PROJETO
LEITURA
O
PEQUENO PRÍNCIPE
5º ano – Prof.ª Ana Caroline
Recebi da prof./Via email
Grupo prof.Fundamental I/Face
JUSTIFICATIVA:
Um dos maiores clássicos da literatura, o Pequeno Príncipe é uma
literatura adorável para as crianças, mas também uma verdadeira lição de vida.
A obra aborda diversas questões da vida, como amizade, o amor, a tolerância e a
empatia, oportunizando o aprimoramento dos conteúdos procedimentais e de
atitudes, que nos fala ao coração, motivando uma reflexão de nossos valores. O
Projeto se apropria do livro para trabalhar os conceitos acima citados, de
forma lúdica e divertidos.
OBJETIVOS:
Ø Desenvolver
a imaginação criadora;
Ø Desenvolver
habilidades de raciocínio;
Ø Transformar
o aprendizado em ato prazeroso, significativo e útil;
Ø Estimular
a atenção, a concentração e a memória;
Ø Desenvolver
relações espaciais;
Ø Estimular
a expressão e a comunicação;
Ø Incentivar
a prática de virtudes;
Ø Refletir
sobre a prática de pensar, olhar o outro e interagir com o próximo.
Ø Preocupar-se
com a própria produção e valorizar a dos colegas;
Ø Trocar
ideias e experiências;
Ø Reconhecer
e valorizar todas as formas de transmissão de conhecimento;
Ø Valorizar
as palavras e ações ditas para o bem comum.
Ø Aplicar
os conceitos de AMIZADE, CUIDAR, AMOR.
ATIVIDADES:
·
Contação da história;
· Assistir ao filme;
· Produção textual – Escrita e ilustração;
· Murais;
· Pesquisa bibliográfica sobre o escritor e resumo da obra em caderno;
· Atividades em folha;
DESENVOLVIMENTO:
AULA 1 – ABERTURA DO PROJETO
Pesquisa da biografia do autor e resumo da
obra realizada pelos alunos, realizando registro no caderno (Laboratório de
informática).
AULA 2 - CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Iniciar a leitura com os alunos sendo
ouvintes:
-
Realizar a leitura até a página 15;
-
Produção de mural: “Por favor... desenha-me um carneiro!”.
AULA 3 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos
sendo ouvintes:
-
Realizar a leitura até a página 21;
-
Produção de mural: “Era uma vez um pequeno príncipe que habitava um planeta
pouco maior que ele, e que tinha necessidade de um amigo...”.
-
Colar no caderno o texto: Lenda do Baobá e em seguida desenhá-lo.
AULA 5 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos
sendo ouvintes:
-
Realizar a leitura até a página 36;
-
Produção de mural: “Creio que ele se aproveitou de uma migração de pássaros
selvagens para fugir” (fazer dobradura dos pássaros).
AULA 6 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos
sendo ouvintes:
-
Realizar a leitura até a página 45;
-
Fixar na sala o planeta e o habitante correspondente.
AULA 7 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos
sendo ouvintes:
-
Realizar a leitura até a página 52;
-
Fixar na sala o planeta e o habitante correspondente.
AULA 8 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos
sendo ouvintes:
-
Realizar a leitura até a página 58;
-
Fixar na sala o planeta e o habitante correspondente.
- A
partir da seguinte pergunta: “Se você fosse dono de um planeta, como ele seria?”
os alunos criarão seu texto respondendo à pergunta e farão a ilustração dele.
AULA 9– CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos
sendo ouvintes:
-
Realizar a leitura até a página 66;
-
Produção de mural: “Eu me julgava rico por ter uma flor única, e possuo apenas
uma rosa comum.”.
