente, peça a cada criança que escolha e leia uma poesia para você.
Ajude-a com a entonação necessária.

Recursos Complementares:
Sites de poesias infantis:

Para formação do professor:

Avaliação:
Durante a realização das atividades, observe se as crianças:
■Ouvem e expressam com as poesias com entonação e ritimo
■Realizam revisão e reescrita dos textos com autonomia. Ou: se orientados, o fizeram?
■Compreendem o que é poesia, seu sistema métrico e estrutura de rimas.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios