Renata Bueno
Um texto divertido, cheio de rimas e... problemas! Os poemas deste livro vão brincar com a Matemática ao propor charadas, apresentar enigmas e elaborar contas, transformando os problemas em poemas e vice-versa. Um livro rico e recheado de brincadeiras matemáticas...
A história POEMAS PROBLEMAS da autora Renata Bueno, foi apresentada para a turma 41 (manhã) através da sua contação, trazendo um pouco sobre a leveza dos poemas, e ao mesmo tempo, nos desafiando a interpretar os problemas matemáticos que estão por trás de cada poema. A história pretende trabalhar não só com a Poesia, que é um gênero literário caracterizado pela composição em versos, e que manifesta a beleza estética em forma de palavras. Mas também com questões que envolvem o raciocínio lógico matemático, através da proposta de resolução de problemas criativa e diferenciada.
Com isso, após a contação,o desafio lançado a turma, foi tentar resolver os problemas que estavam escondidos entre os poemas. E não é que essa galera resolve problemas como ninguém?
Teve até quem resolveu os cálculos de cabeça, sem precisar transportá-los para o papel!
No aquário que comprei
há 2 peixes vermelhinhos,
um laranja que é o rei,
e mais 9 amarelinhos,
ao todo nadando juntos,
quantos são os peixinhos?
há 2 peixes vermelhinhos,
um laranja que é o rei,
e mais 9 amarelinhos,
ao todo nadando juntos,
quantos são os peixinhos?
Mas a brincadeira não parou por ai, para desafiar ainda mais essa turminha que adora brincar com a matemática, foi proposto para criar, em duplas, um poema problema.
Ao final das criações, os alunos desafiaram uns aos outros, escrevendo no quadro os problemas matemáticos que criaram. E não é que eles capricharam?
1º) A MERENDEIRA
Cris comprou 235 pães para o lanche, e 245 caixas de suco. Os alunos comeram 215 pães e tomaram 235 caixas de suco. Quantos pães e sucos sobraram?
2º) COBRADA
A cobra vai a feira todo dia. Ela leva duas sacolas com 10 laranjas, e vende 10. Com quantas laranjas ela fica?Autores – Lucas e Bianca.
3º) A VAN DO TERECO-TECO
Numa tarde, na van do Tereco Teco, vão 20 pessoas. Ele tem que entregar em quatro casas, duas pessoas em cada. Quantas pessoas ficarão na van?Autores- Fabrício e Gabriel.
4º) OS CACHORROS
Numa rua tem 25 pitbuls que latem à noite, 5 poodle e mais 9 cachorros.Quantos cachorros latem na rua à noite?Autores- Isadora e Alan.
5º) SAMANTA E SEUS GATINHOS
Samanta ganhou 12 gatos no seu aniversário de 5 anos. Ganhou mais 77 gatos no seu aniversário de 8 anos. E ganhou mais 16 no seu aniversário de 13 anos. Quantos gatos Samanta tem?
Autores-Jerusa e Carla
6º) JOSÉ E SEUS CACHORROS
José ganhou 3 cachorros no seu aniversário de 3 anos. No aniversário de 7 anos ele ganhou mais 4 cachorros. Quantos cachorros ele tem?Autora Rayssa.
Depois de você ter visto tantas ideias legais criadas pelos alunos da 41, lhe lançamos um desafio... Seja criativo e faça você também um Poema Problema, para brincar e desafiar seus amigos e familiares. ;)
Juntando e acrescentando quantidades
Utilizando o livro acima
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Sistematizar a noção de que adicionar equivale a: acrescentar, juntar;
- Identificar as situações em que se usa a soma;
- Sistematizar conhecimentos a cerca da adição;
- Desenvolver o raciocínio lógico matemático e a concentração;
- Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
- Produzir texto de forma autônoma;
- Calcular fatos fundamentais utilizando o cálculo mental;
- Resolver situações problemas que envolva adição;
- Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
Livro
SUGESTÃO :
COMO TRABALHAR COM POEMAS
Objetivos
- Valorizar
os conhecimentos prévios do aluno, capacitando-o a expressar idéias,
sentimentos e opiniões.
- Estabelecer
a comparação direta entre dois tipos de texto: o literário (no caso, o
poema) e o informativo, com a impressão causada por eles (cada um deles).
- Levar
o aluno a refletir e entender que a leitura pode ser fonte de informações,
de prazer e de conhecimento.
- Capacitar o aluno a identificar os pontos mais relevantes de um poema.
- Expressar sentimentos, experiências, idéias e opções individuais
Vejam tudo aqui:
SUGESTÃO DE ATIVIDADES: COMO TRABALHAR COM POEMAS
rodrigoeducar.files.wordpress.com/.../sugestc3a3o-de-atividades-como-tr...
Mais ideias com poemas e matemática
Bicharada machucada
O sapo Josué
tem 4 feridas no pé.
O urso Rodrigo
Tem um machucado no umbigo.
o macaco Manuelão
tem 5 cortes em cada mão.
Todo corte, ferida ou machucado
com bandeide precisa ser tratado.
pra desses doentes cuidar, de quantos curativos vamos precisa?
pra desses doentes cuidar, de quantos curativos vamos precisa?
O aluno recebe o poema com os personagens e pequenos curativos ( feio com canetinha vermelha e sulfite). O aluno pode ler o problema e organizar os curativos em cada personagem no lugar em que ele machucou. O professor pode fazer a leitura para o aluno que não lê.
Vejam mais AQUI
Link para essa postagem
Adorei as sugestões de matemática! Parabéns pelo blog!
ResponderExcluirObrigada Tatiane, volte sempre.
Excluirmuito bacana...parabéns!
ResponderExcluirObrigada.Volte sempre
Excluir