AULA 10 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos
sendo ouvintes:
-
Realizar a leitura até a página 74;
-
Ouvir e cantar a música “Cativar é amar” (Sala Multimídia);
- Questionar a turma:
Um relacionamento significativo é único em
todo o mundo; nenhum outro é igual. Ele cresce a partir das peculiaridades e
diferenças das pessoas envolvidas. As pessoas em um relacionamento, assim como
no livro, cativam uma a outra.
a) Em sua opinião, o que é cativar?
b)Em seu dia a dia você já
vivenciou a experiência de cativar e ser cativado? Comente.
c) Você concorda com a afirmação “quem
encontrou um verdadeiro amigo encontrou um tesouro”? Justifique.
d) Você sabe ser amigo? Como?
e) Que outras mensagens os textos refletidos
sugerem? Objetivo: refletir sobre as relações interpessoais, a vivência das
virtudes e a valorização da amizade e do respeito.
“Cativar quer dizer conquistar e requer
responsabilidade. Responsabilidade por um amor, por um amigo, pelo talento que
possuímos e pelo que conquistamos em nossa carreira profissional e pessoal.
Seja responsável pelas suas conquistas. Valorize-se. Cuide do que você
cativou”.
- Produção de mural: Escrever palavras que
significam cativar e colar dentro dos pássaros feitos anteriormente.
AULA 11 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos
sendo ouvintes:
-
Realizar a leitura até a página 82;
-
Produção de mural: “Mas os olhos são cegos. É preciso ver com o coração...” E o
que podemos ver com o coração?
AULA 12 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos
sendo ouvintes:
- Realizar a leitura até
a página 93;
- Produção de mural:
Tombou devagarinho como tomba uma árvore.
AULA 13 - GINCANA:
- Formar de
2 a 3 grupos para o desenvolvimento da Gincana (no estilo Show do Milhão). –
Ler a 1ª pergunta, as alternativas e em seguida dizer VALENDO. - O grupo que
levantar primeiro a mão tem o direito de responder. Se acertar, ganha 1 ponto;
se errar, perde 1 ponto e passa a vez para o próximo grupo. - Anotar a
pontuação de cada grupo e no final, fazer a somatória. Perguntas para a
gincana:
1. Qual o gênero do livro?
a) ( ) conto b) ( ) fábula c) ( )
música d) ( ) novela
2. Quem é o autor do livro?
a) ( ) Joann Sfar b) ( ) Antoine de
Saint-Exenple c) ( ) Joann de la Patrice d) ( ) Antoine de Saint-Exupéry
3. Qual foi o primeiro desenho do
piloto quando criança?
a) ( ) um chapéu b) ( ) uma rosa c)
( ) um carneiro d) ( ) uma jiboia
4. O que o personagem fazia para
testar a inteligência dos adultos?
a) ( ) fazia várias perguntas b) (
) mostrava o seu primeiro desenho c) ( ) perguntava sobre um determinado
assunto d) ( ) pedia para fazer um carneiro
5. O narrador personagem era
aviador. Caiu no deserto do Saara por causa de uma pane no motor. O que ele
encontrou no dia seguinte?
a) ( ) um camelo b) ( ) um
homenzinho c) ( ) um pintor d) ( ) uma serpente
6. De onde era o principezinho?
a) ( ) do asteroide 325 b) ( ) de
um planeta c)
( ) do asteroide B 612 d) ( ) do
asteroide 613
7. O principezinho se preocupa em
manter seu pequeno planeta livre dos Baobás. O que são os Baobás?
a) ( ) árvores b) ( ) arbustos c) (
) flores
d) ( ) ervas
8. O príncipe tinha medo que o
carneiro comesse uma planta especial que ele tinha em seu planeta. Qual era?
a) ( ) erva-doce b) ( ) flores do
campo
c) ( ) Baobás d) (
) uma rosa
9. O que motivou o principezinho a
fugir de seu planeta?
a) ( ) a vontade de conhecer outros
planetas.
b) ( ) queria ser príncipe de um
planeta maior para ter mais rosas.
c) ( ) desejava encontrar outras
espécies de flor e fazer um belo jardim.
d) ( ) fugir das exigências da rosa
e porque ela era muito presunçosa.
