BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, julho 31, 2023

O galo gago>Rimas>PNLD literário> O galo valentão>Respeito>Convivência>31/07/2023

 


Antonio Carlos Secchin/Clara Gavilan

O livro parte do verso “um galo sozinho não tece uma manhã” para contar a divertida história da Noite, que deseja ir embora, mas só depois que o galo cocoricar. O problema é que o galo é gago, e acaba impedindo o Dia de raiar. Os bichos se assustam e, juntos, pensam numa solução criativa para a questão.


Antonio Carlos Secchin estreia na literatura para crianças com um poema cheio de significados. Em O galo gago, o autor apresenta uma visão curiosa sobre o fluxo do tempo e como é essencial que depois do dia venha a noite e, seguida a ela, venha novamente o dia. Se não fosse mais assim? Se Sol e Lua não percebessem a hora de chegar e a hora de ir? E, o mais importante, se apenas o galo fosse responsável por avisar Sol e Lua e não pudesse cumprir sua tarefa direito?

Temas:
Relacionamento pessoal e desenvolvimento dos sentimentos das crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rurais); Animais da fauna local, nacional e mundial.

Em um compasso bem ritmado, Secchin conta a história de um galo que não consegue cantar e, por isso, bagunça a vida do Dia, da Noite e dos outros animais. Mas, em vez de ser rechaçado pelos outros bichos, o galo recebe ajuda de seus amigos. Todos estão empenhados em fazer o Dia e a Noite acontecerem para que a vida possa seguir normalmente.
Há múltiplas possibilidades de leitura em O galo gago, a começar pelas rimas, por si só um convite à diversão dos leitores. 
Com humor, Secchin propõe uma solução para o problema do galo a partir da empatia e do senso de comunidade.
 “E pra que assustar o galo?/ Vamos chamá-lo mais tarde./ Quem sabe com nosso aplauso/ ele vira um cantor de verdade”, diz o bicho da goiaba. 
Num certo momento, todos os bichos emprestam seu canto para o galo. E pensando juntos, expondo argumentos e ideias, conseguem tirar o coitadinho da sua tristeza e ainda trazer o Dia de volta. 
Que mal há em o papagaio, que imita todas as vozes, imitar também o canto do galo? 
“Nada de periquito/ para cantar ao Sol!/ Bastava o papagaio/ soltar um cocoricó bemol”, sugere a tartaruga.
A festa dos bichos fica mais animada com as cores de Clara Gavilan. 
Os traços leves da ilustradora conferem ao livro uma atmosfera de inocência, quase naïf. 
Todos os personagens são bastante expressivos, o que favorece a identificação da criança com o texto. 
Secchin brinda a todos nós com sua habilidade para a palavra escrita. Crianças, pais, professores e mediadores de leitura têm em O galo gago um livro completo, que envolve os leitores do início ao fim e deixa um gostinho de querer mais poesia. Fonte

Animação baseada no poema "Tecendo a Manhã" de João Cabral de Melo Neto. Animação e Pós-produção: Rodrigo Alineri. Música e sonorização: Darci Vieira da Silva .AQUI

Vídeo tutorial: AQUI
Manual do professor/PDF: AQUI
Ouvindo: AQUI        Leitura: AQUI  

Sobre respeito necessário para cultivar uma boa relação com os outros
Outro galo nada engraçado: O galo valentão

História contada indicada para falar sobre o Bullying, agressões escolares e valentia demasiada: O Galo Valentão se achava todo soberano e não deixava ninguém em paz, (como algumas crianças maiores fazem com os pequenos na rua ou na escola). O pintinho, a galinha, o galinho e até a dona pata ele incomodava sempre que podia.
Mas, numa festa no galinheiro o Galo Valentão acaba se machucando e quem o ajuda é exatamente quem mais sofria com a sua valentia.
As vezes, os valentões parecem ser garotos malvados, mas no fundo eles apenas sofrem de um pouco de solidão e precisam de amigos de verdade e atenção familiar.

Ouvindo: AQUI
Cantando: O galo valentão: AQUI O pintinho valentão: AQUI

Um em cada três alunos em todo o mundo já foi vítima de bullying, segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Esse tipo de violência traz impactos à saúde mental e emocional de quem a sofre, afetando desempenho escolar, relações pessoais e qualidade de vida como um todo. Entre outras formas de trabalhar o tema com crianças, para prevenir que pratiquem bullying e que sofram em silêncio quando forem o alvo dele, está a literatura.

“O universo da leitura e suas histórias fictícias constroem narrativas fáceis de serem visualizadas pelas crianças e associadas à realidade. Tudo isso proporciona identificação de sentimentos e experiências vividas pela criança”, diz Pedro Gigante, cofundador e CEO do SuperAutor, projeto pedagógico que transforma crianças em autores de livros infantis. Vejam dicas: AQUI

No Linguagem:
O galo e a raposa: AQUI
Lua: AQUI
Sol: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios