BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, fevereiro 07, 2020

Projetos de leitura> O PEQUENO PRÍNCIPE>E mais atividades literárias>07/02/2020



PROJETO LEITURA
O PEQUENO PRÍNCIPE
5º ano – Prof.ª Ana Caroline
Recebi da prof./Via email
Grupo prof.Fundamental I/Face

JUSTIFICATIVA:

Um dos maiores clássicos da literatura, o Pequeno Príncipe é uma literatura adorável para as crianças, mas também uma verdadeira lição de vida. A obra aborda diversas questões da vida, como amizade, o amor, a tolerância e a empatia, oportunizando o aprimoramento dos conteúdos procedimentais e de atitudes, que nos fala ao coração, motivando uma reflexão de nossos valores. O Projeto se apropria do livro para trabalhar os conceitos acima citados, de forma lúdica e divertidos.

OBJETIVOS:

Ø    Desenvolver a imaginação criadora;
Ø    Desenvolver habilidades de raciocínio;
Ø    Transformar o aprendizado em ato prazeroso, significativo e útil;
Ø    Estimular a atenção, a concentração e a memória;
Ø    Desenvolver relações espaciais;
Ø    Estimular a expressão e a comunicação;
Ø    Incentivar a prática de virtudes;
Ø    Refletir sobre a prática de pensar, olhar o outro e interagir com o próximo.
Ø    Preocupar-se com a própria produção e valorizar a dos colegas;
Ø    Trocar ideias e experiências;
Ø    Reconhecer e valorizar todas as formas de transmissão de conhecimento;
Ø    Valorizar as palavras e ações ditas para o bem comum.
Ø    Aplicar os conceitos de AMIZADE, CUIDAR, AMOR.

ATIVIDADES:

·       Contação da história;
·       Assistir ao filme;
·       Produção textual – Escrita e ilustração;
·       Murais;
·       Pesquisa bibliográfica sobre o escritor e resumo da obra em caderno;
·       Atividades em folha;

DESENVOLVIMENTO:

AULA 1 – ABERTURA DO PROJETO
Pesquisa da biografia do autor e resumo da obra realizada pelos alunos, realizando registro no caderno (Laboratório de informática).

AULA 2 - CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Iniciar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 15;
- Produção de mural: “Por favor... desenha-me um carneiro!”.

AULA 3 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 21;
- Produção de mural: “Era uma vez um pequeno príncipe que habitava um planeta pouco maior que ele, e que tinha necessidade de um amigo...”.

 AULA 4 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 27;
- Colar no caderno o texto: Lenda do Baobá e em seguida desenhá-lo.

AULA 5 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 36;
- Produção de mural: “Creio que ele se aproveitou de uma migração de pássaros selvagens para fugir” (fazer dobradura dos pássaros).

AULA 6 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 45;
- Fixar na sala o planeta e o habitante correspondente.

AULA 7 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 52;
- Fixar na sala o planeta e o habitante correspondente.

AULA 8 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 58;
- Fixar na sala o planeta e o habitante correspondente.
- A partir da seguinte pergunta: “Se você fosse dono de um planeta, como ele seria?” os alunos criarão seu texto respondendo à pergunta e farão a ilustração dele.

AULA 9– CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 66;
- Produção de mural: “Eu me julgava rico por ter uma flor única, e possuo apenas uma rosa comum.”.

AULA 10 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 74;
- Ouvir e cantar a música “Cativar é amar” (Sala Multimídia);
- Questionar a turma:
Um relacionamento significativo é único em todo o mundo; nenhum outro é igual. Ele cresce a partir das peculiaridades e diferenças das pessoas envolvidas. As pessoas em um relacionamento, assim como no livro, cativam uma a outra.

a) Em sua opinião, o que é cativar?
b)Em seu dia a dia você já vivenciou a experiência de cativar e ser cativado? Comente.
c) Você concorda com a afirmação “quem encontrou um verdadeiro amigo encontrou um tesouro”? Justifique.
d) Você sabe ser amigo? Como?
e) Que outras mensagens os textos refletidos sugerem? Objetivo: refletir sobre as relações interpessoais, a vivência das virtudes e a valorização da amizade e do respeito.

