BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, setembro 21, 2019

Josefina quer ser bailarina>Josefina quer dançar>Degas>21/09/2019

Resultado de imagem para josefina quer ser bailarina

Linguagem e artes: Quem disse que uma atividade de artes não pode ser aula de literatura? Aula de ciências?Gênero informativo? Gênero poesia?

Coleção folha pintores para crianças
Com a proposta de aproximar o mundo das artes do público infantil, a Folha de São Paulo lançou no dia 10 de fevereiro/2019 a Coleção Folha Pintores para Crianças. Dentro da coletânea, os pequenos podem conhecer sobre a vida e a obra de artistas renomados da pintura mundial, dentre eles: Tarsila do Amaral, Frida Kahlo, Leonardo da Vinci, Picasso, Van Gogh e outros.
Para acompanhar a aventura, Laura e Lucas guiam os leitores mirins pelos diversos movimentos artísticos, passando pelo romantismo, surrealismo, barroco, expressionismo e vanguardas modernas. Após viajar pela biografia dos pintores, vem a diversão! Os desenhos para colorir e jogos de adivinhação têm o objetivo de ativar a memória da criança fazendo-a relembrar assuntos retratados na história.
Escrito pela portuguesa Isabel Zambujal e organizado por Maria Carolina Duprat Ruggeri, que ficou responsável pela escolha dos 30 artistas que ilustram a Coleção, cada volume aproxima as crianças do estilo de cada pintor. Um dos destaques vai para a seleção das mulheres que compõem a série, entre elas a modernista brasileira Tarsila do Amaral e a surrealista mexicana Frida Kahlo.
“Meu maior cuidado era trazer as invenções criativas desses artistas para as crianças. Os artistas modernos se comunicam muito bem com elas, e elas pegam as vanguardas com bastante facilidade”, contou Ruggeri para o jornal Folha de São Paulo
Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica.
E para onde será que Laura e Lucas nos levarão dessa vez? Foi só Lucas começar a desenhar Laura em sua aula de balé e pronto, lá vem a magia acontecer e, dessa vez, foram parar em uma aula de balé em um outro tempo, mas não era uma aula de balé qualquer, era "A Aula de Dança" de Edgar Degas.
Laura e Lucas já aprendem que Degas adorava pintar bailarinas clássicas, tendo em vista suas roupas, os movimentos e os espaços cheios de espelhos, para o impressionista, era o que havia de melhor.
Mas como nossos dois guias sempre têm muitas informações sobre os pintores que visitam, ficamos sabendo que Degas era o mais velho de cinco irmãos e seu nome completo era Hilaire Germain Edgar de Gás e apesar de sempre vender todas as suas obras desde que começou a pintar, sua vida não foi livre de sofrimento.
E foi justamente logo depois do sofrimento maior, a perda de sua mãe, que Degas ficou muito introspectivo e seu pai, para animá-lo e também incentivá-lo, transformou uma das salas de sua mansão em ateliê para o pequeno Degas. Apesar do incentivo, seu pai o matriculou no curso de Direito, mas mal sabia ele que seu filho jamais seria mundialmente famoso por ser advogado e sim por ser uma das maiores referências artísticas do impressionismo de todos os tempos.
Sugestões de atividades
Projeto:As bailarinas de Degas
Durante o 4º bimestre de 2011, os alunos do 3º ano 01 da EBM Professora Lúcia Tschoeke estudaram a respeito da vida e obra do artista Edgar Degas.
Foram realizadas três atividades práticas: escultura com argila, releituras de obras utilizando a linguagem do desenho e um painel coletivo com o tema: bailarinos, a partir do contorno dos alunos .
Os alunos foram divididos em duplas para melhor andamento das atividades.
Abaixo podemos conferir alguns registros do painel coletivo: bailarinos.




Após a contextualização do artista e de sua obra, vamos descrever o passo-a-passo da construção da bailarina de jornal, uma excelente atividade para fazer com os pequenos. Além de estarmos trabalhando com arte, também desenvolvemos a criatividade, a fruição, a produção, coordenação motora, entre outros, bem como estamos utilizando materiais recicláveis. 


Conhecendo Degas/gênero informativo
Se eu disser “Edgar Degas”, qual o primeiro pensamento que vem a sua cabeça ?
Ah… o “pintor das bailarinas” deve ser a resposta!

Quem se referiu pela primeira vez a Degas desta forma foi Manet, outro grande pintor francês e um dos iniciadores do movimento moderno da pintura. E tem sua razão de ser: estima-se que Degas tenha deixado cerca de 1.500 obras (entre pastéis, gravuras, desenhos, esculturas) sobre o tema das bailarinas.
Você deve imaginar que Degas deve amar o ballet por ter pintado tantas bailarinas né? Bom, não é bem assim!
8
Mais: AQUI
Belinda a bailarina/ Moldes/Música  ciranda da  bailarina
AQUI
Claudia Souza
Josefina quer porque quer ser bailarina. Seus pais a matriculam nas aulas de balé, mas nada de a menina aprender a dançar. E nem adianta trocar a escola de dança, Josefina não quer fazer as atividades propostas, muito menos acompanhar a turma. Então por que Josefina continua querendo ser bailarina? Uma história sobre o que somos e queremos ser, ainda que seja apenas imaginação.
Proposta de trabalho
Sobre a história+artes
Desdobramentos: Poesia/Estímulos literários
A  bailarina/Cecília Meireles
P.21 outra atividade da bailarina
Este link acima traz incentivos à leitura
Com dinâmicas,atividades norteadoras,etc
Propor um espaço na escola no qual o estudante retome e ressignifique o gosto e o interesse pela leitura, auxiliando-o na construção de sua identidade como sujeito leitor. 

Jackie French
Certo dia, uma companhia de balé chega à pacata cidade de Vale Saltitante. E Josefina descobre que existe outro jeito de dançar. É desse jeito que Josefina quer dançar. Mas será que o sonho dela se realiza?
De maneira envolvente, Josefina quer dançar fala sobre a importância de acreditarmos em nós mesmos e, a partir daí, lutarmos pelos nossos sonhos. Com um texto rico, o livro oferece ótimas oportunidades para um trabalho multidisciplinar: Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e Filosofia
Proposta de trabalho
Linguagem e Afins  compartilha ideias para suas aulas, trazendo temas, agregando-os a outros conteúdos. Levar Degas para aula de artes, pode ser motivador, iniciando  pelo tema bailarina, passando pela poesia  de Cecília Meireles, conhecendo a canguru Josefina,com sua história lúdica, conhecer a menina Josefina e por aí a fora. Veja que  dançamos em vários conteúdos...
A metodologia fica por sua conta professor, coloco aqui  um pequeno caminho para você levar Literatura todo dia para a sala de aula,sem perceber!

Mais Degas
Linguagem tem links na página principal, lateral esquerda,em ordem alfabética  mais pintores





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios