Depois de trabalhar a vida inteira, seu Juvenal se aposentou. Ele sempre havia morado em cidades grandes. Agora, queria sossego, sem automóveis, sem poluição, sem corre-corre.
A obra Matar sapo dá azar parte dessa crença popular para defender, por meio de uma história ficcional, a importância de não se matar os sapos, uma vez que esses animais são extremamente importantes para o equilíbrio ambiental. A obra ensina ao leitor que esse equilíbrio é mantido pelas relações existentes entre os seres vivos, e que pode ser alterado quando a interferência do homem desorganiza as interações ecológicas existentes. Assim, a obra faz um importante apelo para que o ser humano ajude a preservar a natureza, não interferindo nas relações que nela existem.
Sequência didática: AQUI
Atividades:
A narrativa mostra como a matança de uma espécie pode causar o desequilíbrio de um ecossistema. Além disso, o livro mostra essa temática partindo de uma afirmativa de senso comum: “matar sapo dá azar”.
Atividade do projeto Viviana a rainha do pijama:
Num outro momento, trabalhar com as crianças o conceito de Cadeia alimentar, pesquisar qual seu significado, como funciona, quais as consequências para o meio ambiente quando há a quebra da cadeia alimentar. Nessa atividade podemos ler o livro “Matar sapo dá azar” de Hardy Guedes. Em seguida elaborar uma cadeia alimentar entre os animais do livro.
Viviana: projeto AQUI
Viviana a rainha do pijama no Linguagem 1: AQUI
Viviana a rainha do pijama no Linguagem 2: AQUI
Tem gente que acredita: AQUI Aula sobre crendices: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.