“Cativar quer dizer conquistar e requer responsabilidade. Responsabilidade por um amor, por um amigo, pelo talento que possuímos e pelo que conquistamos em nossa carreira profissional e pessoal. Seja responsável pelas suas conquistas. Valorize-se. Cuide do que você cativou”.

- Produção de mural: Escrever palavras que significam cativar e colar dentro dos pássaros feitos anteriormente.

AULA 11 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 82;
- Produção de mural: “Mas os olhos são cegos. É preciso ver com o coração...” E o que podemos ver com o coração?

AULA 12 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até a página 93;
- Produção de mural: Tombou devagarinho como tomba uma árvore.

AULA 13 - GINCANA:
- Formar de 2 a 3 grupos para o desenvolvimento da Gincana (no estilo Show do Milhão). – Ler a 1ª pergunta, as alternativas e em seguida dizer VALENDO. - O grupo que levantar primeiro a mão tem o direito de responder. Se acertar, ganha 1 ponto; se errar, perde 1 ponto e passa a vez para o próximo grupo. - Anotar a pontuação de cada grupo e no final, fazer a somatória. Perguntas para a gincana:
1. Qual o gênero do livro?
a) ( ) conto b) ( ) fábula c) ( ) música d) ( ) novela
2. Quem é o autor do livro?
a) ( ) Joann Sfar b) ( ) Antoine de Saint-Exenple c) ( ) Joann de la Patrice d) ( ) Antoine de Saint-Exupéry
3. Qual foi o primeiro desenho do piloto quando criança?
a) ( ) um chapéu b) ( ) uma rosa c) ( ) um carneiro d) ( ) uma jiboia
4. O que o personagem fazia para testar a inteligência dos adultos?
a) ( ) fazia várias perguntas b) ( ) mostrava o seu primeiro desenho c) ( ) perguntava sobre um determinado assunto d) ( ) pedia para fazer um carneiro
5. O narrador personagem era aviador. Caiu no deserto do Saara por causa de uma pane no motor. O que ele encontrou no dia seguinte?
a) ( ) um camelo b) ( ) um homenzinho c) ( ) um pintor d) ( ) uma serpente
6. De onde era o principezinho?
a) ( ) do asteroide 325 b) ( ) de um planeta c)
( ) do asteroide B 612 d) ( ) do asteroide 613
7. O principezinho se preocupa em manter seu pequeno planeta livre dos Baobás. O que são os Baobás?
a) ( ) árvores b) ( ) arbustos c) ( ) flores
d) ( ) ervas
8. O príncipe tinha medo que o carneiro comesse uma planta especial que ele tinha em seu planeta. Qual era?
a) ( ) erva-doce b) ( ) flores do campo
c) ( ) Baobás    d) ( ) uma rosa
9. O que motivou o principezinho a fugir de seu planeta?
a) ( ) a vontade de conhecer outros planetas.
b) ( ) queria ser príncipe de um planeta maior para ter mais rosas.
c) ( ) desejava encontrar outras espécies de flor e fazer um belo jardim.
d) ( ) fugir das exigências da rosa e porque ela era muito presunçosa.
10. Ao partir de seu planeta, o príncipe passou primeiro pelo asteroide 325. Este asteroide era habitado por um rei. O que o rei propôs ao principezinho?
a) ( ) que morasse com ele e fosse seu súdito.
b) ( ) que se tornasse seu ministro da justiça.
c) ( ) que apenas ficasse ali sentado bocejando o quanto quisesse.
d) ( ) que limpasse seu planeta dos ratos.
11. No segundo planeta também havia apenas um habitante. Quem era?
a) ( ) um velho gordo e mentiroso b) ( ) um cogumelo c) ( ) um vaidoso d) ( ) um embaixador
12. Chegando ao quarto planeta o principezinho encontrou um homem de negócios. Ele disse ao principezinho que havia sido incomodado três vezes. Quais foram os três incômodos?