10. Ao partir de seu planeta, o
príncipe passou primeiro pelo asteroide 325. Este asteroide era habitado por um
rei. O que o rei propôs ao principezinho?
a) ( ) que morasse com ele e fosse
seu súdito.
b) ( ) que se tornasse seu ministro
da justiça.
c) ( ) que apenas ficasse ali
sentado bocejando o quanto quisesse.
d) ( ) que limpasse seu planeta dos
ratos.
11. No segundo planeta também havia
apenas um habitante. Quem era?
a) ( ) um velho gordo e mentiroso
b) ( ) um cogumelo c) ( ) um vaidoso d) ( ) um embaixador
12. Chegando ao quarto planeta o principezinho
encontrou um homem de negócios. Ele disse ao principezinho que havia sido
incomodado três vezes. Quais foram os três incômodos?
a) ( ) um pássaro, um besouro e o
príncipe.
b) ( ) um besouro, o reumatismo e o
principezinho. c) ( ) um besouro, umas moscas e o principezinho. d)( ) uma
abelha, a máquina calculadora e o príncipe.
13. No quinto planeta, habitava o
acendedor de lampiões. Qual era o motivo que o levava a acender e apagar o
lampião de minuto a minuto?
a) ( ) seu planeta era muito escuro.
b) ( ) o planeta era tão pequeno que levava um minuto para completar uma volta.
c) ( ) o acendedor gostava do seu ofício. d) ( ) seu planeta era muito frio.
14. Quem foi o personagem que
aconselhou o príncipe a visitar o planeta Terra?
a) ( ) o geógrafo b) ( ) o bêbado
c) ( ) o homem de negócios d) ( ) o rei
15. Em que lugar da Terra o
príncipe passou? Qual foi o primeiro ser com quem falou?
a) ( ) Na África, no deserto de Gobi e se
comunicou com uma minhoca. b) ( ) Na América, numa praia e se comunicou com uma
flor. c) ( ) Na América, num deserto e se comunicou com uma serpente. d) ( ) Na
África, no deserto do Saara e se comunicou com uma serpente.
16. A raposa ensinou ao príncipe o
que é ser amigo. O que deve ser feito para se ter um amigo?
a) ( ) Para se fazer um amigo temos
que criar laços, conhecer bem a pessoa que se quer cativar. b) ( ) Para se ter
um amigo temos que desatar laços antigos com outras pessoas.
c) ( ) Devemos conquistar a pessoa
com presentes e sempre fazer e dizer o que o outro gosta.
d) ( ) Devemos sempre nos preocupar
em não magoar a pessoa esperando sempre que ela nos retribua.
17. Depois do encontro com a
raposa, o principezinho encontrou o guarda chaves que era responsável por
dividir e despachar...
a) ( ) pacotes e presentes b) ( )
crianças e brinquedos c) ( ) pessoas em trens d) ( ) carvão em trens
18. No oitavo dia em que o piloto
estava no deserto, o príncipe contou-lhe a história do vendedor. O que esse
personagem vendia?
a) ( ) remédios para o reumatismo
b) ( ) pílulas que aplacavam a sede c) ( ) xarope para a tosse
d) ( ) comprimidos para a fome
19. Depois de beberem a água do
poço, o piloto voltou para o avião a fim de consertá-lo. No dia seguinte
retornou e encontrou o principezinho falando com alguém. Quem era?
a) ( ) uma serpente b) ( ) a raposa
c) ( ) uma flor do deserto d) ( ) um camelo
20. Quanto tempo o príncipe ficou
na terra?
a) ( ) um dia b) ( ) um mês c) ( ) uma semana
d) ( ) um ano
21. Quantos anos se passaram até
que o aviador contasse esta maravilhosa história?
a) ( ) dois anos b) ( ) dez anos c)
( ) seis anos d) ( ) quatro anos
22. Como termina a história?
(Escrever a resposta em até 2 minutos)
No
final da gincana, distribuir brindes para toda a turma, ressaltando que o
importante, não é só o ganhar, adquirir, compartilhar e participar com alegria
da construção do conhecimento em conjunto com os colegas da turma nos torna
seres diferente no planeta.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.