a) ( ) um pássaro, um besouro e o príncipe.
b) ( ) um besouro, o reumatismo e o principezinho. c) ( ) um besouro, umas moscas e o principezinho. d)( ) uma abelha, a máquina calculadora e o príncipe.
13. No quinto planeta, habitava o acendedor de lampiões. Qual era o motivo que o levava a acender e apagar o lampião de minuto a minuto?
a) ( ) seu planeta era muito escuro. b) ( ) o planeta era tão pequeno que levava um minuto para completar uma volta. c) ( ) o acendedor gostava do seu ofício. d) ( ) seu planeta era muito frio.
14. Quem foi o personagem que aconselhou o príncipe a visitar o planeta Terra?
a) ( ) o geógrafo b) ( ) o bêbado c) ( ) o homem de negócios d) ( ) o rei
15. Em que lugar da Terra o príncipe passou? Qual foi o primeiro ser com quem falou?
 a) ( ) Na África, no deserto de Gobi e se comunicou com uma minhoca. b) ( ) Na América, numa praia e se comunicou com uma flor. c) ( ) Na América, num deserto e se comunicou com uma serpente. d) ( ) Na África, no deserto do Saara e se comunicou com uma serpente.
16. A raposa ensinou ao príncipe o que é ser amigo. O que deve ser feito para se ter um amigo?
a) ( ) Para se fazer um amigo temos que criar laços, conhecer bem a pessoa que se quer cativar. b) ( ) Para se ter um amigo temos que desatar laços antigos com outras pessoas.
c) ( ) Devemos conquistar a pessoa com presentes e sempre fazer e dizer o que o outro gosta.
d) ( ) Devemos sempre nos preocupar em não magoar a pessoa esperando sempre que ela nos retribua.
17. Depois do encontro com a raposa, o principezinho encontrou o guarda chaves que era responsável por dividir e despachar...
a) ( ) pacotes e presentes b) ( ) crianças e brinquedos c) ( ) pessoas em trens d) ( ) carvão em trens
18. No oitavo dia em que o piloto estava no deserto, o príncipe contou-lhe a história do vendedor. O que esse personagem vendia?
a) ( ) remédios para o reumatismo b) ( ) pílulas que aplacavam a sede c) ( ) xarope para a tosse
d) ( ) comprimidos para a fome
19. Depois de beberem a água do poço, o piloto voltou para o avião a fim de consertá-lo. No dia seguinte retornou e encontrou o principezinho falando com alguém. Quem era?
a) ( ) uma serpente b) ( ) a raposa c) ( ) uma flor do deserto d) ( ) um camelo
20. Quanto tempo o príncipe ficou na terra?
 a) ( ) um dia b) ( ) um mês c) ( ) uma semana d) ( ) um ano
21. Quantos anos se passaram até que o aviador contasse esta maravilhosa história?
a) ( ) dois anos b) ( ) dez anos c) ( ) seis anos d) ( ) quatro anos
22. Como termina a história? (Escrever a resposta em até 2 minutos)
No final da gincana, distribuir brindes para toda a turma, ressaltando que o importante, não é só o ganhar, adquirir, compartilhar e participar com alegria da construção do conhecimento em conjunto com os colegas da turma nos torna seres diferente no planeta.
AULA 14 - Para finalizar iremos assistir ao filme.


AQUI

Mais sugestões de projetos e atividades
Coletânea de atividades
AQUI
AQUI
AQUI
Desenhos para colorir
AQUI
Atividade para educação infantil
AQUI
Conto/Gênero literário
AQUI


AQUI


AQUI


O Expresso Polar

A outra história de pequeno príncipe: Sugestão literária: AQUI





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios